LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

Oferta do dia: use esta estratégia e alavanque suas vendas

Promoções são ótimas para chamar a atenção para sua loja e impulsionar suas vendas, além de também servirem para reduzir o estoque e fidelizar clientes.

Já falamos muito por aqui sobre como fazer promoções eficazes na sua loja e, como você certamente se lembra, uma delas é a oferta relâmpago, também conhecida como oferta do dia. É uma maneira de atrair clientes para sua loja em um dia específico e alavancar as vendas.

Você não pode, no entanto, partir para essa estratégia sem algumas dicas básicas que vão maximizar os efeitos da sua oferta do dia. Uma oferta relâmpago bem-feita tem potencial para tornar sua loja conhecida, mas uma ação feita de qualquer jeito pode ser um golpe duro na sua reputação.

Por isso, preste atenção em cinco princípios fundamentais para fazer sua oferta do dia brilhar, aumentando suas vendas e gerando propaganda positiva para sua loja online.

1. Faça uma oferta vantajosa

Não adianta achar que seu cliente é bobo e oferecer um escovão com 2% de desconto. Para sua estratégia ser eficaz, você precisa oferecer algo realmente vantajoso, imperdível.

Não seja pão-duro. Pense no máximo de desconto que pode oferecer. Reduza sua margem. O quê? Não acredita que sugerimos isso? Pois é exatamente isso.  Reduza sua margem significativamente. E não se desespere, é só por um dia.

Lembre-se que o objetivo principal de uma oferta do dia não é aumentar sua receita. É impulsionar as vendas e tornar sua loja mais conhecida, atraindo clientes. A consequência disso, cara-pálida, será mais receita e mais lucro.

Não vale tentar ser mais esperto que o cliente, isso nunca dá certo. Lembre-se, uma pessoa que chegou à sua loja virtual porque você ofereceu um desconto quase indecente num novo modelo de TV pode aproveitar a economia feita para comprar também alguns DVDs para ver no brinquedo novo.

2. Escolha um produto atrativo

Repetindo o exemplo lá de cima, um novo modelo de TV é uma boa escolha de produto para sua oferta do dia. Um abridor de latas, nem tanto.

Lembre-se, sua oferta precisa chamar a atenção, atrair clientes para sua loja, torná-la conhecida, fidelizar clientes. Em suma, abrir a trilha para o sucesso do seu negócio e mantê-la aberta e desobstruída.

Você, que é dono de uma loja virtual, também já foi e certamente será cliente. Pense: qual produto é mais adequado para ser a oferta do dia? Um best-seller ou o mais recente dicionário de anatomia de uma universidade escandinava? 

O produto alvo da oferta é essencial. Saiba escolhê-lo para atrair clientes e elevar suas vendas.

3. Leve o termo “do dia” a sério

Parece loucura, mas uma oferta “do dia” só pode ser válida para, adivinhe só, “o dia”. Este é o princípio fundamental, que deve ser levado a ferro e a fogo.

A grande sacada de uma oferta relâmpago é que ela é válida somente por 24 horas. Isso cria no cliente um senso de urgência. Ele precisa, de qualquer forma, comprar aquele produto hoje, porque se deixar para amanhã, bye bye desconto sensacional.

Se você violar este mandamento sagrado das ofertas do dia, vai perder toda a credibilidade com o consumidor. É a mesma coisa, ou até pior, do que se tudo o que está na sua geladeira virasse queijo.

Brincadeiras à parte, respeitar o termo “do dia” é crucial. Além da sua reputação, o que está em jogo aqui é a estratégia para atrair mais clientes. Se o consumidor sabe que suas ofertas do dia são sensacionais e duram apenas 24 horas, que motivos ele teria para não visitar seu site diariamente?

4. Divulgue

Propaganda é a alma do negócio, e nós sabemos que você não quer criar a oferta do dia mais sensacional e espetacular feita no universo, nos últimos milênios, só para mostrar para sua mãe e seus amigos.

Divulgar a oferta é fundamental. Espalhe a notícia no seu e-mail marketing . Coloque a oferta do dia em destaque na página principal do seu site. Faça barulho, meu caro, as pessoas precisam saber da pechincha que você está oferecendo.

Mas, mais do que isso, esteja preparado para responder rapidamente a quaisquer dúvidas que seus clientes possam ter a respeito da sua oferta do dia. Afinal, vale lembrar que a validade dela é de apenas de 24 horas. Não adianta responder no dia seguinte, quando o desconto não estará mais lá. 

Atraso no atendimento sobre ofertas do dia transforma cliente feliz em potencial em pessoa insatisfeita que provavelmente ficará com bronca da sua loja.

5. Use as redes sociais

Poucas ferramentas de divulgação têm retorno tão imediato quanto as redes sociais. Basta a moça anunciar que rompeu um relacionamento e está solteira, que vários antigos conhecidos começam a retomar contato. Piadas à parte, coloque esse dinamismo a seu favor. Divulgue sua oferta do dia em redes sociais como Facebook e Twitter. Coloque o link direto para a oferta do dia. 

Além de atrair mais clientes e mais vendas para sua loja, você pode se beneficiar de compartilhamentos e retuítes que transformarão internautas em seus publicitários. 

Tudo anotado? Mãos à obra, então, e sucesso na criação da mais espetacular oferta do dia dos últimos tempos.