LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

5 dicas para marinheiros de primeira viagem no comércio eletrônico

Começar um negócio próprio não é fácil, mas, se você tomou essa decisão e aceitou o desafio, merece os parabéns!

Provavelmente, você sentiu um friozinho na barriga e está se perguntando como vai ser navegar por esses novos territórios. Perfeitamente normal. O segredo para evitar surpresas desagradáveis e aumentar suas chances de sucesso é se preparar.

Então relaxe e confira algumas dicas que vão ajudá-lo nesse percurso e aproveite a viagem!

1.       Saiba no que você é bom e, principalmente, no que não é

Autoconhecimento é o primeiro passo para o sucesso. Você precisa conhecer seus pontos fortes, mas principalmente ter muita clareza sobre seus pontos fracos.

Seja humilde para reconhecer suas deficiências. Não é vergonha nenhuma não ser bom em alguma coisa. Até porque é praticamente impossível ser bom em tudo.

Somente sabendo quais são suas deficiências é que você poderá buscar ajuda. Ela pode estar em livros, cursos ou até em profissionais especializados no assunto. Vale tudo. O importante é que você aprofunde seus conhecimentos nas áreas em que não é tão bom assim.

2.       Diferencie-se da concorrência

A concorrência no mercado online é cada vez maior. Para ter sucesso, é necessário sobressair. E, para isso, você precisa buscar alguma coisa que diferencie sua loja de tudo o que está aí.

Você pode se diferenciar pelos produtos que vende, mas não para por aí. Você também pode oferecer um excelente serviço de atendimento ao cliente ou ter os preços mais competitivos do mercado. Cabe a você escolher seu diferencial.

O importante, aqui, é ter em mente que se você for só mais um em um mar cheio de rivais, ter sucesso será muito difícil, para não dizer impossível.

3.       Trabalhe sua marca

A marca de uma empresa, independentemente de qual segmento ela atua, é o DNA, a carteira de identidade. Para uma loja que dialoga diretamente com o cliente final, essa relação é ainda mais forte.

Você precisa definir não só o seu diferencial, como afirmamos no item anterior, mas também qual será seu público-alvo, que mensagem você quer passar etc. Resumindo: você tem de definir o que será sua empresa, sua loja virtual.

É isso que sua marca deve refletir. Ao olhar para sua marca, as pessoas precisam saber o que é a sua empresa, qual a essência da sua loja.

Sua marca é o seu cartão de visitas. Cuide bem dela!

4.       Espalhe a notícia

Agora que você sabe quais seus pontos fortes e fracos, sabe qual é o seu diferencial e trabalhou com carinho a sua marca, provavelmente tem um negócio e tanto nas mãos, não é mesmo?

Não, não é. Isso mesmo, você ouviu bem. Não, não é. De que adianta ter a mais espetacular loja virtual da galáxia se quase ninguém, além de você e sua mãe, sabe que ela existe? De que serve tanta dedicação, se as pessoas não compram na sua loja?

Propaganda é a alma do negócio. Use as ferramentas disponíveis para que sua loja apareça nas ferramentas de busca. Descubra quais os melhores canais para tornar sua loja conhecida, trabalhe com capricho em uma boa estratégia de e-mail marketing.

Enfim, corra atrás para que o planeta saiba que existe uma loja online espetacular no mercado.

5.       Conheça seu orçamento

Saiba quanto você tem disponível para investir na sua loja virtual e mantenha-se dentro de suas possibilidades.

É como quem vai morar sozinho pela primeira vez. Dificilmente dá para mobiliar toda a casa de uma vez. Primeiro você compra a geladeira, o colchão, enfim, aquilo que é necessário para sobreviver. Aos poucos, você vai incrementando o seu lar.

Com sua loja online é a mesma coisa. A chance de você não conseguir fazer tudo de cara, por causa de limitações orçamentárias, é grande. Então, faça aos poucos e não dê o passo maior que a perna. Primeiro concentre-se em um site atrativo e funcional. Afinal, é no seu site que os clientes compram.

Depois, com o tempo, conforme o negócio for prosperando, você pode aprimorá-lo, aumentando a equipe, investindo em um estoque bacana e uma sede legal. Tudo a seu tempo.

Pronto para içar as velas e se lançar nessa aventura? Então boas vendas!

 

>> Baixe grátis o E-book Como montar sua primeira loja virtual.