LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

9 lições de liderança de Orange is The New Black

O que o dia a dia de uma presidiária tem a ver com o de um empreendedor? Bem, depois de ler este texto, você vai se surpreender, pois há muito mais coisas em comum, no que diz respeito à liderança, do que você possa imaginar.

Para entrar no clima de estreia da terceira temporada de Orange is The New Black, série original da Netflix que mostra o dia a dia de uma prisão feminina, destacamos algumas lições que você pode aprender com as líderes de facções: Gloria, Red e Vee.

Se você ainda não assistiu as duas primeiras temporadas, cuidado com os spoilers! E não precisamos nem dizer que o crime não compensa, né?

1. Monte seu “time”

A primeira lição que um líder deve aprender, na série, é dada por Vee: um líder nunca será líder se não houver pessoas para serem lideradas. Ao chegar a Litchfield, ela logo tratou de juntar “suas meninas”.

Ao perceber que as negras não tinham uma “mãe”, ela deu um jeitinho de trazer todas para perto de si e, em pouco tempo, elas formaram uma “família”. E Vee pôde mostrar todo o seu talento nato para ser líder.

2. Seja paciente e esteja preparado para “entrar em ação” a qualquer momento

A latina Gloria sempre cobiçou o comando da cozinha, que durante muito tempo ficou sob os cuidados de Red. Ela sabia que sua hora iria chegar e manteve-se sempre a postos para esse dia.

Quando a mulher dos cabelos vermelhos foi expulsa da cozinha, Gloria e suas “chicas” imediatamente assumiram o lugar e, mesmo com muitas detentas “torcendo o bico” para sua comida, ela não se intimidou e provou que merecia estar ali.

3. Mantenha o time unido

Uma das mais marcantes características do grupo de Red é a união. A líder procura sempre estar por perto, escutando as meninas e incentivando-as ou confortando-as com uma palavra de apoio.

Um bom líder não pode se colocar em uma redoma de vidro. Ele tem de estar sempre por perto e com a porta de sua sala (ou de sua cozinha, nesse caso) aberta.

4. Desperte o talento de cada membro de sua equipe

A Suzanne, ou “Crazy Eyes”, nunca foi levada muito a sério pelas meninas negras. Antes da chegada da Vee, ela era excluída até mesmo dos momentos de lazer.

Mas quando a líder chegou, ela percebeu que Suzanne tinha suas qualidades e aptidões, e com muita persuasão ajudou-a a “se descobrir”. Ponto para Vee, que ganhou a mais fiel de suas escudeiras.

5. Promova momentos de descontração durante o trabalho

A Red que nos desculpe, mas depois que Gloria assumiu a cozinha, o ambiente ficou muito mais descontraído.

As prisioneiras vivem cantarolando, sorrindo e até mesmo dançando enquanto trabalham. Claro que, como uma boa líder, Gloria está sempre atenta e impondo limites, mas não as priva de momentos de descontração.

6. Seja duro com quem erra, mas não lhe dê as costas

Quando descobriu que Tricia teve uma recaída com as drogas, Red foi taxativa e não quis mais saber de papo com a moça. Mas a verdade é que, mesmo de longe, ela se preocupava com a detenta, tanto que sofreu bastante com sua morte.

Nicky, que também é uma viciada, quase passou por algo parecido, ao receber drogas de Taystee. Mas foi forte e não cedeu à tentação, assim, entregou a droga nas mãos de Red, como mais uma prova de respeito e confiança. A russa, por sua vez, foi mais uma vez dura com Nicky, mas elogiou sua atitude.

7. Foque nos resultados da equipe

Se vivesse no mundo corporativo, provavelmente Vee seria adepta da meritocracia. Na prisão, ela monta um esquema ilegal, obviamente, de venda de cigarro e coloca suas meninas para trabalhar.

A matemática dela é simples: as meninas que mais venderem, mais lucram e também mais sobem no conceito da líder.

8. Escute e aprenda com os concorrentes

Tanto Vee como Red já aprontaram várias para derrubar Gloria. Mas a latina continua firme em sua liderança e aproveita esses momentos para tirar lições.

Ela pode fingir que não ouve as concorrentes, mas, no fundo, acaba absorvendo algumas mensagens. Foi Red, por exemplo, que alertou a atual chefe de cozinha de que Vee era uma pessoa traiçoeira.

9. Assuma seu erro

A russa errou e errou feio ao armar para tirar Gloria da cozinha. O tiro saiu pela culatra e ela acabou queimando (literalmente) uma de suas mais fiéis ajudantes, a Gina.

O clima pesou e ela acabou perdendo o respeito das meninas por algum tempo. Mas ela não deixou a liderança escapar por entre os dedos. Assumiu seu erro, pediu desculpas e passou a ter um pouco mais de cautela com seus planos mirabolantes.

E então, preparado para descobrir novas lições com essas mulheres? Vamos acompanhar as próximas temporadas!