LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

Em uma das melhores palestras do QCon 2015, UOL HOST demonstra vantagens do LXC

O UOL HOST marcou presença no QCon 2015, edição brasileira de um dos maiores congressos de desenvolvimento de software do mundo, realizada em março, com a palestra "Uma Abordagem Prática ao LXC", conduzida por Marcus Vinicius Soares, arquiteto de sistemas do UOL HOST. 

 Update: A organização do evento listou as 10 palestras mais bem avaliadas e com público amplo dentre as 87 que aconteceram durante o Qcon SP. E "Uma Abordagem Prática ao LXC" está entre elas! 

O tema estava alinhado com um dos grandes hypes do congresso: o Docker, uma plataforma de distribuição de aplicações por meio de contêineres virtuais.

“Para todos vocês que estão animados com o Docker”, começou Soares, “eu recomendo dar uma olhada e aprender sobre o LXC, que, afinal de contas, é a base para o Docker”.

Para Soares, a virtualização na indústria de TI já é quase um assunto ultrapassado. “Há dez anos, ninguém falava disso. Hoje, praticamente, não há mais do que falar”, provoca o palestrante.

Apesar dos benefícios amplamente conhecidos da virtualização, o palestrante enumerou alguns problemas da tecnologia, como o tempo de provisionamento e o grande número de servidores necessários para as arquiteturas mais modernas.

Entre as vantagens do LXC apontadas pelo palestrante estão o custo baixo, a agilidade e a flexibilidade, além da compatibilidade com HPC (ambientes de alto desempenho).

Soares também demonstrou aos espectadores da palestra como configurar um contêiner, em um rápido passo a passo.

O especialista ainda deu dicas para utilizar o LXC de maneira mais eficaz. São elas: abstrair bastante a informação, para facilitar a compreensão de sua equipe; ficar de olho nas atualizações do Kernel; e ter sempre o Kernel Debug habilitado.

Interessou-se pelo tema? Então, você vai gostar também deste artigo:

LinuX Containers (LXC): como funciona e quais são suas vantagens.