LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

3 fórmulas comprovadas para aumentar seu lucro

Não adianta querer reinventar a roda. A receita para aumentar a lucratividade passa por dois ingredientes básicos: aumentar as entradas e diminuir as saídas. Simples assim. Mas, dentro dessas duas premissas, tudo pode ser testado.

E a boa notícia é que muita coisa já foi. Ou seja, em vez de bater cabeça procurando soluções, você pode recorrer a fórmulas que comprovadamente funcionam. 

Quer conhecer algumas delas? Vamos lá:

1 - Aumente os preços

A lógica é simples. Digamos que você tenha um produto “A” que vende muito bem na loja e custa 10 reais. Deste valor, 7 reais é o custo de venda (incluindo produção ou compra do item, estoque, entrega, impostos etc.). Então seu lucro (o que sobra quando todos os encargos são tirados) é de 3 reais.

Preço: 10 reais

Custo de venda: 7 reais

Lucro: 3 reais

Se você subir o preço do produto para 12 reais, por exemplo, seu lucro cresce 66%:

Preço: 12 reais

Custo de venda: 7 reais

Lucro: 5 reais

O que você deve observar: 

- Esta conta está hipersimplificada, então pode ser que seu custo de venda aumente, caso você passe a vender mais produtos, seja por conta de estoques, impostos ou por precisar contratar mais alguém na linha de produção. Faça as contas antes de arriscar.

- Existe a possibilidade de seus clientes decidirem não comprar mais seu produto, por isso é recomendável que você teste a mudança antes de virar a chave para valer (ou volte atrás se a nova estratégia não estiver funcionando). Ter uma base fiel de clientes ajuda nesse momento.

- É importante levar em consideração os preços praticados pela concorrência. Se você subir o preço, sua loja ainda será competitiva?

2 - Diminua os custos

Você tem um profissional dedicado a atender os clientes e uma linha telefônica dedicada a esse fim? Será que isso é realmente necessário? Quantas ligações por dia são recebidas? Quantas se convertem em vendas? E quantas poderiam ter sido resolvidas por um FAQ no site ou e-mail?  

Ao levantar e analisar estas informações, você poderá concluir quanto você gasta com esse sistema e qual o peso desse custo no preço dos seus produtos. Busque identificar processos que possam ser feitos de maneira mais eficaz e econômica para reduzir a coluna das despesas e elevar seu lucro.

Vamos a um exemplo prático. Suponhamos que seu atendimento telefônico tenha o custo de 1 real por produto:

Preço: 10 reais

Custo de venda: 7 reais (incluindo 1 real referente ao atendimento)

Lucro: 3 reais

Se você cortar o custo de 1 real, seu lucro cresce 33%:

Preço: 10 reais

Custo de venda: 6 reais

Lucro: 4 reais 

A mesma lógica pode ser aplicada a outros custos fixos e variáveis que encarecem seu produto final.

O que você deve observar:

- Faça a transição devagar. Mudanças bruscas podem impactar negativamente sua imagem perante o cliente.

- Tenha uma alternativa viável ao serviço que será cortado ou substituído. Por exemplo: se decidir desativar o atendimento telefônico, saiba que seu atendimento via e-mail precisa ser extremamente ágil e eficiente. 

- Mantenha um plano de contingência, caso a estratégia tenha impacto negativo nas vendas. No caso do atendimento, vale manter uma linha telefônica – mesmo que não exclusiva – para quando o cliente precisar resolver algum problema urgente.

3 - Pense no longo prazo

Quantas vezes você já se viu em situações em que pensa: “era melhor não ter mais este cliente”. Em geral, isso acontece em um momento de reclamação ou problema. Pois pense duas vezes antes de se desfazer dele.

Digamos que ele comprou roupas, mas, ao prová-las em casa descobriu que algumas não serviram bem. A sua dor de cabeça de ter de fazer a retirada e a troca das peças é tão grande quanto a dele, que não pode usar uma roupa pela qual já pagou. 

Mas o que poucos lojistas se dão conta é que, se você resolve o problema de modo realmente especial (não basta resolver, tem de surpreender!), ele não só vai virar um comprador cativo como vai recomendar sua loja a todos os amigos.

Ou seja, manter clientes fiéis multiplica seus lucros com muito menos esforço – e menos gastos – que ir atrás de novos.

 

Fórmulas anotadas? Então comece a colocá-las em prática já e aumente seu lucro!