LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

Como criar um público-teste para sua loja

Os números do e-commerce são animadores no Brasil e no mundo, portanto, não é de admirar que até quem não tem tanta experiência no ramo queira se aventurar no mercado. Mas como transformar uma ideia em um negócio promissor sem se apressar demais e correr riscos?

Uma maneira interessante é formar um público-teste para o negócio e utilizá-lo para validar suas propostas – desde o mix de produtos até as estratégias de marketing.

Depois que tudo estiver funcionando direitinho, esse público tem tudo para se tornar o primeiro grupo de compradores – e, potencialmente, divulgadores − da sua loja. Ficou animado? Então confira alguns passos simples para criar essa audiência “companheira” e fiel:

1) Encontre pessoas que se encaixem no perfil

Visite fóruns online, comunidades em redes sociais e blogs e construa relações com as pessoas certas – as que se encaixam como consumidoras do que você quer vender e as que são mais influentes. 

Não pense que vai ser tão simples quanto fazer uma pesquisa no Google. Dificilmente você encontrará uma comunidade de pessoas que se declarem “adoradoras de meias soquete”, por exemplo.

Mas se você fizer as conexões certas, encontrará o caminho. É provável que grupos de praticantes de esportes, por exemplo, se interessem por seu produto.

Atenção à sua postura: é muito importante que você seja sincero sobre o tipo de ajuda de que precisa para criar algo que sirva para aquele grupo de pessoas e não tente vender nada nesse momento.

2) Pergunte a elas do que gostam 

Descubra – tente fazer isso de modo sistematizado, com uma pesquisa do SurveyMonkey, por exemplo – o que exatamente elas gostariam de comprar e como . Isso poderá ajudá-lo a definir seu mix de produtos e a experiência de usuário ideal. 

Pergunte todos os detalhes que possam indicar para você os desejos e as motivações de compra, além daquilo que as faz desistir de uma transação. 

3) Peça para experimentarem uma versão de teste do seu site

Lance uma versão de testes do site e peça para seu grupo experimentar e lhe dizer o que está bom e o que não está. É muito importante que, neste ponto, fique claro que você realmente deseja ouvir todas as críticas, incluindo as que se referem ao preço e ao visual do site, porque algumas pessoas podem se sentir intimidadas na hora de falar o que pensam. Se você tiver a possibilidade de acompanhar o primeiro acesso de algumas pessoas, isso lhe será bastante útil também.

O ideal é que elas (desde que realmente se sintam à vontade) completem todo o processo –escolher o produto, comprá-lo e, por que não, recebê-lo em casa. Assim você saberá, também, como chegam as embalagens e se o produto preenche as expectativas geradas pelas fotos e descrições.

4) Ofereça-lhes condições especiais 

Supondo que tudo deu certo e sua loja agora está funcionando, lembre-se daqueles que o ajudaram e saiba (e também deixe saber) que eles serão sempre especiais: ofereça-lhes descontos e promoções diferenciados e apresente as novidades, antecipadamente, ao grupo. 

Pode ser que isso represente uma margem menor no seu lucro, inicialmente, mas esta é uma aposta que certamente valerá a pena depois de alguns meses, já que esse seleto time poderá se tornar a linha de frente de divulgação da sua loja.

5) Incentive-os a falar de você

Se você der aos seus “testadores” bons motivos para falar bem de você – bons produtos, preço justo, entrega pontual e atendimento eficaz contam pontos – já é um ótimo começo. Melhor, ainda, se você criar um sistema que os beneficie de alguma forma sempre que trouxerem novos consumidores ou compartilharem a boa experiência com amigos, como descontos exclusivos e pontos que podem ser trocados por produtos. 

 

Gostou da ideia? Então crie seu público-teste e conte aqui como foi sua experiência.