LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

5 dicas para utilizar amostras grátis para promover seus produtos

Veja como é possível aplicar a estratégia no e-commerce

Consumidor adora experimentar antes de comprar. Por isso, o impacto causado por ações promocionais de sampling é muito significativo: de acordo com pesquisa da NewStyle, 69% dos consumidores homens e 78% das mulheres admitiram que são impactados por ações desse tipo.

O que é sampling? É o que conhecemos como “amostras grátis”, as queridinhas do público. As amostras grátis permitem que você atinja o cliente de perto, dando a ele a experiência do produto – e, assim, tendo mais chances de convencê-lo a comprar.

No universo do e-commerce é menos comum que o consumidor tenha contato com o produto antes de realizar a compra, como acontece com naturalidade nas lojas físicas. Mas nada impede que você envie ao cliente, juntamente com uma compra, por exemplo, uma demonstração de outro produto.

Quer começar a usar a técnica para promover os produtos da sua loja virtual? Então anote essas dicas!

Identifique seus objetivos

O primeiro passo é entender quais são seus objetivos para, então, encontrar a melhor maneira de alcançá-los. O sampling pode ajudá-lo a divulgar sua loja, conquistar novos clientes, fidelizar compradores, promover um produto e agregar valor à experiência de compra.

Faça um planejamento da ação, assim como você faria com qualquer outra. Não se esqueça de utilizar ferramentas para acompanhar esse processo, como a Planilha 5W2H.

Selecione o produto

A amostra grátis é uma estratégia certeira para a promoção de novos produtos. A NewStyle revelou que 82% dos consumidores brasileiros consideram que a técnica leva à compra de um produto novo. Afinal, a oportunidade de conhecer o novo é uma ótima arma de convencimento.

Você pode utilizar a técnica, principalmente, em duas situações: para demonstrar um lançamento ou potencializar a venda do carro-chefe de sua loja. Em qualquer uma das situações, o consumidor terá a chance de provar e você de concluir novas vendas.

Defina um público-alvo

O público-alvo da ação precisa se relacionar com seus objetivos. Se a intenção é trazer novos clientes, o foco deve ser naqueles que ainda não conhecem a loja; se é fidelizar, envie as amostras àqueles que já compraram com você.

A escolha do produto também influencia na seleção do público. Pergunte-se que tipo de consumidor poderia se interessar pelo produto que está sendo promovido e concentre seus esforços nele.

Segmentar o público por faixa etária, sexo, classe social ou interesse, por exemplo, aumenta muito as chances de transformar a ação em compra.

Planeje-se

Além de traçar metas, definir o público e selecionar o produto, é importante lembrar-se de outras atividades de planejamento. O sampling é bastante eficaz, mas pode sair caro. É fundamental estabelecer um orçamento para investir na ação, assim como ter as condições de funcionamento claras.

Aprenda a se planejar para uma promoção no capítulo 2 do Superguia Academia UOL HOST – Como planejar uma promoção de sucesso.

Preocupe-se com a qualidade da promoção. É mais interessante oferecer boas amostras a pequenos grupos de pessoas do que produzir algo com menos capricho em grandes quantidades. O que importa, aqui, é a conversão; ou seja, o número de impactados que, de fato, vai efetuar a compra. Por isso, prime pela qualidade.

Avalie os resultados

Para entender se a amostra grátis é uma técnica que funciona na sua loja e vale o investimento, não se esqueça de avaliar seus resultados. Quantas compras foram feitas estimuladas pela ação? O objetivo foi alcançado? A avaliação é essencial para ver o que deu certo e o que precisa ser mudado.

Agora que você já sabe como fazer, comece a usar as amostras grátis para surpreender seus clientes e aprenda como promover outros tipos de promoção com o Superguia Academia UOL HOST – Como planejar uma promoção de sucesso.