LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

Feliz Dia do Orgulho Nerd

Por Jonny Ken

Atualmente, o dia 25/05 é divulgado pela mídia como o Dia do Orgulho Nerd. Mas nerd que é nerd sabe que, na verdade, é quando se comemora o Dia da Toalha. E se nada disso faz sentido para você, peço licença para perguntar: por onde você esteve nos últimos dez anos?

Por muitos anos, nerd foi um termo usado pejorativamente. Era como os populares e/ou fortões da escola chamavam as pessoas com pouca habilidade social e que gastavam mais o tempo mergulhadas no conhecimento do que conversando. Esse estereótipo de época foi bem retratado no filme Os Nerds Contra-Atacam (Revenge of Nerds), de 1984, dando uma forcinha a mais para difundir esse estereótipo.

Mas nos últimos anos, com a popularização da computação e a ascensão de personalidades ligadas a TI ao nível de superstars, como Bill Gates, Steve Jobs ou Mark Zuckerberg, ser nerd deixou de soar como algo pejorativo, como na década de 1980, para soar como uma pessoa que se interessa por determinado assunto. Muitas vezes, até passando a imagem de sucesso futuro na carreira.

Obras tratadas como bíblias no universo nerd, como a literatura de Tolken ou Douglas Adams, quadrinhos como os da Marvel ou DC e séries como Star Trek, atualmente são lançadas no cinema com recordes de bilheteria, agradando tanto ao público nerd quanto ao não nerd. Isso sem falar em outras obras, como o novo Star Wars, The Big Bang Theory e The Walking Dead na TV ou blogs, vlogs e podcasts com a temática nerd.

Com a queda no preço dos hardwares e a facilidade de crédito, muita gente tem a possibilidade de comprar um smartphone, objeto que dez anos atrás era desejo somente dos geeks mais aficionados. E com empresas de softwares criando jogos que agradam a todo tipo de público, videogame deixou de ser passatempo somente dos adolescentes com óculos de fundo de garrafa.

Vários dos principais eventos no Brasil e no mundo são com temática nerd, como a Campus Party, Comic Com e a BGS.

Legenda - Exemplo de coisa nerd: construir robôs na Campus Party para lutarem até um deles ser destruído

Com tudo isso, hoje em dia, tornou-se difícil identificar quem é nerd ou não. E isso é importante? Onde isso é importante na vida de uma empresa?

“É simples, mas é complicado”. Na verdade, não existe uma definição do que é ser nerd. Ou talvez seja uma definição que abrange tantas possibilidades que todo mundo acaba tendo um lado nerd. Eu gosto muito de uma definição do Alexandre Ottoni e do Deive Pazos, fundadores do site Jovem Nerd. De acordo com eles, nerd é aquele que se aprofunda em um tema que gosta, tornando-se um especialista pelo simples prazer de conhecer bem o assunto.

O nerd não assistiu somente a Star Wars. Ele sabe o motivo de a nave estar sem antena na cena X porque leu a respeito. Ele sabe por que o cara perdeu o braço no filme do novo Avengers. E ele vibrou com cada referência escondida no Senhor dos Anéis que ninguém percebeu. É aquele que gasta horas discutindo quem ganharia numa luta entre o Superman e o Goku, dando os argumentos físicos, biológicos e históricos em suas infinitas argumentações.

Essa busca solitária por informação, saber identificar quando usar esse conhecimento adquirido e ter uma visão mais clara do mundo são características importantíssimas para um profissional em um mercado de trabalho tão igual e, muitas vezes, nivelado (infelizmente) por baixo. São esses profissionais que, por terem encontrado tantas soluções sozinhos, podem resolver problemas de maneira rápida e mirabolante, sempre pensando dois ou três passos à frente. Isso sem contar que o lado nerd desbravador acaba normalmente sendo a semente do lado empreendedor.

Ou seja, um profissional bem complexo.

E se você é nerd, tenha orgulho do seu dia (mesmo sabendo que, na verdade, é o Dia da Toalha). Mas o mais importante é ter orgulho de ser nerd todos os dias. A fase ruim (se é que ainda existe uma fase ruim) é apenas um treinamento para você se dar bem no futuro. Bata no peito, respire fundo e deseje vida longa e próspera a quem ousar entrar na sua frente :)

P.S. 1: Dia da Toalha é o dia que se homenageia a literatura de Douglas Adams. Um bom viajante das galáxias sabe da importância de uma toalha.

P.S. 2: Se você se interessou pela temática nerd, aí vão alguns links interessantes que eu considero referências:

Sites:
Jovem Nerd: http://jovemnerd.com.br
Omelete: http://omelete.uol.com.br

Podcasts:
Nerdcast: http://nerdcast.com.br
Escriba Café: http://escribacafe.com

YouTube:
Nerdoffice: http://youtube.com/jovemnerd
Qu4tro Coisas: https://www.youtube.com/Qu4troCoisas
Ei Nerd: https://www.youtube.com/einerdtv
Nerdologia: https://www.youtube.com/nerdologia (o meu favorito)
Castro Brothers http://youtube.com/castrobrothers


P.S. 3: E se eu sou nerd? Posso me considerar um nerd de Copas do Mundo (é a maior parte da minha estante de livros e filmes) e de Novelas (a terceira maior). Ok! Assuntos não muito abordados pela maioria dos nerds, mas a busca por novas histórias me traz bastante felicidade.

P.S. 4: Nerd adora action figures. E "ai de você" se chamá-los de bonequinhos ou brinquedos.

P.S. 5: Se você leu PS1, PS2, PS3, PS4 e pensou em videogame, acho que tem grandes chances de ser nerd! rsrs