LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

10 bancos de imagens para encontrar fotos perfeitas para o seu blog

Elas não só valem mais que mil palavras, como também têm mil e uma utilidades. E nas lojas virtuais, as imagens desempenham uma importante função: apresentar ao cliente um produto no qual ele não pode tocar. São elas que têm boa parte da responsabilidade de convencer o consumidor a realizar a compra.

Mas não para por aí. As fotos também são importantes aliadas para dar cor, vida e charme ao seu blog e suas redes sociais. 

Os números não mentem. Posts com boas fotos são mais clicados e compartilhados que os demais.

Portanto, não dá para abrir mão delas. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, nem todas a imagens que circulam na internet são livres. A maior ria é protegida por direitos autoriais.

Portanto, usar o famoso CTRL C CRTL V pode ser uma tremenda roubada. O melhor caminho para não pisar na bola – e corro até o risco de levar um processo – é utilizar bancos de imagens pagos ou gratuitos e sempre atribuir o crédito quando ele for devido.

Conheça 10 sites para baixar fotos bacanas, que deixarão seus posts muito mais atraentes, sem burlar a lei:

1. Creative Commons

Ao optar por usar a licença Creative Commons em suas fotos, o autor libera qualquer outra pessoas possa reproduzí-la sem custos. Portanto, pode usar a vontade. Só não se esqueça de atribuir o crédito e verificar as permissões concedidas pelo autor (alguns não permitem, por exemplo, que a foto seja alterada).

2. Sotck.Xchng

Este banco é gratuito e sua grande vantagem é o número de imagens que disponibiliza. Você encontra mais de 400 mil opções para usar livremente. Garimpando, é possível encontrar boas opções.

3. Every Stock Photo

Este tem uma quantidade de imagens ainda maior. Aqui, você encontra mais de 20 milhões de opções gratuitas. Varias delas estão em alta definição, além de serem organizadas por categorias, o que facilita as buscas. No entanto, como as fotos vêm de fontes variadas, é necessário checar o tipo de licença. O site requer cadastro.

4. Stock Vault

Também gratuito, o Stock Vault não possui uma infinidade de fotos, conta apenas com 44 mil. Mas, o seu ponto forte é a qualidade excelente das imagens, que podem ser uma alternativa para posts diferenciados.

5. Morguefile

Todas as opções são disponibilizadas em alta qualidade e o site é muito intuitivo, o que facilita a navegação. Conta com uma quantidade de imagens livres de licença bastante grande.

Mas é preciso ficar atento pois algumas imagens têm restrições quanto ao uso e outras são protegidas por direitos autorais.

6. Photoree

O bacana deste banco gratuito é que a sua plataforma é similar ao do Google Images, com o qual todos estão familiarizados. Além disso, você consegue escolher o tipo de licença que procura no campo de pesquisa.

7. Shutterstock

Pago, este banco de imagens é um dos mais populares. Ele conta com mais de 35 milhões de imagens, incluindo ilustrações, em alta resolução e em formatos vetorial e jpeg.

E se o numero de visitas de seu site ou blog for elevado, você pode ter um plano diferenciado desde que você mencione de onde foram retiradas as fotos do seu post. A marca também possui uma área para a compra de vídeos.

8. iStockphoto

Similar ao Shutterstock, o iStockphoto conta com uma base de imagens em alta qualidade bastante grande, sendo outra alternativa para quem precisa de fotos mais profissionais e pretende pagar por elas.

9. Photodune

A vantagem deste banco é o valor, já que cada foto que você baixa custa apenas 1 dólar. Afora isso, ele ainda oferece uma imagem grátis por mês.

10. Fotolia

Nesse site, você encontra imagens, vetores e vídeos muito bons e com grande variedade. O banco cota com mais de 26 milhões de opções. Mas este também é um serviço pago.

 

Agora não tem mais desculpas! Capriche nas imagens e garanta mais cliques.