LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

Histórias inspiradoras que provam que obstáculos fazem parte do sucesso

Você sabia que  quando Walt Disney apresentou, pela primeira vez, seu personagem mais simbólico, o Mickey Mouse, muita gente riu da cara dele? Pois é, algumas pessoas lhe disseram que um rato jamais faria sucesso.

Sem desistir, e acreditando na sua ideia e potencial, ele afinou seus traços, foi deixando o ratinho com uma cara mais amigável, puxou dali, esticou daqui. E, bem, o resto da história você já conhece: o Mickey Mouse é o rato mais famoso do mundo!

Falhar na primeira, na segunda e até na terceira vez não é sinônimo de incapacidade e insucesso. É uma oportunidades para se aprimorar e aprender novas maneiras de alcançar o topo.

Você está passando por um momento assim e acha que seu negócio nunca vai decolar? Leia as histórias abaixo antes de desistir:

A simplicidade

O designer inglês Peter Skillman reuniu diferentes grupos de pessoas: engenheiros, advogados, formados em MBAs e crianças. O objetivo era testar a ousadia de cada público.

Para cada grupo, ele deu 20 peças de macarrão, um metro de fita, um marshmallow e um pedaço de corda. Em apenas 18 minutos, eles deveriam construir uma estrutura sólida para apoiar o marshmallow.

Para a surpresa de todos, os MBAs foram os que se saíram pior, pois o tempo deles foi gasto apenas em traçar estratégias.

E o melhor desempenho foi das crianças. Elas conseguiram construir uma estrutura mais alta que a dos engenheiros.

Skillman acredita que o resultado se deve ao fato das crianças não terem medo de errar. Além disso, elas não perdem tempo com suposições.

Quando nos tornamos adultos, temos uma propensão a buscar as alternativas mais complexas. Mas a simplicidade continua sendo a melhor opção.

Traga isso para o seu dia a dia. A resposta para seu negócio decolar pode ser muito mais simples do que todas as planilhas, anotações e desenhos que você anda fazendo.

A persistência

Você se lembra da febre que foi o filme Titanic? Até hoje, é difícil encontrar alguém que não tenha assistido ao longa e não se lembre da clássica cena da proa do navio ou da trágica morte do Jack (se você está entre a minoria que não viu, desculpe, acabamos de contar o final do filme).

Mas a verdade é que nem sempre tudo foram flores para o diretor do filme, James Cameron. A produção acabou estourando o orçamento, chegando a 200 milhões de dólares, o que deixou os executivos da produtora loucos e por muito pouco eles não interromperam as gravações.

Além disso, o lançamento sofreu grande atraso e o que era para ser um sucesso de verão nos Estados Unidos, foi ao ar apenas em novembro, quando já é inverno no país. A imprensa chegou a fazer piada com o filme e o diretor.

Mas, quando a história finalmente foi parar nas telonas, foi sucesso de bilheteria, público e crítica, levando 11 estatuetas na premiação mais importante do cinema, o Oscar.

A lição que fica é: não é possível saber se o seu produto (ou loja) será realmente um sucesso até ele ser de fato lançado. Não dê ouvido para as críticas maliciosas, e siga em frente, e firme com seu projeto.

E fica aqui uma reflexão extra. O longa de estreia de Cameron – “Piranhas 2 – Assassinas Voadoras” – é considerado por muitos um dos piores filmes já feitos no gênero de terror, sem contar o fracasso na bilheteria. Ou seja, fracassar no começo é comum, o importante é tirar o aprendizado da situação e não desistir.

A coragem

Como já dissemos, muitas das pessoas que hoje são sucesso mundial, já passaram por tempos ruins. Elvis Presley é mais uma exemplo. Em sua primeira apresentação, ele ouviu da plateia que era melhor ele voltar a dirigir caminhões - sua profissão anterior.

Já Albert Einstein só começou a ler aos 7 anos e falar aos 4 anos. Seus pais e professores achavam que ele tinha alguma limitação mental. Chegou a ser recusado pela Escola Politécnica de Zurique.

Richard Branson, o bilionário fundador da Virgin, criou nada menos que 400 empresas – muitas delas fracassos absolutos. E Thomas Edison criou nada menos que 10 mil protótipos que não funcionaram antes de ter sucesso na criação da lâmpada elétrica.

E a lição aqui é: não tenha medo de tentar. O pior que pode acontecer é dar errado. Aí é só levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima!

 

Ficou animado? Então arregace as mangas e coloque sua ideias em prática, sem medo de errar!