LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

Reality show mostra os desafios de ampliar um negócio online

Criar um negócio de sucesso na internet é uma jornada cheia de desafios, aprendizados e muita dedicação.  E é essa realidade que o reality show Impulso Digital vai mostrar de perto, a partir desta sexta-feira (24/04).

Quem ficar de olho no projeto poderá acompanhar, durante dez meses, a rotina de Alcyr Ferreira Neto, proprietário da loja de produtos para o lar Empório do Lazer, que quer fazer da loja virtual seu principal negócio.

Mas, esse é um percurso cheio de obstáculos que, infelizmente, nem todos conseguem concluir. De acordo com o IBGE, quase metade das empresas brasileiras fecha antes de chegar aos três anos da existência. E é com o objetivo de diminuir essa estatística que nasce o Impulso Digital.

O reality vai registrar todos os passos do empreendedor nessa caminhada rumo à expansão da empresa. Em cada etapa, Neto contará com a ajuda de especialistas em diversos temas (como finanças, gestão, logística e marketing) para dar um impulso na sua loja virtual.

“Eu sabia que precisava aprender mais, me especializar. Com o Impulso Digital, vou saber navegar melhor nesse mundo e realizar meus sonhos", conta o empreendedor.

Dinâmica do Impulso Digital

Todo esse processo de transformação será registrado em vídeos, fotos e textos, e divulgado em diversos canais como blog e redes sociais. Assim, Neto e os especialistas irão compartilhar com outros empreendedores as lições aprendidas e os desafios superados.

Embora administre uma loja física há 10 anos, quando sentiu, três anos atrás, a necessidade de ampliar seus negócios com a ajuda da internet, Neto passou a ter dificuldades por tratar-se de uma dinâmica totalmente nova e diferente. “Vender na loja virtual tem muitas variáveis. É bem mais complexo do que na loja física”, diz Neto.

Os problemas que ele enfrenta são comuns a muitos pequenos empreendedores, como a falta de organização e planejamento. “O Neto é cheio de vontade de crescer, mas falta informação e ferramentas para ajudá-lo nesse processo”, aponta Marcelo Varon, gerente geral de marketing e vendas do UOL HOST.

Nesse desafio, Neto contará com o apoio de alguns dos melhores especialistas em negócios online do mercado. Como, por exemplo, o seu mentor nesse projeto, In Hsieh, que participou do processo de criação do Submarino, um dos maiores varejos online do Brasil. Mais recentemente, Hsieh criou as startups de e-commerce Baby.com.br e a 4vets.com.br.

Outro profissional que dará uma força para Neto é Edson Rigonatti, sócio da Astella Invest. Ele será consultor da primeira etapa do Impulso Digital, focando em Diagnóstico e Planejamento. “É preciso enfrentar um desafio por vez. Assim, a chance de dar o próximo passo aumenta significativamente. Ter foco é uma arte”, diz Rigonatti.

Não deixe de acompanhar a história de Neto e trazer toda essa experiência para a realidade de seu negócio. Abaixo você confere o primeiro capítulo: