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Como preparar sua loja virtual para faturar com o Natal 2014

Falta pouco mais de um mês para o Natal e o clima já toma conta dos consumidores. Embalados pela Black Friday, um dia inteiro de liquidações que acontece em 28 de novembro, os adeptos das compras online já começam a garantir os presentes. “O Natal no e-commerce começa por volta do dia 15 de novembro”, diz Mauricio Salvador, presidente da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).

O Natal é, disparado, o evento que mais movimenta o comércio eletrônico brasileiro. Em 2013, o setor faturou 4,3 bilhões de reais, o que representa um aumento de 41% em relação ao mesmo período do ano anterior. Para este ano, a estimativa da Abcomm para o período que abrange Black Friday e Natal é de 5,7 bilhões de reais de faturamento, o que representará um crescimento de 27% sobre o ano passado.

Para tirar proveito deste movimento, as lojas virtuais devem se preparar com antecedência. “O ideal é que a loja virtual comece o planejamento pelo menos 90 dias antes da data”, afirma Salvador.

Para ajudar quem ainda não fez a lição de casa, a Academia UOL Host, site voltado a apoiar o empreendedor online, oferece o e-book gratuito “Natal de Sucesso 2014” para download, com dicas para preparar seu e-commerce para vender mais no período.

“Reunimos todas as boas práticas que vão ajudar o lojista a ter um Natal de sucesso. Mesmo quem deixou os preparativos para a última hora ainda pode colocá-las em prática”, diz Marcelo Varon, gerente de marketing e vendas do UOL HOST.

Confira uma prévia das dicas que podem ser encontradas no e-book: 

Destaque o que sua loja tem de melhor

O Natal permite uma variedade imensa de produtos a serem vendidos, afinal, tem presente para todos os gostos e bolsos. O que você precisa saber é como aproveitar isso ao seu favor. O primeiro passo é descobrir quais serão os “carros-chefes” de vendas de sua loja. Analise seu mix, verifique o histórico de compras da loja, mapeie as páginas mais visitadas e invista nas listas de desejos. “Vale até fazer pesquisas online com a sua base de clientes”, recomenda Salvador.

Atrasar entregas, jamais!

O atraso na entrega está entre os problemas campeões de reclamações no Natal. Nada mais frustrante para um consumidor do que comprar um presente e não conseguir entregá-lo na noite de Natal porque a loja falhou. A dica para evitar decepções é trabalhar com prazos mais longos. “Trabalhe com uma margem de segurança, acrescentando pelo menos um dia a mais à data de entrega”, diz Varon.

Negocie antecipadamente com fornecedores

Para não deixar o cliente frustrado, você precisa, também, que seus fornecedores não lhe deixem na mão. O sucesso do seu trabalho depende deles também. Portanto, negocie prazos e valores com eles, antes de iniciar suas vendas do período. “Mantenha um bom relacionamento com os eles e faça um bom estudo de previsão de demanda para evitar surpresas”, diz Salvador. Também é importante ter um plano B na manga (como uma lista de fornecedores alternativos), caso o seu parceiro falhe.

Invista em diversas estratégias para atrair clientela

Se a previsão de faturamento no período é promissora, a quantidade de concorrentes também é grande. Para se destacar, é preciso um bom planejamento de divulgação. “É fundamental ter boas ofertas, estratégias de palavras-chave e parcelamento”, resume Salvador. E-mail marketing e redes sociais também são ações que não devem ficar de fora do plano de ações da sua loja.

“Tudo isso aliado a uma logística bem planejada e uma boa política de atendimento vai aumentar muito as chances de sucesso da sua loja no período”, conclui Varon.

Essas são algumas das dicas que você vai encontrar no e-book “Natal de Sucesso 2014”. Se interessou? Baixe já!