LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

Série CNPJ: O que fazer antes de solicitar o CNPJ de sua empresa

A série CNPJ vai esclarecer as dúvidas de quem está abrindo sua primeira empresa. Aqui, você vai encontrar todos os documentos e ações necessárias para o registro de uma empresa e para a obtenção de um CNPJ. Esta é a segunda parte de um total de 5. Leia, também, o primeiro texto:

Série CNPJ (Parte 1): Como e por que fazer um CNPJ para sua empresa?

Você teve uma grande ideia, já planejou como será sua loja virtual, e já sabe até como irá divulgar seus produtos e conquistar a clientela. A única coisa que você, ainda, não sabe direito como lidar é com o processo burocrático. 

É, mas não tem como fugir. Inevitavelmente você terá que passar por essa etapa e o melhor é que seja o quanto antes. Se engana, quem acha que o primeiro passo é o CNPJ. Não.

Antes de um bebê tirar o RG, ele precisa da Certidão de Nascimento, certo? Pois bem, o caminho para uma empresa é parecido. Fazendo essa comparação com as pessoas, o registro e o NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresa) são como a certidão de nascimento. Por isso, esse é o seu primeiro passo.

banner_cnpj

Veja como é esse processo:

Contrato Social

Esse é o primeiro documento que você precisa redigir. Aqui será necessário contar com a ajuda de profissionais contábeis. Esse contrato, em resumo, deve apresentar as características da empresa e o capital social. Nesse quesito, deve constar também o aspecto societário do negócio.

Para que você entenda, existem diversos tipos de Sociedade sob as quais uma empresa será criada. E mesmo que você não conte com um sócio, ainda assim, terá que optar por um modelo de sociedade. Esse é um assunto importante, portanto, teremos um próximo texto para falar somente sobre tipos de sociedade.

Ficha de Cadastro Nacional

Ainda com a ajuda do contador, você irá precisar preencher essa ficha. Ela deve conter, além dos dados cadastrais da empresa, os códigos de atividade que sua companhia irá exercer. Há uma Tabela Oficial com esses códigos, mas, não se preocupe, o contador a conhece e sabe de todas essas exigências.

Registro na Junta Comercial

Com esses dois documentos (mais os seus pessoais e de seus sócios, se for o caso) você deverá ir até a Junta Comercial do seu estado e fazer um requerimento para registrar sua empresa. É importante que antes disso, você verifique se há a disponibilidade do nome desejado. Assim, você não perde a viagem. Nos próprios sites dos órgãos é possível fazer essa consulta online.

Vale dizer que também será necessário o pagamento de uma taxa. Feito isso tudo, você irá receber um protocolo com o seu NIRE.  Com ele em mãos, é hora de solicitar seu CNPJ. Como? Você irá descobrir no próximo texto. Não deixe de acompanhar:

Série CNPJ (Parte 3): Passo a passo para tirar o CNPJ de sua empresa

Série CNPJ (Parte 4): Como se cadastrar como MEI e conseguir um CNPJ rapidamente

Série CNPJ (Parte 5): Conheça os principais tipos de Sociedade de uma empresa