LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

Você está por dentro dos novos domínios inusitados da internet?

Não tem jeito, é a força do hábito. Quando digitamos o endereço de algum site na internet, o impulso nos faz incluir o famoso “.com.br” no final sem nem pensar muito no assunto. E não é à toa. Segundo o Registro.br, existem mais de 3 milhões de domínios registrados com essa terminação. No entanto, há mais siglas espalhadas por aí e algumas delas bem inusitadas. 

Recentemente, novas opções chegaram para reforçar esse time. O ICANN (Corporação de Atribuição de Nomes e Números da Internet) vem liberando, desde outubro, o registro de novas extensões. A lista, que originalmente contava com apenas 22 possibilidades, hoje tem mais de 100.

Alguns termos, inclusive bem curiosos, já estão disponíveis, como “.tatoo”, “.pink”, “.photo”, “.marketing”, “.ninja”, “.guitars”, “.bar”, “.xyz”, “.bike” e .”sexy”. A ideia é aumentar esta listagem, nos próximos anos, para mais de 1300 nomes.

Entre os termos novos, também tem palavras em outras línguas, como árabe, chinês e russo (antes os domínios só utilizavam caracteres latinos). 

.suaempresa

O órgão regulador da internet começou a liberar também registros com extensões personalizadas para empresas. Algumas marcas brasileiras, inclusive, já tiveram seus pedidos aprovados. É o caso de “.natura”, “.uol”, “.globo” e “.itau”.  

A Amazon também queria registrar o seu endereço, mas não teve sucesso. O conselho do ICANN se manifestou contra a solicitação, já que a expressão “.amazon” representa uma área geográfica, a Amazônia. 

Mas essa brincadeira não é barata. O valor inicial da inscrição para entrar com um pedido de domínio próprio foi de 185 mil dólares. 

Levou um susto? Não desanime. Você ainda pode desfrutar da novidade registrando seu site com algumas das novas extensões liberadas para o público geral, como “.guru” e “.club”.

Elas estão disponíveis para venda em provedores internacionais. Mas é possível fazer o registro do seu domínio lá fora e depois migrar para uma hospedagem aqui no Brasil. O serviço do UOL Host, por exemplo, permite essa manobra.

Mas você não precisa ir tão longe para encontrar extensões diferentes. O UOL Host oferece uma variedade de opções na hora de escolher um domínio. Alguns exemplos são: “.tv.br”, “.art.br”, “.psi.br”, “.radio.br”, “.taxi.br” e .”wiki.br”. 

Como escolher o seu

Tanto na escolha da extensão, como na do domínio completo (ou seja,o www.nomedosite.com.br) é preciso cuidado e planejamento. 

O endereço tem um importante papel em ajudar os usuários a encontrarem o site com mais facilidade e melhorar sua posição nas ferramentas de busca. Relembre algumas dicas para fazer a escolha certa nesse momento.

Tenha em mente, também, que pode ser interessante utilizar uma extensão diferente para destacar dos demais, mas o “.com.br” já faz parte da cultura do internauta. Por mais divertida e esperta que seja, uma terminação incomum pode causar estranheza e até afetar a credibilidade do seu site. É preciso avaliar e ponderar essa decisão com calma.

 

E aí, o que você achou dos novos domínios inusitados da internet? Você compraria um deles?