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7 testes A/B que você deve aplicar na sua loja virtual

Na dúvida entre verde ou amarelo, pequeno ou grande, entrega por Correios ou transportadora de frete?  A melhor maneira para resolver este problema é testando todas as opções.

O chamado Teste A/B permite que você faça duas versões de sua página de destino. Ambas serão quase idênticas, mudando apenas o objeto que está em teste, e o usuário final não terá noção de que está participando de alguma experimentação, pois ele verá apenas uma das versões criadas.

Depois do período de teste, você analisa qual das páginas converteu mais visitas em cliques ou vendas (depende do seu objetivo final) e então será mais fácil tomar uma decisão baseada em dados e não somente em intuição.

Confira alguns testes que você pode fazer na sua loja:

Valor

Sabe as famosas lojas de R$1,99? Você já se perguntou por que este valor em vez de R$ 2? Segundo o pesquisador Lee E. Hibbett, professor de marketing da Freed-Hardeman University do Tennessee, há uma grande tática de venda por trás disto. Ele explica que como a ordem em que lemos segue da esquerda para a direita, o primeiro número chama mais atenção. Será que esta estratégia funciona também no virtual? Teste preços quebrados e inteiros e constate se eles fazem ou não diferença para seu negócio.

Outro ponto a ser testado é se devem ser colocados valores nas landing pages ou não. A SafeSoft Solutions não usava valores na sua landing page, ao adicioná-los, a empresa percebeu um aumento de quase 100% nas conversões.

Promoções

O que será mais interessante para o seu cliente, parcelamento ou o frete grátis? Crie duas landing pages com o mesmo conteúdo, porém em cada uma ofereça um dos dois tipos de facilidade, e descubra qual agrada mais. Outro tipo de teste que envolve ações especiais é o desconto para a próxima compra x desconto na compra da segunda peça.

Tamanho das imagens

Aumentar o tamanho da foto dos produtos pode deixar a página poluída e agressiva demais ou facilita a visualização de detalhes e chama mais atenção de clientes? Ambas opções estão corretas – a resposta vai do gosto do seu público. A loja virtual da República Tcheca, Mall.CZ, fez este teste e descobriu que seus clientes gostam de imagens maiores. A taxa de conversão neste modelo aumentou 9% comparado ao projeto inicial, de fotos pequenas.

Call to action

Já repitimos inúmeras vezes aqui no blog, o quão essencial é o call to action. Mas para descobrir quais palavras atraem mais cliques, você terá que fazer o teste. Além de diferenciar as chamadas, teste também a localização do botão da ação. Acredite, esta posição também pode fazer a diferença.

Título da página

Otimizar o título das páginas para SEO é importante, mas de nada adianta uma descrição que não faça efeito na hora das conversões. Trabalhe a otimização em conjunto com o teste A/B para encontrar o melhor título que possa atender a todas estas necessidades.

Descrições do produto

Quais informações são mais importantes para seu cliente? Será que é preciso colocar detalhes técnicos ou melhor focar mais nos benefícios e facilidades? Usar nomes científicos ou populares? Tire a prova.

Campos de formulário

Preenchimento de cadastro é um dos motivos que fazem o cliente abandonar o carrinho. Mas em qual campo eles desistem? No teste dá para identificar este ponto, para depois, se possível, ele ser  arrancado do formulário. A Resultados Digitais fez um teste retirando apenas o campo de telefone de o cadastro solicitado para um download. A taxa média de conversão após esta mudança foi de 20,18% para 53,90%.

Não sabe por onde começar? Confira aqui dicas para fazer testes A/B.