LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

5 dicas para deixar seu e-mail marketing para celular mais atraente

Imagine a seguinte cena: uma pessoa interessada em comprar um presente está super atarefada. Na hora do almoço, ela aproveita para acessar à internet em seu smartphone e tentar resolver essa pendência. Ao abrir seus e-mails, em meio as novas mensagens na caixa de entrada, lá está a da sua loja virtual com a sugestão perfeita do item que ela poderia comprar.

Ansiosamente, ela clica para abrir a mensagem. Mas a imagem não carrega, o link não funciona  e lá se foi sua oportunidade de vender.

Segundo estudo recente da Forrester Research, o mobile commerce deve movimentar 100 bilhões de dólares nos EUA em 2014. Isso representa 29% de todas as transações de e-commerce previstas para este ano.

Por tanto, cada vez mais sua loja deve estar pronta para atingir esse público.

Confira cinco dicas que vão deixar seu e-mail marketing mais amigável às telas de smartphones:

Tenha um endereço confiável

Quando o consumidor está navegando em seus e-mails pelo celular, ele não vai querer perder tempo descobrindo de quem é aquela mensagem com um endereço de remetente que ele nunca viu antes.

Para ganhar a confiança, e mais chances do cliente abrir sua mensagem, certifique-se que o seu endereço de e-mail e nome que aparece na mensagem é facilmente reconhecido.

Escolha um bom assunto

Além do nome que aparece em seu e-mail, o assunto é outro fator decisivo para ganhar o clique do consumidor pelo celular. Use a criatividade e aposte uma chamadas atraentes para explicar o objetivo da mensagem.

Reveja sua call to action

O cliente não pode ficar perdido e ter que rolar a tela do celular várias vezes até encontrar o bendito botão “comprar”. Para ser amigável a plataformas móveis, seu botão tem que ser grande, chamativo e posicionado em um lugar de fácil acesso. Você pode fazer testes até descobrir qual das mudanças trazem mais resultados.

Inclua imagens

Item obrigatório para produtos de um e-commerce, essa opção também tem que estar presente em seus e-mails. Fique atento à qualidade mas também ao tamanho, afinal, o interessante é que a pessoa possa ver a imagem carregada em pouco tempo.

Invista em design responsivo

Não custa reforçar que o design responsivo é um aliado crucial na era dos dispositivos móveis. De nada adianta mandar bem nos quatro itens acima, se o seu e-mail for desenhado para funcionar apenas em telas de computadores.

Um e-mail que não se encaixe bem à telinha vai ser ignorado e excluído facilmente.

A melhor maneira de descobrir quais são os pontos fracos e fortes da mensagem é fazendo testes A/B. Aposte nessa estratégia e depois conte para a gente os resultados!