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Aprenda a definir melhor seus preços e a multiplicar seus ganhos

A loja está linda, o sistema funcionando bem, você já está alinhado com parceiros, fornecedores e pronto para começar a vender!

Mas peraí! Está faltando um “detalhe”: os produtos ainda estão sem preço.

É, parece tarefa fácil, mas muito empreendedor emperra nesse momento.

Não é para menos, os preços do mercado online estão sempre na mira do consumidor, até mesmo daqueles que não pretendem comprar e só querem ter uma ideia de “quanto custa”.

Pesquisa da ABI Research aponta que 35% dos consumidores utilizam seu smartphone para pesquisar preços e informações de produtos antes de sair “à caça” da mercadoria.

Sentiu o peso da responsabilidade? Pois é, então veja algumas dicas que vão ajudá-lo na hora de traçar a estratégia de precificação dos seus produtos:

Estude seu público-alvo

Este é o primeiro passo para começar sua estratégia de precificação. Aliás, esse é o primeiro passo para qualquer estratégia no seu e-commerce. É ele que você quer atingir; é ele que vai reagir às suas propostas e é ele que vai determinar o sucesso ou o fracasso da sua loja.

Pensando em preços, é importante que você conheça os hábitos de consumo do seu cliente, quanto ele costuma gastar e quais os meios de pagamento preferidos.

Defina o lucro desejado

A dica para chegar a uma porcentagem ideal é calcular o máximo e o mínimo e colocar sua margem no meio desses dois pontos. Você não pode querer faturar tudo de uma vez em uma única mercadoria, mas também não deve vendê-la a preço de custo.

Aliás, vale lembrar que o custo de uma mercadoria não é somente o que você pagou, de fato, por ela. Não se esqueça que nessa conta devem ser incluídas despesas como transporte e recursos de energia e tempo.

Tenha um diferencial e cobre por ele!

Brigar somente pelo menor preço é uma visão muito rasa do mercado. Concorrer centavo a centavo com outra loja nem sempre será a solução para conquistar a venda, ainda mais com grandes players do mercado que conseguem preços supercompetitivos.

Você precisa se destacar na multidão, isso fará com que o cliente pague o valor que você estabeleceu sem reclamar. Os caminhos vão desde um atendimento personalizado e eficaz até uma entrega rápida, com frete grátis.

Fique SEMPRE de olho no mercado

O monitoramento da concorrência deve ser constante. Na internet tudo é muito dinâmico, e os preços podem aumentar e diminuir no intervalo de horas. Da mesma forma, promoções relâmpagos podem ser lançadas sem aviso prévio, e, da noite para o dia, o produto X se tornar o mais procurado da semana. Tudo isso influencia diretamente no valor que você vai cobrar em sua loja, portanto, não durma no ponto!

Não tenha medo de mudar

Como já dissemos, esse mercado é muito aquecido e as coisas podem mudar de uma hora para a outra. Não tenha medo de reagir. A precificação dinâmica é um recurso que as empresas têm utilizado para acompanhar esse ritmo frenético. Fatores como estoque, concorrência, satisfação do cliente e demanda influenciam nos preços que, a qualquer momento, podem ser trocados. Se achar que esse é um bom caminho a seguir, faça testes e mensure resultados.

Preparado para embarcar nessa importante missão e definir melhor seus preços? Então comece já, não perca tempo!