LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

Conheça 10 atletas que também são empreendedores

Eles também são craques no mundo dos negócios

Dedicação, estratégia e liderança. Para ter sucesso nos negócios, é preciso de muitas das qualidades que também são necessárias no mundo esportivo. Não por acaso, vários atletas são donos de uma carreira bem-sucedida no esporte e no empreendedorismo.

Dividindo o tempo entre as competições e o escritório ou dedicando-se aos negócios após a aposentadoria, atletas do mundo todo empreendem, seja em áreas semelhantes ou mesmo em ramos totalmente diferentes das atividades pelas quais ficaram conhecidos.

Para comemorar o Dia do Atleta, confira dez deles que também são campeões nos negócios!

1.      Ronaldo Nazário

Não há dúvidas sobre o sucesso da carreira esportiva de Ronaldo Nazário. Conhecido como Fenômeno, o jogador é um dos mais famosos do mundo. Ele é um dos maiores artilheiros em campeonatos mundiais e detentor do título de “Melhor do Mundo” por três vezes, concedido pela Fifa.

E fora dos campos ele aplica seu conhecimento nos negócios. Ronaldo está à frente da 9ine, agência de comunicação com foco em esporte e entretenimento. Entre os clientes da empresa estão o futebolista Neymar Jr., o lutador Vitor Belfort, a cantora Paula Fernandes, a atriz Paolla Oliveira e o tenista espanhol Rafael Nadal.

Além disso, o jogador tem investimentos na área de educação e saúde, como a clínica de fisioterapia R-9.

2.      Gustavo Kuerten

Com mais de 20 títulos conquistados, inclusive o tricampeonato no torneio de Roland Garros, um dos mais importantes do esporte, Guga é um dos maiores nomes do tênis em âmbito mundial.

Hoje, aposentado das quadras, o tenista comanda o Grupo Gustavo Kuerten, holding que abriga o braço de investimentos imobiliários RGK, a franquia Escolinha Guga, administra parcerias e gerencia a marca Guga, lidando com venda e licenciamento de uma variedade de produtos.

Além disso, o grupo também se desdobra no Instituto Guga Kuerten, o braço filantrópico do negócio. A proposta do IGK, instituição sem fins lucrativos com sede em Florianópolis, é oferecer educação e esporte a crianças de baixa renda.

3.      Bernardinho

Bernardo Rocha de Rezende, o Bernardinho, é um dos maiores nomes do voleibol brasileiro. O atleta já atuou como jogador, mas foi como treinador que se destacou. Sob sua liderança já foram conquistados mais de 30 títulos, incluindo os Jogos Olímpicos, a Liga Mundial de Vôlei e os Jogos Pan-Americanos.

Além de ser campeão nas quadras, Bernardinho tem uma carreira bem-sucedida no mundo dos negócios. Economista por formação, ele aproveita seus conhecimentos no esporte como empresário.

Bernardinho é sócio e presidente do comitê técnico da Bodytech, uma rede de academias com mais de 90 unidades no país. Ele também está por trás da Escola de Vôlei Bernardinho, franquia de escolas que ensinam o esporte a crianças.

Fora do segmento esportivo, o empreendedor aposta em educação: ele é um dos sócios da EduK, startup que funciona como uma plataforma de cursos online em diversas áreas.

4.      Cesar Cielo

Recordista mundial e olímpico, campeão mundial, medalhista em Jogos Olímpicos e Pan-Americanos – sua carreira nas piscinas já rendeu muitos títulos e conquistas.

Cielo sempre demonstrou preocupação quanto ao que faria após se aposentar como atleta, e não perdeu tempo para garantir que estaria bem. Em 2010, criou a agência Cielo Sports, que gerencia a carreira de atletas, fazendo ponte entre eles e o mercado de marketing publicitário. Além disso, o nadador é sócio do restaurante Original da Granja, em São Paulo.

5.      Fabíola Molina

Fabíola Molina também fez sua carreira como nadadora. É medalhista em Jogos Pan-Americanos e conquistou mais de 50 títulos em campeonatos nacionais.

Aposentada das piscinas, desde 2013, a nadadora administra sua própria grife de roupas, a Fabiola Molina Moda Esportiva-Moda Praia desde 2004. A marca, que veste a Seleção Brasileira de Natação, é vendida em uma loja virtual e exportada para diversos países.

⇒ Faça como Fabíola e invista, também, em sua loja virtual. Baixe o e-book grátis: Como montar sua primeira loja virtual

6.      David Beckham

O jogador inglês vestiu a camisa de alguns dos principais times de futebol da Europa, passando pelo Real Madrid, Manchester United e pelo Paris Saint-Germain. Atuou, também, no time estadunidense Los Angeles Galaxy e, claro, na Seleção Inglesa, jogando também em Copas do Mundo.

Além do talento com a bola, o futebolista também é conhecido por sua beleza. E por que não ganhar dinheiro com isso? O jogador já esteve presente em campanhas publicitárias de uma série de grandes marcas, como a Emporio Armani.

Casado com Victoria, uma das maiores empreendedoras do Reino Unido, Beckham também resolveu investir em um empreendimento e lançou uma marca de uísque, a Haig Club, em parceria com a empresa de bebidas Diageo.

7.      Venus Williams

Ao lado de sua irmã, Serena, Venus Williams é um fenômeno do tênis mundial. A tenista norte-americana coleciona títulos dos mais importantes campeonatos mundiais do esporte, incluindo Wimbledon, o US Open, o Roland Garros e os Jogos Olímpicos.

Quando não está competindo, Venus se preocupa com suas duas empresas. Em 2002, a atleta fundou a V Starr Interiors, companhia que trabalha com design e decoração. Ela também tem sua própria marca de roupas esportivas, a EleVen.

A atleta faz o possível para cuidar de seus empreendimentos de perto, buscando todo o conhecimento necessário: ao lado das medalhas e dos troféus esportivos, Venus Williams tem um diploma em Moda, outro em Negócios e certificação como Designer de Interiores.

8.      George Foreman

A carreira de sucesso como empreendedor de George Foreman é tão conhecida quanto sua trajetória nos octógonos. O ex-pugilista foi campeão mundial de boxe por duas vezes e medalhista em Jogos Olímpicos.

Aposentado dos ringues, Foreman dedica-se às vendas de seus produtos. Mais famoso pelo George Foreman Grill, que já lhe rendeu milhões de dólares desde o lançamento, em 1995.

O campeão também tem sua própria linha de roupas, a George Foreman Signature Collection, e uma linha de produtos de limpeza, a George Foreman’s Knock-Out.

 Saiba como ganhar dinheiro com seu blog, leia e aprenda! 

9.      Maria Sharapova

A tenista russa é campeã nas quadras, com vitórias que incluem Wimbledon, o US Open, uma medalha de prata em Jogos Olímpicos e mais uma coleção de prêmios em competições no mundo todo.

Além de ser uma das atletas mais bem pagas do planeta, Sharapova também faz seu pé de meia longe do tênis. Em 2012, a tenista criou sua própria marca de doces, a Sugarpova. A empresa tem tido um ótimo desempenho e hoje entrega seus produtos para mais de 30 países, em três continentes.

10.  Magic Johnson

Earvin Johnson Jr., popularmente conhecido como Magic Johnson, é um dos maiores nomes do basquete nos Estados Unidos. O atleta construiu uma longa e bem-sucedida carreira como jogador da NBA, atuando como armador no Los Angeles Lakers.

Hoje, Johnson comanda a Magic Johnson Enterprises, holding que abriga uma agência promocional, uma rede de cinemas espalhados por vários locais dos EUA e um estúdio cinematográfico.

Além da empresa, o ex-jogador também lidera a Magic Johnson Foundation, que trabalha com educação e prevenção relacionadas ao vírus HIV. A organização conta, ainda, com centros de apoio e empoderamento e um programa de bolsas de estudo para jovens de baixa renda.

Surpreso com os nomes da lista? Inspire-se nesses atletas e corra atrás das suas vitórias!

 Baixe o e-book grátis: 10 ideias de negócios para você montar sua loja virtual e faturar muito