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9 táticas para gerar leads para sua loja virtual

Saiba como atrair possíveis clientes

Se você é do tipo que vive pesquisando estratégias para conquistar novos clientes, se interessa por marketing digital e está sempre atualizado com as tendências do mundo virtual, já deve ter ouvido a palavra lead.

O termo em inglês se refere àquelas pessoas que ainda não compraram na sua loja, mas que são potenciais clientes. Elas, geralmente, são atraídas ao site por algum tipo de conteúdo que desperta o seu interesse. Pode ser um e-book, uma newsletter ou um webinar, por exemplo.

Para ter acesso a esse material exclusivo, a loja solicita que seja feito, antes, um cadastro. E aí, pimba! A empresa conquista os dados daquele potencial comprador, ou melhor dizendo, daquele lead.

Ah, mas é importante ressaltar aqui que é necessário, nesses cadastros, pedir autorização para o uso desses dados. O envio de mensagens sem permissão é ilegal!

Dito isso e supondo que a loja tenha essa autorização dos leads, com esses contatos em mãos é possível estabelecer uma relação mais próxima com eles e ajudá-los a realizar, finalmente, a primeira compra em seu site.

Segundo a HubSpot, plataforma especializada em marketing, leads com os quais você mantém contato geram, em média, 20% mais de oportunidades de vendas em relação àqueles que não recebem nenhum tipo de estímulo.

Outro dado da CSO Insights, uma empresa de pesquisa, aponta que as companhias que têm uma estratégia madura de geração e gestão de leads conquistam uma taxa 9,3% maior de vendas em relação àquelas que não possuem.

Mas conquistar esses cadastros não é tão fácil quanto parece. A geração de lead é consequência de uma estratégia bem trabalhada. Para atrair a atenção do usuário, é necessário que ele entenda que a empresa tem algo de bom a oferecer.

Veja, abaixo, oito dicas para instigar a vontade do usuário de se cadastrar no seu site:

1. Ofereça conteúdo

Este é o ponto principal para que um usuário se interesse em fazer um cadastro no seu e-commerce: oferecer informação de qualidade.

A maneira mais simples de dar o primeiro passo nessa direção é criar um blog ligado ao universo do qual sua loja faz parte. Depois que você tiver uma base interessante de posts, pode convidar os leitores a assinar uma newsletter. Mas atenção: para que isso funcione, é preciso ter regularidade nas publicações.

Outro caminho é criar e disponibilizar e-books gratuitos e pedir dados em troca do download.

2. Pratique preços diferenciados

Uma área restrita do site, que só pode ser acessada mediante cadastro, também pode ser uma boa maneira de conseguir “engordar” sua lista.

O e-commerce Magazine Luiza, por exemplo, oferece a quem se cadastrar, informando nome e e-mail, ofertas com preços exclusivos. Isso, além de despertar no visitante a vontade de desfrutar de descontos especiais, ajuda a chamar a atenção e a conquistar novos leads, que enxergam uma vantagem por fornecer seus dados.

3. Use também as redes sociais

As mídias sociais representam grande oportunidade para você conquistar leads. Elas também precisam ter conteúdo de qualidade e ser atualizadas com frequência.

Uma ótima forma de atrair a atenção de potenciais clientes é realizando ações de interação. No Instagram, por exemplo, você pode criar um concurso de fotos, ter uma hashtag exclusiva e solicitar o e-mail para que os interessados possam participar.

⇒ Para entrar em contato com o lead, você vai precisar de uma ferramenta de E-mail Marketing. Não perca tempo, conheça a ferramenta do UOL HOST que vai te ajudar nisso!

4. Faça bom uso do compartilhamento

Adicione um botão “compartilhe” nos conteúdos de seu site, blog e redes sociais. Desta forma, sua marca ficará exposta a um número muito maior de pessoas, que podem se interessar em saber mais sobre ela.

Não se esqueça de oferecer a opção de compartilhamento no WhatsApp também, o aplicativo de bate-papo está súper em alta e tem gerado grande quantidade de compartilhamento entre amigos.

5. Use a influência do cliente

Aposte na indicação dos seus consumidores. Ofereça descontos a quem indicar amigos. Afinal, não tem nada melhor que o marketing boca a boca para trazer leads de qualidade para o seu site.

Um exemplo é a Privalia, um outlet online de marcas famosas. A empresa oferece ao cliente um cheque-presente de 40 reais a cada amigo que ele indicar. Quem foi indicado também tem vantagens, um cheque-presente de 20 reais para ser usado na primeira compra no site.

6. Crie formulários simples

De nada adianta você receber novas indicações se o formulário de cadastro do seu site for muito extenso ou confuso. É importante que ele seja simples e fácil de ser preenchido, para que o internauta não desista no meio do caminho. Peça apenas as informações necessárias para contato. 

7. Transmita segurança

Este é um ponto de extrema importância para o visitante. Ele só se sentirá à vontade para passar algum dado pessoal para a sua empresa se perceber que seu site é um local seguro.

E a melhor forma de transmitir confiança aos usuários é usando selos de certificação e segurança. Coloque-os em um local visível para que o visitante perceba que está navegando em ambiente seguro. Além disso, você precisa ter um HTTP com o “s” no fim para indicar que a navegação em seu site está protegida.

Telefones, meios de contato, política de privacidade e ainda reviews de clientes que já compraram em seu site anteriormente também são ferramentas que ajudam a transmitir segurança ao seu potencial lead.

8. Use pop-ups

Se usadas da forma certa, as pop-ups podem ser muito eficientes para ajudar a gerar leads para seu e-commerce. Elas podem oferecer descontos na primeira compra e convidar o visitante a fazer parte da sua lista de contatos para receber promoções exclusivas, ter acesso a conteúdo relevante e ainda fazer parte das suas redes sociais.

O site americano de moda para mulheres plus size, Woman Within, é adepto das pop-ups. Elas são responsáveis por cerca de 25% da taxa de conversão. A marca também utiliza essa estratégia para aumentar seu número de seguidores nas mídias sociais. No Facebook ela já conta com mais de 673 mil likes.

9. Tenha um site voltado para a geração de leads

Faça uma revisão no seu site e tente encaixar, em diversas páginas, uma forma de captar leads. Não se limite apenas à página inicial. Pense em incluir uma boa call to action convidando os visitantes a conhecer e baixar seu conteúdo exclusivo, visitar o seu blog ou mesmo aproveitar um desconto na primeira compra.

Se você oferecer mais de uma opção em que o cliente precise fazer o cadastro, as chances de você garantir o contato dos visitantes serão maiores.

No Submarino, além do cadastro de compras e o campo de newsletter, é possível sugerir um produto que você gostaria de encontrar na loja. Para isso, é preciso informar seu e-mail. 

Dessa maneira, quando aquele produto estiver disponível na loja, o site consegue retomar o contato e tentar realizar a venda.

Dica extra: evite leads comprados

Existem empresas que vendem listas de contato. No entanto, se você optar por comprar esses dados, saiba que nem sempre aquela pessoa é um real cliente potencial.

Nem todas as empresas que vendem esse tipo de serviço se preocupam com a qualidade dos contatos, priorizando somente a quantidade. Neste caso, muitas vezes o consumidor repassado não tem interesse genuíno na sua marca. Fique ligado!

Convencido a usar essa estratégia? Para manter um relacionamento com o lead coletado, você vai precisar de uma ferramenta de E-mail marketing! Conheça a ferramenta de Email Marketing do UOL HOST e começe já a faturar mais!