LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

Série Retrospectiva 2014: 10 fatos de 2014 que as marcas aproveitaram para movimentar as redes sociais

A série retrospectiva 2014 vai relembrar os fatos marcantes do ano para o comércio eletrônico e para o mundo digital. Nos textos, você irá acompanhar desde as ações mais bacanas de marketing que rolou em 2014, até as gafes cometidas por empresas nas redes sociais. Vamos relembrar, também, temas importantes para o mercado eletrônico, que foram pauta por aqui durante o ano. Esse é o terceiro texto de uma série de 5. Leia também o primeiro:

Série Retrospectiva 2014 (Parte 1): O que rolou de melhor (e pior) no mundo digital em 2014

Série Retrospectiva 2014 (Parte 2): 8 ações de marketing digital que marcaram 2014

Debate político, briga entre jogadores na Copa do Mundo, memes da internet e até mesmo a morte de personalidades não escaparam das “homenagens” nas redes sociais.  Atentas aos assuntos do momento, marcas de diferentes segmentos aproveitaram os temas para lançarem os chamados “posts de oportunidade”. 

O objetivo dessas ações não é vender produtos, mas sim fazer branding, interagir com os internautas e (futuros) clientes, criar empatia com o consumidor e ampliar a projeção da empresa no mundo digital.

Por aqui, sempre falamos da importância desse tipo de ação nas redes sociais. Focar somente em conversão é um erro que muitas empresas cometem. Estar presente (e participar ativamente) nas redes sociais é uma estratégia que quando bem pensada e executada pode trazer ótimos resultados.

Pesquisa da Hi-Mídia realizada em parceria com a M.Sense aponta que postar somente publicidade sobre produtos e serviços ou usar as redes sociais apenas como SAC não tornam a marca útil para os consumidores e para o mercado. Para 65% dos internautas, a utilidade em acompanhar uma marca nas redes sociais está na relevância do conteúdo postado.

É por isso que é cada vez mais comum encontrarmos posts como os que destacaremos abaixo. Confira:

1A mordida de Suárez no jogador italiano

A Copa do Mundo rendeu dezenas de posts bacanas. Mas, elegemos dois que fazem alusão a um mesmo assunto: a mordida que o atacante uruguaio Suárez deu no zagueiro italiano Giorgio Chiellini.

A marca de chocolate Snickers fez um tuíte citando o perfil de Suárez falando que morder um Snickers é mais saboroso do que morder qualquer italiano.

A marca de macarrão Barilla fez questão de homenagear seus jogadores ao serem eliminados, com um detalhe: repare no macarrão mordido representando o Chiellini.

2 – Fim do Orkut

O fim do Orkut causou comoção no mundo da web. No texto anterior vimos, inclusive, ações de marketing envolvendo esse fato. A Netshoes prestou sua homenagem em um post com a “cara” da marca. 

3 – Debate Eleitoral

Nem as eleições escaparam das piadas. Fazendo alusão a um dos debates da Rede Globo, o Habib’s fez piada com a imagem dos papéis sorteados durante o confronto, que ditavam o tema a ser discutido.

4 – Desafio do Balde de Gelo

O Ice Bucket Challenge, ou Desafio do Balde de Gelo, fez muita gente famosa tomar um banho de água fria, literalmente. E as marcas também resolveram entrar nessa brincadeira. Vale lembrar que a causa era nobre: chamar a atenção para a esclerose lateral amiotrófica (ELA) e, também, levantar doações para a associação que tratam dessa doença.

O bolinho Ana Maria tomou banho, doou e ainda desafiou outras marcas:

Outra marca que também entrou na campanha foi a Sony

E o pinguim do Ponto Frio, claro que não ficou de fora dessa

5 – Secret

O aplicativo para desabafos anônimos Secret, que nasceu e morreu no mesmo ano, foi um sucesso relâmpago que também mobilizou as marcas.

O site de viagens Mundi aproveitou a oportunidade para incentivar seus clientes a viajarem mais.

O Guaraná Antárctica também entrou na brincadeira e mandou um tuíte que movimentou a rede.

6 – Desafio #SemMake e #SemFiltro

Outra onda que invadiu as redes sociais esse ano foi o #DesafioCaraLimpa . Meninas tiravam fotos sem maquiagem e desafiavam suas amigas a fazer o mesmo. E acredita que até nesse momento teve marca que conseguiu aproveitar a onda para engajar? Dá uma olhada na sacada da Suave sabor Doceria

7 – R.I.P Roberto Bolaños (Chaves)

Um das perdas mais tristes desse ano foi a do humorista Roberto Bolaños, conhecido pelo seus personagem Chaves. As redes sociais ficaram de luto nos dias que sucederam o fato e muitas marcas prestaram sua última homenagem ao ator.

A marca Seara aproveitou que Chaves que era fã de sanduíche de presunto e emplacou uma homenagem bem bacana

O Guaraná Kuat também se mostrou bem triste com a notícia

8 – O casamento de Suzane von Richthofen

O pinguim “zoeiro” não deixou escapar nem a notícia do casamento entre as detentas Suzane Richthofen e Sandra Regina Gomes (ex de Elize Matsunaga). Aproveitando a onde de comentários comparando o fato a série Orange is the New Black, o pinguim fez uma lista de casamento só com produtos laranja. Porém, as opções da lista foram consideradas pesadas por grande parte dos internautas, como conjunto de facas, batedor de carne, taco de baisebol, entre outros. Uma parte dos seguidores achou genial, e a outra um humor negro desnecessário.

9Black Friday

O maior evento do comércio eletrônico também rendeu posts de oportunidade. Em meio a muitas empresas divulgando as promoções, o Submarino achou um jeito de se destacar: lançou mão de um meme já famoso nas redes sociais para anunciar que na loja não tem Black Fraude, não!

10 – A suposta demissão de Xuxa da Rede Globo

E poucos dias antes do Natal, ainda teve notícia bombástica chegando nas redes: a Xuxa, após 30 anos, não teria tido seu contrato renovado com a Rede Globo. A Netflix agiu rápido e aproveitou a brecha para lançar o seu comentário no Twitter.

Você lembrava dessas histórias? Ainda tem muita coisa para rever. Fique de olho nos próximos textos:

Série Retrospectiva 2014 (Parte 4): 6 gafes que movimentaram a internet em 2014

Série Retrospectiva 2014 (Parte 5): 5 fatos que movimentaram o e-commerce em 2014