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5 ideias de conteúdo para movimentar o blog da sua loja

Ter um blog é uma das maneiras mais simples e eficazes de falar diretamente com os seus clientes, oferecendo a ele dicas, novidades, ideias – enfim, motivos para que ele volte ao seu site mesmo que não tenha nada para comprar.

Já mostramos como é simples montar um blog, mas a pergunta que vem a seguir é: como mantê-lo atualizado?

Estão faltando ideias de conteúdos para compartilhar com os seus leitores? Não se preocupe, a gente dá uma forcinha. Confira alguns formatos e temas que você pode explorar sem medo:

1. Visão de especialista

Se você vende materiais de escritório ou artigos para casa, por exemplo, pode criar uma área para ensinar dicas de organização e de aproveitamento de espaço. O site da Leroy Merlin disponibiliza artigos de especialistas em decoração, com imagens de antes e depois, que são grandes atrativos para quem deseja reformar ou redecorar.

2. Lançamentos no setor

Para os clientes aficionados por tecnologia, ter um blog que apresenta os últimos lançamentos do setor (que podem estar nas suas prateleiras!) é ótimo. Além de mostrar que a loja está sempre atenta às novidades de um setor que muda muito, esta estratégia aos poucos transforma sua marca em referência para os clientes, o que fatalmente resulta em boas vendas.

3. Passo a passo

Se você vende produtos de construção civil ou artesanato, por exemplo, a dica é disponibilizar uma área de passo a passo (com vídeos ou fotos) de como realizar pequenos reparos ou tarefas. Além de ensinar o jeito certo de executar o trabalho, isso acaba lembrando o cliente da necessidade de outras peças (sabe quando você está no meio de um conserto e vê que esqueceu de comprar uma peça ou ferramenta em especial?). Para aparecer bem nos mecanismos de busca, a dica é usar títulos bem diretos como: "como trocar a resistência do chuveiro" ou "como pintar o corrimão da escada".

4. Estilo de vida

Um bom especialista em marketing diria que a Centauro não vende produtos esportivos: ela vende saúde e bem-estar. De fato, independente do que a sua loja venda, é sempre algo que supre uma necessidade de alguém e é este sentimento de satisfação que, para o marketing, é essência do negócio.

Por isso, na fan page da Centauro, há artigos de alimentação saudável e meditação, por exemplo. O objetivo de toda a comunicação da marca é completar aquilo que o cliente vai buscar na loja. Como fazer? Comece traçando um bom perfil do seu comprador: como é a rotina dele, quais interesses possui e etc. Depois pense em conteúdo que interesse para esta pessoa, faça pesquisas sobre o tema e crie seus posts.

5. A vez do leitor

Uma maneira legal de prestigiar seus clientes e, ao mesmo tempo, gerar conteúdo sem ter muito trabalho é convidá-lo a participar. Peça para que eles enviem fotos dos seus produtos em uso, depois faça uma compilação das melhores imagens e publique em um post temático, como “looks de inverno” ou “salas de jantar”.

Viu como não é tão complicado gerar conteúdo novo e interessante para movimentar seu blog? Então deixe a preguiça de lado e comece a postar!