LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

5 passos para proteger os dados da sua empresa na nuvem

Os benefícios do armazenamento em nuvem são inúmeros e comprovados. Economia, flexibilidade e otimização de processos são algumas das vantagens que o serviço oferece. 

Um estudo realizado pela North Bridge Venture Partners, empresa de investimentos, em parceria com GigaOM Research apontou os motivos pelos quais as empresas escolhem essa tecnologia. Dos adeptos à nuvem, 54% fizeram isso para ter mais agilidade nos negócios. A escalabilidade foi importante para 54%, e o custo para 48%.

Mas, mesmo com todos esses atrativos, algumas empresas ainda ficam com um pé atrás quando o assunto é segurança. Segundo estudo da Frost & Sullivan, 72% das empresas se preocupam com a proteção de dados ao adotarem ferramentas em nuvem.

A boa notícia é que, desde que você contrate uma empresa confiável (como o UOL Host) e tome algumas precauções próprias, essa preocupação não precisa existir. 

Confira cinco coisas que você pode fazer para proteger (ainda mais) as informações armazenadas na nuvem:

Atenção aos termos de segurança do serviço

Leia com cuidado os termos de serviços e se necessário entre em contato com a empresa prestadora para ter certeza de que o sistema lhe oferece a segurança desejada. 

Atente para os pontos de confidencialidade, que determinam que apenas pessoas autorizadas possam ter contato com os dados. 

Eles precisam garantir, também, que os dados jamais perderão suas características ao serem manipulados no datacenter. E, claro, que você poderá acessá-los a hora que quiser.

Usuários dos serviços de cloud computing do UOL HOST podem ficar tranquilos, pois todos esses pilares são assegurados.

Defina níveis de acesso para cada usuário

Nem todos precisam, nem devem, ter acesso a tudo. Limite o acesso de cada usuário ao que realmente é necessário. Por exemplo, um vendedor não precisa ter acesso aos balanços financeiros da empresa.

Assim, fica mais fácil garantir a privacidade de cada informação e ter o controle dos documentos acessados por cada colaborador da empresa.

Promova treinamentos

Todos os usuários, principalmente aqueles que poderão acessar os arquivos mais sensíveis, precisam ser orientados quanto à utilização do sistema.

Embora não haja segredo para o uso do cloud computing, é interessante que os funcionários passem por um treinamento, sobretudo de segurança no ambiente.

Identifique os dados mais sensíveis

Se você acredita que existam informações armazenadas no sistema que merecem um cuidado especial, então, dê isto a elas.

Providencie proteção extra, como monitoramento constante desses dados ou criptografia. 

Adicione proteção inteligente à sua rede

Sim, antivírus e firewall são importantes. Mas isso já faz parte do pacote básico de qualquer sistema empresarial. Se você utiliza a computação em nuvem, é interessante investir em dispositivos que controlam e analisam os acessos e conteúdos das máquinas interligadas pela rede. 

Está convencido de que o serviço é seguro? Faça uma experiência em sua empresa. Conheça os planos do UOL HOST.