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Facebook está de olho nos links que você publica em sua fanpage

Não, esse artigo não é repetido, nem a notícia é velha. Acontece que o Facebook anunciou mais mudanças em seus algoritmos. E se você quer ter uma fanpage de sucesso, precisa ficar por dentro, também, de mais essa novidade.

Para entender a mudança, primeiro, vamos explicar e apresentar (para quem ainda não conhece) o termo inglês “click-baiting”, ou em português, “isca de cliques”. Trata-se de posts que têm o objetivo de somente fazer o usuário clicar em um link que tem o conteúdo desinteressante e, muitas vezes, nem condiz com a chamada que tinha no post.

Segundo pesquisa da própria rede social com seus usuários, 80% das pessoas preferem atualizações que mostrem todas as informações básicas do conteúdo de um link ao invés de somente uma chamada incitando-o a clicar.

Mas, ainda assim, esse tipo de conteúdo roda bastante no Facebook e como as pessoas clicam curiosas para saber do que se trata, as publicações acabam ganhando destaque no feed. E é justamente isso que o Facebook não quer.

A vigilância

O Facebook, então, anunciou que vai passar a banir cliques desse tipo, a fim de que o usuário tenha uma timeline mais limpa e receba atualizações somente de coisas que lhe importam.

Para identificar essas “iscas”, a rede social passará a analisar quanto tempo que o usuário passa na página clicada. Quanto mais rápido ele sair do site, maior o indício que se trata de conteúdo desinteressante, portanto, aquele é um link “isca”.

A rede social vai adotar também outro método de avaliação: analisar a relação entre cliques e interação no post do link. Se houver cliques, mas poucas interações, sejam elas curtidas, comentários ou compartilhamentos, será mais um indicativo de que o conteúdo do link era pouco atraente, ou seja, o post era mais um “caça clique”. 

O que muda para a sua fanpage

Bem, se antes dedicar tempo a produzir um bom conteúdo para as redes sociais já era importante para sua estratégia de marketing, agora é fundamental.  Por mais que você queira levar o cliente para o seu site, não dá mais para fazer um post que, por exemplo, fale somente:

“Confira nossa nova coleção: [link da home ou landing page].”

Você precisa informar o internauta sobre o que ele irá encontrar naquele link e fazer com que ele se sinta atraído a clicar pelo o que ele leu e não pela curiosidade. Por exemplo, em vez de um post isca como o citado acima, produza um texto bacana e atraente como:

“A estação mais florida do ano e chegou e nossa loja também entrou no clima. Roupas coloridas, alegres e estampadas estão bombando nas ruas e enfeitando nossas vitrines. Confira essas peças: [link da home ou landing page].”

Dessa maneira, além de evitar ser punido pelo Facebook, você irá atrair somente cliques de pessoas interessadas mesmo nas novas peças, o que aumenta as chances de vendas.