LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

15 filmes inusitados que todo empreendedor deve assistir

Quem nunca derramou uma lágrima ou soltou um sorriso diante de uma telona?

É quase impossível encontrar alguém que não se interesse por um bom filme. De comédia a drama, passando por suspenses cheios de efeitos especiais e terror sanguinário. Tem para todo gosto e momento, inclusive para ajudar na empreitada rumo a um negócio de sucesso.

O cinema, além de entreter, pode ser também uma grande fonte de inspiração e motivação. São muitos os filmes que mostram histórias de empreendedores que começaram do zero e construíram um negócio de sucesso.

Reais ou fictícias, são histórias com exemplos de superação, planejamento, erros, acertos, determinação, perseverança e conquistas. Está querendo abrir uma loja virtual, ou já está engatinhando em um projeto? Veja uma lista de filmes que podem inspirá-lo e encorajá-lo na tomada de decisões:

1. Forrest Gump

Conta a história de um homem que decide fazer só o que o deixa feliz. A partir daí, o filme mostra uma sucessão de conquistas. Ele se torna, entre outras facetas, proprietário de uma cadeia de restaurantes especializados em camarão e sócio-fundador da Apple.

Ainda que de uma maneira caricata e totalmente ficcional, o filme mostra que, às vezes, a chave para o sucesso está bem embaixo do seu nariz.

2. Como enlouquecer seu chefe

Este é uma boa pedida para aqueles que estão desistindo de colocar o sonho em prática.

Em poucos minutos, o retrato da vida corporativa repetitiva, e um tanto chata, de Peter Gibbons vai lembrá-lo de como é bom ter controle das suas escolhas. E vai fazê-lo a voltar, rapidinho, à ideia de “ser o próprio chefe”.

3. Ctrl+Alt+Compete

Está disposto a empreender? Ótimo! Esse documentário irá ajudá-lo a entender como funciona todo o processo de construção de uma empresa. Desde o nascimento da ideia até a maturação do negócio.

Baseado nos relatos de cinco empreendedores, o filme mostra a dedicação que demanda iniciar um negócio por paixão e fazer com que ele se transforme em uma fonte de renda viável.

4. A rede social

Inevitavelmente, lidando com o mercado digital, você irá ter que usá-lo em suas estratégias de marketing e divulgação. Estamos falando do Facebook.

Nesse filme, você vai conhecer os bastidores da criação da rede social mais famosa do mundo.

Você conhecerá o lado nada glamuroso dos bastidores de uma disputa societária e descobrirá por que é fundamental sempre ter um bom advogado ao seu lado.

5. Os caçadores da arca perdida

Se Indiana Jones fosse um empreendedor digital nos dias de hoje, ele seria do tipo que ganharia destaque e conquistaria seu lugar ao Sol.

Isso porque, ao estabelecer um objetivo, nosso herói faz o que estiver ao seu alcance para atingi-lo. Assume riscos, enfrenta as dificuldades que surgem pelo caminho e, quando necessário, busca alternativas criativas para contornar a situação.

Inspire-se nesse guerreiro e traga as suas lições de perseverança para o seu cotidiano.

6. Piratas do Vale do Silício

A batalha entre dois gigantes da internet: Bill Gates x Steve Jobs, os fundadores da Microsoft e da Apple, respectivamente. Há espaço para todos na web?

O filme irá mostrar que, nem sempre, a disputa é limpa e honesta. Cada um luta com suas armas e o que importa, no final, é impressionar o consumidor com inovações e revoluções.

7. Apollo 13

A jornada da equipe de astronautas em perigo, e que necessita retornar a qualquer custo para a Terra, traz lições válidas para todo empreendedor.

Liderança, gerenciamento de crise, tomada de decisão em situações emergenciais e busca de soluções em tempo real.  Essas são algumas coisas que você pode aprender com esse clássico de 1995.

8. Mestre dos mares – O lado mais distante do mundo

Outro filme que trata sobre situações adversas que podem ser transportadas para o universo dos negócios.

O longa mostra a rotina de um capitão de um navio de guerra e a postura de liderança que adota diante da sua tripulação para que todos remem na mesma direção, principalmente em momentos críticos.

Bom, nem precisa explicar, ficou fácil fazer o paralelo com a sua empresa, não é mesmo?

9. Jogada de gênio

Baseado em uma história real, o filme conta a história de um professor universitário e engenheiro que criou um dispositivo que seria útil para todos os carros.

Mas o gênio enfrenta uma situação delicada, quando a indústria automobilística se apropria da sua invenção sem dar a ele o devido reconhecimento.

Como agir quando se é trapaceado? É, meu colega, infelizmente no mundo dos negócios tem muitos “espertalhões”. Você precisa aprender a lidar com eles.

10. Ou tudo ou nada

Quando uma pessoa é mandada embora do trabalho, e está prestes a perder tudo o que conquistou ao longo da vida, ela tem duas escolhas: conformar-se ou reinventar-se.

Se você está lendo esse artigo, é porque, provavelmente, escolheria a segunda opção. Ou, talvez, passou por algo semelhante e de fato escolheu essa alternativa.

O filme, que foi o 4º maior sucesso de bilheteria no Reino Unido, conta a trajetória de um grupo de colegas que foi demitido e mostra como eles enfrentam os medos e encontram uma nova maneira de viver.

11. Coração Valente

Quando se fala em líder e personagens de cinema, impossível não lembrar de William Wallace e o seu comovente discurso em nome da liberdade.

Quantas vezes os empreendedores são os únicos que acreditam em suas ideias? E é a paixão por elas que o faz seguir em frente. Mais uma bela história para encorajá-lo a ir firme no seu propósito.

12. Os caça-fantasmas

É, e quem diria que a clássica comédia dos anos 80 também lhe seria útil?

Pois é, saiba que o grupo apresenta uma lição muito importante para os empresários: conheça o seu público-alvo e esteja preparado para lidar com os céticos,  principalmente quando o seu produto for um pouco “fora da caixa”.

13. Chocolate

O filme conta a história de uma mulher que se muda para uma pequena cidade na França e abre uma loja de chocolates.

A população local, no início, não acredita que o seu negócio durará muito. Com o tempo, entretanto, ela se integra com os locais, conquista a confiança de todos e o seu negócio prospera.

É sempre bom ver uma história de sucesso e sonhar com o dia que a sua loja também cairá no gosto popular, não é mesmo?

14. Mens@gem pra você

A comédia romântica, protagonizada por Tom Hanks e Meg Ryan, tem um pano de fundo interessante de ser visto e analisado por pequenos empreendedores.

Kathleen (Meg) é proprietária de uma pequena loja de livros, bairrista, e que vem sendo repassada entre gerações. Quando Joe (Tom) chega à cidade com sua gigante rede de livrarias, ela vê o seu negócio ser ameaçado.

Como lidar com os grandalhões do mercado? Kathleen pode lhe mostrar o caminho.

15. Julie & Julia

Tudo começou com um blog, despretensioso, de culinária. E as histórias ali contadas, que iam além de receitas prontas e medidas, acabou conquistando milhares de pessoas.

Baseado em uma história real, o filme mostra como um projeto pode se transformar, repentinamente, em sucesso internacional. Graças à uma ideia original e  o alcance quase imensurável que a internet proporciona.

Você tem algum filme que te inspira que deveria estar nessa lista? Compartilhe com a gente!