LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

4 dicas para a internet ser sua aliada no trabalho e não uma vilã

Antigamente, local de trabalho era sinônimo de ambiente sério, com mesas cheias de papelada, aparelhos de telefone e fax. Mas as coisas mudaram, e muito, com a internet.

Nos tempos atuais, é cada vez mais comum encontrar pessoas que só precisam de um computador, ou mesmo um tablet, para trabalhar, e mais nada. Muitas vezes, não é preciso nem mesmo sair de casa para realizar seus negócios.

Mas, como qualquer pessoa que passa o dia na frente do computador sabe, estar online pode representar uma ameaça séria à produtividade.

Para você, que tem uma loja virtual, a internet deve ser uma aliada. Para isso, você precisa criar estratégias para estar conectado e conseguir realizar suas tarefas profissionais sem perder para a procrastinação.

Portanto, para ajudar você a não perder o foco e se distrair com a internet, trouxemos quatro dicas que vão fazer a tecnologia ser a melhor amiga do seu desempenho (e não o contrário):

1 – Diga não aos chats e notificações

Você tem 100 e-mails de clientes para responder, mas toda vez que tenta se concentrar aparece aquela bendita notificação do Facebook. Você não consegue resistir, vai até o site e vê o que aconteceu para matar a curiosidade.

Nesse ritmo, logo logo vai ser a hora do almoço e o número de e-mails respondidos vai continuar igual a zero. Sim, as redes sociais podem ameaçar a sua produtividade, especialmente quando você não se controla. Por isso, nossa recomendação é que durante o expediente você desative chats e avisos, isso vai ajudar a manter o foco.

2 – Separe os navegadores

Outra dica que pode ajudar você a não se distrair em inúmeros sites durante o trabalho é abrir um navegador para os assuntos de negócios e outro para os pessoais. Isso vai ajudar você a não misturar as bolas ou até esquecer o que precisa terminar de resolver uma questão, seja pessoal ou profissional.

Falando em navegadores, evite também abrir muitas abas ao mesmo tempo. Com isso, fica mais difícil esquecer de fazer algo importante que ficou perdido entre tantas janelas.

3 – Organize seus e-mails

Eles são um dos principais canais de contato hoje em dia para qualquer tipo de assunto. Por isso, a chance de você passar o dia inteiro em sua caixa de entrada só filtrando e lendo e-mails é realmente grande.

Como evitar isso? O primeiro ponto é não misturar e-mails pessoais com profissionais. Crie um e-mail profissional e só o utilize para esse fim. Não caia na tentação de passa-lo para amigos e receber centenas de mensagens por dia com piadas.

Separe uma hora do dia para checar seus e-mails pessoais e só responda aqueles que forem urgentes. Para não esquecer, vale deixá-lo aberto no navegador dedicado a esses assuntos (como a dica acima defende).

Procure, ainda, organizar sua caixa de entrada com pastas que possam separar os e-mails que precisam de alguma ação futura e aqueles que já foram resolvidos.

4 – Largue o celular

Outra tentação durante o expediente são os smartphones. É quase irresistível olhar o WhatsApp, checar as novas fotos no Instagram ou ver se tem alguma mensagem de texto nova.Não tem jeito, é preciso ser forte e deixar para olhar o celular apenas no horário de almoço ou intervalos.

Melhor ainda se o seu celular pessoal também for separado do aparelho profissional, isso evita que a linha esteja ocupada para o cliente enquanto você bate-papo com o seu melhor amigo.

Para ajudar sua produtividade mantenha o equilíbrio, não esqueça de encerrar seu expediente e curtir o jantar com a família ou sair com os amigos à noite. Trabalho só no horário do expediente, combinado?