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Como diversificar os canais e vender mais

Quem nunca ouviu o “carro da cândida” ou o das famosas “pamonhas de Piracicaba” passando na porta de casa, levando praticidade e comodidade à freguesa?

Pois é, quando a internet ainda não estava entre nós, os lojistas que queriam aumentar suas vendas tinham que caprichar na criatividade, apostando em estratégias bem “físicas”, como panfletagem, anúncios em jornais, carros de som, vendas porta a porta e por aí vai. 

No mundo virtual, é bem mais simples – e barato – diversificar os canais. De mecanismos de comparação de preços a programas de afiliados, explorar novas portas de entrada de clientes pode ser uma alternativa interessante para movimentar sua loja.

Quer saber como? Vamos a alguns exemplos:

1. Apareça nas comparações

Foi-se o tempo em que se o cliente não pesquisava antes de comprar. Com a praticidade de encontrar a opção mais barata em poucos cliques, todo mundo passa por um comparador de preços, como o Shopping UOL, antes de tomar a decisão.

Com um investimento relativamente baixo (a partir de 100 reais), você pode experimentar cadastrar suas ofertas e ver o quanto a estratégia traz de retorno. A vantagem é que o cliente que chega ao seu e-commerce por esse canal já sabe exatamente o que quer. Aí é só empregar boas táticas de conversão e correr para o abraço. 

2. Crie seu programa de afiliados

A lógica é simples: você usa uma rede de terceiros para indicar produtos da sua loja. Por exemplo, se você tem um e-commerce de cosméticos, pode ter blogueiras que escrevem sobre maquiagem como afiliadas. Cada vez que alguém chega até a sua loja por recomendação de uma delas e faz uma compra, você paga uma comissão pela indicação.  

Se você tiver dezenas ou centenas de parceiros neste modelo, pode ter um fluxo interessante de clientes chegando até sua loja sem fazer muito esforço. É claro que criar uma rede ampla e confiável de afiliados leva tempo, mas comece a fazer essa lição de casa agora e você poderá colherá ótimos resultados no futuro.

3. Tenha revendedores nas redes sociais

Se você já tem uma rede de afiliados indicando seus produtos, por que não colocá-los para vender diretamente para o cliente? Você pode simplesmente recrutar pessoas para promover links para seus produtos entre os amigos ou pode ir ainda mais longe e se inspirar em marcas como Avon e Magazine Luiza, que permitem que os clientes criem suas próprias lojas e vendas diretamente aos seus contatos, usando aplicativos especiais para o Facebook e outras redes.

De novo, você terá que pesquisar um pouco para encontrar uma tecnologia que funcione para a sua loja e construir uma boa rede de revendedores. Mas, feito isso, você terá uma nova fonte de receita para o seu negócio.

 

Tem outras dicas para diversificar os canais no e-commerce? Compartilhe aqui com a gente!