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Série Black Friday: E depois da Black Friday?

A série Black Friday veio para ajudar os lojistas virtuais a se prepararem para a principal liquidação do comércio eletrônico. Planejamento, logística e atendimento serão temas abordados nos próximos textos. Além disso, iremos trazer dicas para o período pós-evento, que muitas vezes acaba sendo esquecido pelos empreendedores, mas é bem importante para o sucesso absoluto da ação. Esse é o quinto texto de um total de 5. Confira também os primeiros:

Série Black Friday (Parte 1): Prepare-se para esse grande evento do comércio eletrônico

Série Black Friday (Parte 2): Planeje-se para não fazer feio na sexta-feira

Série Black Friday (Parte 3): Organize-se para que seu BackOffice não te deixe na mão

Série Black Friday (Parte 4): Atender bem e divulgar sempre. Esse é o lema!

O evento passou e foi um sucesso. E agora, o que vem depois da sexta? Antes que você responda: o sábado, já lhe digo que essa não é a resposta certa. 

Agora vem a fase “pós-Black Friday”. Nada de descanso, é hora de analisar os resultados e se preparar pelo o que vem pela frente. Apesar de o ano estar quase acabando ainda tem muito com o que se preocupar, ou melhor, se preparar.

Por exemplo, o grande evento do ano para os comerciantes (sejam eles do comércio eletrônico ou não) ainda está por vir, o Natal. E a má notícia é que não dá tempo de tomar fôlego entre um evento e outro, já é hora de emendar os preparativos para as vendas de Dezembro.

Mas, sem colocar a carroça na frente dos bois, primeiro é preciso finalizar a ação Black Friday. Veja o que fazer depois que a sexta de descontos acabou:

Dar uma “geral” na loja

As vendas foram como o esperado? Os mais vendidos foram os produtos que você imaginava? E o faturamento, ficou na média desejada?

Você só irá saber responder tudo isso, se parar para analisar cada item. E é exatamente isso a primeira coisa que você deve fazer após o término do evento. Avaliar ponto por ponto e fazer um balanço da data.

Com esse levantamento em mãos, ficará mais fácil se preparar rapidamente para os próximos eventos do ano.

Reabasteça seu estoque

Liquidou geral, queimou o estoque na Black Friday? Ótimo. Mas, agora é hora de repor as peças. Sabe aquele levantamento, do tópico anterior, que você fez? Então, com base nele, compre ou produza (isso vai depender da sua dinâmica) uma boa quantidade dos produtos que se esgotaram rapidamente, pois, é provável que eles façam sucesso também no Natal.

Não custa dizer que aqueles que você liquidou só para desencalhar não devem entrar nessa lista. Eles não fazem sucesso normalmente com o seu público, portanto, não vale o investimento.

Os próximos eventos

Além do esperado Natal, há ainda algumas oportunidades boas de vendas para o comércio eletrônico. O primeiro deles, já é coladinho com a Black Friday, trata-se da Cyber Monday. Não dá tempo nem de preparar estoque, aliás, ela é justamente para queimar aquele restinho que ficou da sexta. Limpar tudo mesmo para o Natal.

Então, se ainda tem peça aí para vender antes de se preparar para o Natal, aproveite a segunda-feira seguinte a Black Friday para promover uma nova liquidação.

E depois do Natal, ainda tem mais data especial. No dia 26, acontece o Boxing Day. Essa liquidação também veio dos Estados Unidos, mas ocorre no Brasil já desde 2011.

A exemplo da Cyber Monday, esse é um dia dedicado a acabar com as mercadorias remanescentes do Natal. A proposta é a mesma que a de todos esses eventos, oferecer descontos agressivos aos clientes.

Portanto, como pôde perceber, ainda há muito trabalho a fazer (e vendas a realizar) depois da Black Friday. Por aqui, na Academia UOL Host, iremos lhe informar sobre todos eles e as novidades que ainda poderão surgir nesse ano. Fique ligado nas nossas atualizações!

⇒ Descubra, no vídeo abaixo, como vender mais na Black Friday usando as ferramentas certas: