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8 dicas para desencalhar produtos do estoque

Produto parado no acervo é prejuízo

Estoque encalhado é sinônimo de dinheiro parado. Isso porque o inventário de uma loja virtual é um dos seus grandes investimentos. Sem produtos um e-commerce não vende, mas itens estagnados também geram prejuízo para o comerciante, já que o dinheiro gasto na compra não voltou para o caixa.

Especialistas contam que as lojas que giram o estoque ao menos duas vezes por mês conseguem comprar e vender o produto trabalhando com o dinheiro do cliente. Ou seja, quanto menor o estoque, maior é o capital girando sem colocar a mão no caixa da empresa.

Por isso é importante que você mantenha seu estoque sempre em movimento e fuja da tentação de comprar produtos só porque seu fornecedor ofereceu preços irresistíveis. Aposte em uma boa gestão do seu inventário para evitar que mercadorias fiquem paradas e que você precise arcar com prejuízos futuros.

Separamos oito dicas, que vão desde as famosas queimas de estoque até a revisão da descrição do produto, para ajudá-lo a se livrar dos itens que teimam em permanecer no seu estoque por longo tempo. Confira: 

1. Faça relatórios dos seus produtos

Um relatório bem-feito dos produtos com maior e menor rotatividade fará com que você saiba, de antemão, os artigos que merecem atenção especial. Além disso, você pode analisar os itens que estão parados por mais dias e tentar entender o motivo.

⇒ No Superguia – Prepare sua loja para decolar você encontra um modelo de planilha de controle de estoque para download gratuito.

Por exemplo, o preço não está muito elevado em relação ao mercado? Há muitas reclamações em relação ao item? Busque pistas que possam ajudá-lo a tomar uma medida eficiente.

Fique sempre de olho, também, na data de validade de produtos perecíveis, que é outro ponto importante para não perder mercadorias.

2. Avalie a descrição dos itens

Mais uma vez a descrição de produtos aparece como peça fundamental para as vendas. Certifique-se de que os itens da sua loja foram descritos da melhor forma possível. Muitas vezes, um produto pode ser deixado de lado por falta de informação ou boas fotos.

Experimente mudar os títulos ou todo o texto e veja se terá impacto positivo nas vendas. Outra forma eficaz de ajudar na saída dos itens encalhados é destacá-los no layout de sua loja virtual, dando-lhes maior visibilidade. Pequenas mudanças podem fazer grande diferença.

3. Aposte nas promoções

Esta é uma medida de curto prazo eficiente para vender produtos parados. Você deve oferecer bons descontos em relação ao preço original, mas faça as contas para não ficar no prejuízo.

⇒ Confira nesta série todos os passos para uma promoção de sucesso.

É importante que você determine, também, prazos para as promoções e não mantenha o preço atrativo por muito tempo, para que os compradores não se acostumem ao valor e a ação acabe perdendo a credibilidade.

Faça, ainda, uma ampla divulgação para atrair o maior número de consumidores. As redes sociais, o e-mail marketing e um banner em seu site são ótimos aliados para ajudar a espalhar o período em que seus produtos estarão com o preço reduzido.

O e-commerce de moda e esportes Kanui é um exemplo. Eles desenvolveram uma landing page exclusiva para divulgar sua queima de estoque de até 70%. Ao todo, são mais de 3.500 produtos escolhidos para fazer parte da promoção.

4. Ofereça vendas combinadas

Outra opção inteligente é associar um produto em promoção a outro vendido em sua loja pelo preço normal. Por exemplo: se você precisa vender traves de gol, aproveite a bola de futebol para fazer uma venda dupla. Por mais que o consumidor não esteja procurando pelas traves, a chance de sua promoção “bola+trave” fazer sucesso é muito maior.

O e-commerce de artigos esportivos Netshoes é um exemplo que adota essa estratégia. Eles oferecem a venda da seguinte forma: você está de olho em uma camisa polo, então eles sugerem que você adicione uma bermuda que está com 44% de desconto. Isso leva o consumidor a fechar negócio e aproveitar o valor. 

5. Pense na teoria da cauda longa

Você pode, ainda, apostar nessa conhecida estratégia. Aqui, o mais importante não é vender uma grande variedade de um único produto popular, e sim comercializar menores quantidades de variados itens, trabalhando com nichos.

Dessa forma, pense em que tipo de comprador poderia gostar daquele produto que você precisa eliminar do seu estoque e faça ações direcionadas a ele.

Por exemplo, você tem uma loja de moda feminina em geral, mas precisa liquidar algumas calças jeans de tamanho maior. Que tal uma ação voltada apenas para o público plus size?

6. Negocie com o fornecedor

Ter bons parceiros faz toda a diferença para você ter um negócio lucrativo. Por isso, busque fornecedores que permitam a renegociação de mercadorias que estão paradas por muito tempo ou, ainda, que façam uma recompra.

Eles ainda podem ajudá-lo com divulgação e ações que façam o estoque desencalhar, pois conhecem bem o público-alvo de seus produtos.

7. Crie um outlet em seu site

É cada vez mais comum encontrar lojas virtuais que têm outlets permanentes em seus sites. Essa ideia é uma ótima forma de acabar com o estoque de antigas coleções, por exemplo, que ficaram empacadas.

Mas tenha cuidado para a estratégia não dar errado e afetar suas vendas. É interessante que apenas as peças que sobraram em seu estoque sejam colocadas com descontos, assim, os consumidores não deixarão de comprar os produtos com o valor original esperando até que eles cheguem ao saldão.

Quer um exemplo para se inspirar? A loja virtual da Dafiti, especializada em moda e acessórios, oferece um outlet com até 80% de desconto no valor original do item. Para garantir transparência, eles sempre informam a porcentagem de desconto em cada produto, colocando o valor original e o preço de outlet.

8. Entenda as motivações do consumidor

Todo produto vendido supre alguma necessidade do cliente. Por isso é importante que os produtos da sua loja preencham esse desejo. Com isso em mente, pense naquilo que você tem encalhado no estoque e em como pode se tornar algo importante para os clientes da sua loja. Essa postura fará com que você consiga trabalhar o lado emocional do consumidor atingindo essa relação de necessidade.

Sua loja virtual está com algum produto encalhado no estoque? Então aproveite essas dicas e livre-se deles já!