LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

18 afirmações saudáveis para todo empreendedor

Criar um negócio de sucesso é travar uma batalha por dia. Se você está nessa jornada, pode bater um desânimo de vez em quando – afinal, sabemos que nem tudo são flores no caminho.

Mas o segredo para chegar à reta final e colher os frutos de todo esse esforço é persistir e inspirar as pessoas que estão à sua volta a seguirem em frente.

Quer uma forcinha? Confira algumas afirmações saudáveis que vão ajudá-lo a se lembrar do seu papel à frente dessa empreitada e a manter-se produtivo.

1. As pessoas devem sempre vir em primeiro lugar

Nas suas decisões, as pessoas (sua segurança, sua privacidade, etc.) devem ser mais importantes que todo o resto (lucro, por exemplo). Pode ter certeza de que elas lhe devolverão em troca disto exatamente o que você precisa.

2. Gerenciamento é o que você faz com as pessoas e não para as pessoas

Você precisa da participação ativa dos seus colaboradores. Tomar decisões sozinho para que os outros simplesmente as cumpram não é uma decisão inteligente.

3. Se você não pode medir os resultados, não pode gerenciar

Antes de colocar qualquer plano em curso, defina como saberá se houve sucesso em cada passo do projeto.

4. Lembre-se sempre de que isto é um negócio

Evite levar qualquer situação (boa ou ruim, do seu ponto de vista) para o lado pessoal. Respeitar e ter cuidado com as pessoas não quer dizer que você deve tratá-las como sua família ou seus amigos.

5. Veja os problemas do tamanho que realmente são

Evite se preocupar com coisas pequenas (são coisas pequenas, afinal) porque é natural que elas existam, mas não é saudável que elas te distraiam do que realmente importa.

6. Você só conseguirá alcançar o que for uma meta

Se você não tiver clareza quanto ao que deseja – ou se não souber transmitir isso aos seus colaboradores –, nunca saberá quão longe poderia ter chegado.

7. Sua energia inspira a energia dos outros

Na sua posição, o bom humor, a alegria e a energia que você coloca no trabalho influencia diretamente a dedicação e o clima em que produzem os seus colaboradores.

8. Se algo precisa acontecer, deve começar por você

Seja uma nova tecnologia, uma faxina de fim de ano ou a mudança na forma como o atendimento ao cliente é feito, seus colaboradores só entenderão perfeitamente o que deve ser feito quando virem (diariamente) o seu exemplo.

9. Seja bom com as palavras, mas dedique-se frequentemente às atitudes

Persuadir e ensinar são atividades na ordem do seu dia, claro, mas não são tão importantes quanto abandonar o discurso e mostrar que suas promessas são cumpridas.

10. Em qualquer jogo, a melhor performance começa quando todos conhecem as regras para vencer

Ao criar seus processos e as metas da empresa, deixe claro como as pessoas devem executar o trabalho e onde elas podem adaptar e, por fim, demonstre por A+B o que será considerado sucesso e o que é proibido ou considerado um resultado ruim.

11. O simples, prático e limpo é frequentemente o melhor método

Tanto no design de produtos (e os equipamentos da Apple estão aí para provar) quanto no design de processos, menos é mais sob qualquer ponto de vista.

12. Sua meta é conseguir o consenso

Não é que todas as pessoas precisem concordar com você o tempo todo, mas a maioria deve. Peça sempre opinião e argumente bem, a não ser que alguém de sua equipe consiga fazer o oposto com você – é importante estar aberto a isto.

13. Quando você compartilha o poder, fica mais poderoso

Respeito e afirmação são daqueles bens que quanto mais dividimos, mais multiplicamos. Deixe as pessoas contribuírem e todos serão parte das decisões, lutarão por elas.

14. Faça sua rotina divertida, na medida do possível, e todos saem ganhando

Você terá dias menos pesados, seus colaboradores se sentirão mais felizes e produtivos e isto tudo será revertido em soluções e resultados melhores.

15. Resolva os problemas e pare de apenas olhar para eles

Não perca tempo demais demonstrando irritação ou reclamando sobre algo que está errado. Concentre-se nas soluções e você gastará mais energia sua e dos outros com o que importa de fato.

16. Se está difícil deve ser porque você está muito próximo do sucesso

Como nos jogos, quando mais você evolui, maiores são os desafios e, depois dos maiores, geralmente vêm vitórias retumbantes. Não vá desistir agora!

17. Seja firme quanto à meta e flexível quanto ao método

Há inúmeras formas de alcançar o sucesso da sua empresa, desde que esta seja a meta. Se não aconteceu como previsto de um jeito, mude o que for necessário e tente de outro.

18. Saiba que nem tudo está sob seu controle e seja paciente

Problemas acontecem sempre e sem aviso e não é necessariamente culpa de alguém. Importa mais saber lidar com a crise e ter fôlego para encontrar novas soluções e caminhos do que descobrir de quem foi o erro. Amanhã tudo pode ser diferente.