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As melhores dicas do YouPix 2014 para o seu e-commerce

A internet se tornou um mundo a parte do real. A chamada websfera tem transformado o dia a dia, a comunicação e os negócios. Hoje se fala até em celebridade virtual, que são aquelas pessoas que ganham legiões de fãs no espaço online. Para discutir as tendências e tudo que tem acontecido nesse meio, entre os dias 17 e 19 de julho, aconteceu o YouPix 2014.

Realizado em São Paulo, na Bienal, o evento recebeu cerca de 200 palestrantes que debateram sobre os temas mais diversos. Desde empreendedorismo e marco civil até o recente encontro marcado por jovens em shoppings, os rolezinhos.

Como o evento trata sobre o universo online, quem trabalha nesse ambiente deve ficar de olho nos principais assuntos abordados e aproveitar as dicas de quem entende desse meio para aplicar em sua loja virtual. Entre alguns dos palestrantes estavam Edney Souza (o Interney), Marco Gomes, da boo-box, e Rosana Hermann, do blog Querido Leitor.

Separamos as melhores dicas do evento para você aplicá-las em seu negócio, agora mesmo:

Vendendo sua ideia
Como citamos acima, o Marcos Gomes, criador da rede de publicidade online boo-box, participou do encontro YouPix 2014 para falar sobre sua trajetória e da importância de saber vender sua ideia para atrair investidores.

Para ele, a melhor forma de se conquistar seus parceiros é enxergando, no segmento que você decidiu atuar, um problema e apresentando uma solução. Depois você precisa conhecer o tamanho do seu segmento e quais são suas metas a longo prazo.

Para ele, quem busca investidores deve participar de eventos para fazer networking e conhecer pessoas interessadas no mesmo assunto que você.

Marco Gomes ainda aconselha quem está começando a não se meter em dívidas, e não desanimar caso a primeira ideia não de certo.

Internet e o dinheiro

Para falar sobre o assunto, o evento YouPix 2014 recebeu o Edney Souza, mais conhecido pelo seu apelido Interney. Ele foi uma das pessoas que conseguiram grande destaque na websfera com o “boom” dos blogs.

Entre suas dicas, Edney disse que nos dias atuais não se ganha mais dinheiro com blog, mas com conteúdo. Isso porque, hoje, contamos com diferentes plataformas de comunicação nas quais o conteúdo pode ser disseminado.

Outro ponto levantado foi a questão do “Pagamento por clique”, para ele, boa parte da publicidade se concentra mais em métrica e esquece de focar nos resultados. Isso quer dizer que apenas levar anúncios e publicidade aos usuários não vai fazer sua empresa faturar mais. Suas campanhas precisam ser capazes de gerar vendas e não apenas atrair olhares (ou cliques).

Ainda em seu bate-papo, o Interney falou sobre e-commerce. Disse que quem está pensando em investir no mundo online precisa conhecer sobre logística, além de oferecer diferenciais dos seus concorrentes, como bom preço, boa qualidade e um atendimento de dar inveja.

Como criar conteúdo atraente

Além de atrair fãs para sua marca, o conteúdo é essencial para ajudar em suas estratégias de SEO. Para tudo isso dar certo, você precisa conquistar seus leitores. Para falar sobre o assunto, o evento recebeu Rosana Hermann, do blog Querido leitor.

O primeiro passo para produzir textos interessantes, segundo Rosana, é escolher exatamente sobre o que você quer falar, para ela assuntos genéricos não funcionam na fidelização de clientes. Depois você precisa entender e usar uma linguagem adequada para o seu público.

Outro conselho da blogueira é não se limitar a apenas uma rede social, pois cada uma possuí características e usuários diferentes, usar só um canal para divulgar seu conteúdo é limitar o seu alcance. Por isso, em sua próxima ação tente explorar mais plataformas e descobrir quais delas funcionam melhor para determinado assunto.

Adotar uma causa é outra forma de ganhar admiradores, Rosana disse que ter um conteúdo bacana não é suficiente para garantir fãs, você precisa ter um motivo, assim as pessoas vão se identificar com a sua marca.

Por último, se você quer agradar os seus consumidores, procure formatos que estão presentes na nossa cultura, como o bate-papo de esquina descontraído ou ainda uma linguagem mais emocionante e envolvente como as novelas.

Comportamento digital

Em um dos palcos do YouPix foi apresentado dados do estudo do Conecta e do Ibope. O resultado ajudou a entender quem é e como se comporta o jovem digital. Para chegar nas conclusões, foram  entrevistado 1553 pessoas entre 15 e 32 anos.

Alguns dos dados mostram que o jovem está sempre conectado, sendo que 96% usam a internet todos os dias. Dessa fatia, 87% navegam pelo WhatsApp e 89% utilizam o Facebook.

Os principais interesses desse público são: para 83% seguir artistas, 80% seguir marcas e 80% acompanhar páginas diversas.

O relatório mostrou que o público, em geral, não acredita que o e-commerce é forte no Facebook. No entanto, 47% acham que os consumidores se tornam mais próximos das marcas pelas redes sociais quando elas solicitam feedback sobre produtos e serviços.

Para assistir vídeos sobre as palestras e saber mais sobre esses e outros assuntos abordados no evento, acesse o site oficial