LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

6 coisas sobre vender pela internet que ninguém quer te contar (mas você precisa saber)

Veja se você já sonhou com algo assim: ganhar dinheiro vendendo pela internet, não ter que dar satisfação para nenhum chefe chato, fazer o seu próprio horário e tomar suas próprias decisões. Olhando para o lado bom, a vida de empreendedor online é ideal para muita gente.

Mas, como você já deve ter imaginado, nada é tão simples assim. Manter um negócio funcionando com sucesso demanda muito mais esforço e responsabilidade do que muita gente imagina e a internet não é exceção. Para te ajudar nesta tarefa, listamos algumas dicas para que você entenda como funciona esse mundo (e que ninguém, ou quase ninguém, vai te contar).

Site no ar é só o primeiro passo

O lema é de um filme antigo: construa e eles - os clientes - virão. Se isso já foi verdade algum dia na internet, não é mais. Colocar a sua loja virtual no ar é só o primeiro passo e não significa que todos os seus produtos serão vendidos em uma semana. Precisamos ser sinceros e dizer que não é assim que as coisas funcionam. Você vai precisar investir tempo (e dinheiro) na divulgação de sua loja para atrair consumidores potenciais e realizar a tão esperada primeira venda.

É preciso conquistar a confiança

Ao contrário de uma loja que já está há muito tempo no mercado e já tem seu nome consolidado, você precisará investir para construir a sua marca junto aos clientes.

Mostrar que seus produtos têm qualidade, que comprar em seu site é seguro e que ele receberá a mercadoria no prazo estipulado são alguns dos sinais que você precisa dar para conquistar a confiança do público.

Com a facilidade de acesso a tecnologias avançadas e preços acessíveis, ficou mais simples montar um comércio eletrônico. Mas isso também implica em uma concorrência maior. Por isso, você precisa se diferenciar.

Resultados positivos podem demorar

Se você esperava ter um faturamento muito positivo logo no começo, é melhor refazer os cálculos. Mantenha os pés no chão e saiba que o lucro da sua loja digital pode demorar a chegar. É preciso, também, se preparar para encarar a situação de loja virtual dando despesas nos primeiros três meses.

Organize-se para ter um salário menor no começo, procure manter todos os gastos anotados e estipule metas de crescimento para ficar no azul.

Você é responsável por tudo

Quando você trabalha em uma empresa, ao surgir algum pepino é só chamar o chefe, certo? Pois bem, agora a batata quente está em suas mãos. Não tem para quem terceirizar os problemas que pintarem.

É preciso estar preparado para tomar decisões certas a qualquer momento, pois elas vão impactar nos seus resultados.

As mercadorias não andam

O site no ar e o planejamento fazem uma boa dupla. Agora, a sua loja precisa do terceiro passo, que é a logística. Quem vende na internet precisa saber como os produtos vão ser entregues e estar sempre atento a pequenas mudanças que podem gerar melhorias nesse processo.

Você precisará decidir o planejamento de estoque (quanto comprar e quando), fazer os pedidos e definir também as opções de entrega dos produtos para seus clientes. Isso pode envolver os serviços dos Correios e pesquisa de boas transportadoras.

O desânimo pode bater na sua porta

Agora, depois de ler tudo isso, você pode até ter ficado desanimado. Não fique! O mundo digital tem muitos desafios, mas segue sendo a maneira mais fácil (e de menor custo) para você realizar o seu sonho de empreender.

Listamos o que ninguém quer te contar sobre as vendas na internet para você se preparar e conseguir evitar os problemas. Só assim, você e a sua loja não vão ficar restritos a 10 vendas (ou menos) por mês. Seguindo as dicas e trabalhando duro, você tem muitas chances de ver a sua loja virtual prosperando cada vez mais.