LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

Qual o buraco negro da sua empresa?

Christian Barbosa

Tenha uma meta principal para mover todas as outras

Um buraco negro é uma região no espaço que contém uma enorme quantidade de massa concentrada que nenhum objeto consegue escapar de sua atração gravitacional. Ou seja, é uma área de tamanha intensidade de foco que tudo é “sugado” para esse ponto. Esse é um conceito da astronomia, mas podemos definir também como uma metodologia a ser aplicada dentro de uma empresa.

Para fazer isso, devemos comparar a meta mais importante e fundamental da empresa com o buraco negro, que guiará a ação de todas as outras metas ou projetos. Basicamente, esse será o alvo de toda a estratégia que o empreendedor vai definir para conseguir alcançar o seu objetivo final.

Essa é uma estratégia que merece uma atenção especial, pois muitas empresas criam dezenas de metas para o ano que, na maioria das vezes, são mal definidas, mal interpretadas ou trazem um plano de ação desconhecido. Por conta disso, quando falo em metas, ressalto que quanto menos almejarmos, maior será o nível de execução. A partir do momento que adotamos esse conceito, conseguimos simplificar toda a estratégia, isso porque uma meta principal é responsável por guiar todas as outras.

Reduzir o número de metas não significa que a sua empresa deverá ter apenas uma meta. Se necessário, ela pode ter mais. No entanto, vale lembrar que todas devem ser complementares à meta mais importante da empresa, que será única e dará foco total aos colaboradores da organização.

E como descobrir essa principal meta? Você deve simplesmente entender que o principal objetivo de uma empresa com fins lucrativos é gerar lucros aos empreendedores ou acionistas. Isso significa que essa meta deve estar sempre ligada a resultados financeiros de alguma forma. Se a meta mais importante da sua empresa não tem relação com as finanças, possivelmente ela é uma Organização Não Governamental (ONG) ou qualquer outro tipo de entidade sem fins lucrativos.

E quais são os benefícios em aderir a esse sistema? As empresas que adotam a estratégia do buraco negro conquistam diversas vantagens. Primeiro, facilita a comunicação, alinha a equipe, evita confusões e acaba com as desculpas de desconhecimento da meta corporativa.

Além disso, a empresa consegue mensurar com facilidade o progresso de sua meta e garantir o acompanhamento por meio dos projetos de suporte. Esses projetos são as tarefas de grande duração que serão executadas ao longo dos meses para apoiar a realização da meta mais importante. Se seguir boas práticas para gestão de projetos, as atividades terão mais controle e capacidade de gestão, o que muitas vezes não acontece na gestão de metas.

Pense sobre esse conceito, no qual um objetivo maior atrai a realização de metas menores, assim como um buraco negro. Converse com seus sócios e apresente a ideia à diretoria. Faça com que cada um se pergunte: qual o nosso buraco negro que merece todo o foco e energia? Que projetos ou submetas suportam a execução dessa meta? Experimente o processo e veja os resultados!