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Série Promoções: Pós-promoção - o que fazer no dia seguinte ao término da ação

A série Promoções vai ensiná-lo a fazer uma promoção de sucesso em sua loja virtual. Nos textos, você encontrará o passo a passo para planejar, executar e divulgar a ação. Esta é a quinta parte de um total de 5. Não esqueça de ler, também, os outros quatro textos da série:

Série Promoções (Parte 1): Passo a passo para criar uma promoção de sucesso

Série Promoções (Parte 2): 6 passos para planejar uma promoção de sucesso

Série Promoções (Parte 3): 6 tipos de promoção para aplicar em sua loja virtual 

Série Promoções (Parte 4): Conheça os melhores métodos para divulgar sua promoção

Já diria um comentarista esportivo “o jogo só termina, quando acaba”. E com a promoção, a lógica é a mesma. A ação não se encerra junto com o prazo de validade dela. Depois de feitas as vendas, ainda há um pequeno, porém importante, percurso a correr. 

É hora de avaliar o desempenho da ação, se preparar para atender possíveis trocas e manter contato com esses novos clientes. Sem esse cuidado no pós-promoção, todo esforço será em vão. Por isso, essa etapa é tão importante quanto a primeira e requer atenção como todas as outras.

Já ouviu aquela expressão “fechado para balanço”? Muitas vezes, ela é empregada de maneira simbólica e até irônica, mas a sua origem é da natureza dos negócios. Muitas empresas fecham literalmente as portas no final do ano para contabilizar suas finanças, reorganizar seu estoque e colocar tudo em ordem para o novo ano.

Não que você tenha que fazer isso ao final de cada promoção. Mas a ideia é que você entre nesse “clima” de fechado para balanço e dedique, pelo menos, um dia integralmente à análise de resultados e planejamento dos próximos passos pós-liquidação.

Saiba quais são os principais pontos que você deve se concentrar nesse momento:

Levantamento de vendas

O primeiro passo para saber se a promoção atingiu o resultado esperado é contabilizar as vendas do período. Faça as contas do faturamento daquele intervalo específico de tempo. Mesmo que seja de costume, fazer um fechamento mensal, por exemplo, você deve fazer um balanço extra, somente com dados do período.

Com os números em mãos, faça a comparação com os meses anteriores e veja se houve mudanças significativas no faturamento, tíquete médio de vendas e número de pedidos. O aumento em qualquer desses números, comparando com a média, é um indicativo de sucesso.

Claro que esse é o modo “mais grosseiro” de avaliar bom desempenho. Para uma análise mais detalhada, cruze as informações, faça análise e comparação de cada dado, separadamente, e também com promoções passadas (se for o caso). Continue, ainda, acompanhando esses mesmo números nos próximos três meses para ver se alta se mantêm ou se foi algo sazonal.

Resultado dos canais de divulgação

Em um dos textos dessa série, você leu que há diversas maneiras de divulgar a sua promoção e, provavelmente, elegeu uma ou algumas delas para utilizar. Será que você fez a escolha certa? Bem, só há uma maneira de descobrir: medindo os resultados.

Todos os meios de divulgação têm a sua própria métrica. Se você contou com a ajuda de alguma empresa intermediária para realizar alguma delas, peça o relatório de resultados a ela. Se você fez tudo de maneira independente, se informe com o próprio veículo sobre esses dados, com certeza eles existem e é seu direito acessá-los.

Prepare-se para as trocas

Em como toda temporada de alta de vendas, a tendência é que o número de trocas, também, cresça. E esse momento pode ser um problema. Isso porque a lei não assegura o direito ao cliente de troca, salvos os casos de defeito na mercadoria. Mas, a maioria das lojas faz essa cortesia ao consumidor.

Você pode se reservar ao direito de não realizar trocas de produtos sem defeitos comprados durante o período de liquidação. Mas para isso, é preciso que isso fique bem claro ao cliente, antes mesmo de ele comprar. E, pense bem se essa atitude é a mais adequada. Você pode com isso até poupar serviço e dor de cabeça, mas, com certeza, vai perder bons pontos na fidelização do cliente.

Então, prepare-se para essa temporada, reforce o atendimento e destaque sua política de trocas e devoluções em seu site. Crie mecanismos que possam facilitar a sua vida e a do consumidor, como o vale-compras no valor do produto, em vez de uma mercadoria.

Vale lembrar que, independente do motivo ou do período em que a compra foi realizada, o cliente tem assegurado o direto de devolver a mercadoria por arrependimento em até sete dias. E nesse caso, não tem “chororô”, você tem que aceitar a devolução.

E-mail marketing

Aproveitou as vendas para engordar sua base de contatos? Ótimo, agora é hora de retomar esse relacionamento.

Envie um e-mail de boas-vindas a esses novos cadastrados. Apresente os diferencias de sua loja, pois, muitas vezes eles mal te conhecem, compraram só porque a promoção agradou. Convide-os a completar um cadastro mais completo para conhecê-los melhor.

Você pode, ainda, aproveitar para incentivar uma segunda compra em sua loja, oferecendo um cupom de desconto. Um cliente que compra pela segunda vez está muito mais próximo de se tornar fiel e recorrente.

Prepare-se para a próxima ação

Foi tudo um sucesso e você quer repetir a dose? Comece, então, desde já. Quanto mais tempo você tem para se planejar, as chances de sucesso aumentam.

O resultado não foi tão bom? Bem, há tempo hábil para identificar quais foram os problemas, as possíveis soluções e já planejar uma nova promoção com esses errinhos consertados.

Não pense em não tentar novamente, é aquela velha história “errando é que se aprende”. Se dessa vez ainda não foi como desejado, faça os ajustes necessários e, com certeza, na próxima será melhor.