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Aprenda a modelar melhor seu negócio com 3 dicas

Bruno Perin

Como fazer os ajustes necessários para o sucesso do seu negócio

Ontem eu estava em um evento incrível e passei a tarde ajudando os jovens a ajustar melhor suas ideias de empreender. Como sempre, notei o erro mais básico como sendo a modelagem... E se você acha que é apenas entre eles, duas semanas antes dei aula em MBA e o erro disparadamente mais cometido também foi modelagem.

O que é modelagem, em primeiro lugar?

É quando você começa a fazer os ajustes no seu negócio para definir qual seria a melhor forma de atender à necessidade de determinado público para resolver um problema específico. De um jeito ainda mais simples, é você ajustar a melhor maneira de liquidar com um problema.

A principal modelagem acontece no início, quando a ideia saiu da mente e a pessoa está querendo encontrar o jeito de começar a testá-la. Justamente por poucos recursos, necessidade, tempo e energia disponíveis, quanto mais assertivo, melhor. Até porque isso pode ser fatal.

No entanto, nem sempre as pessoas levam tão a sério esse momento quanto deveriam. E esse continua sendo o grande erro que vejo no início dos negócios: ajustar a forma mais adequada de começar.

Desta forma, resolvi passar três pontos essenciais para você ficar ligado na hora de modelar o seu negócio:

1 – Ajuste de acordo com o problema, e não com o que você quer fazer.

É muito comum os empreendedores começarem a desenhar uma solução para o problema e se apaixonarem por ela. Assim, quando começam a trocar ideias com as pessoas e ver que aquela solução não é a mais adequada para o problema, elas querem buscar outro problema para atender, e não ajustar seu negócio para o problema.

Empreendedorismo é uma resposta ao problema, portanto, sua chance de ter um modelo de negócio mais sólido parte de você estar com a linha central sempre em: “Estamos resolvendo isso que nos propomos a resolver?”

2 – Trabalhe tanto na ideia quanto na comunicação dela.

Essa primeira etapa é fundamental para você não sair investindo seus recursos limitados em algo que, com um pouco de pensamento e bons feedbacks, seria evitado e, assim, poderia ser destinado ao lugar certo.

Perceba que quando falamos de empreendedorismo já esperamos ter muitas dificuldades. Quando falamos de startups teremos ainda mais dificuldades, portanto, evitar grandes adversidades logo na largada pode ser vital para o seu negócio. No entanto, o que muitas vezes acontece é que a pessoa trabalha forte no produto, na ideia, mas não pratica tanto a forma de se fazer entender.

É muito comum você ter uma ideia incrível e não conseguir mostrar isso, e aí desistir da ideia por achar que o mercado não quer, não gosta ou não faz sentido. Portanto, para ter bons feedbacks e ver o que realmente as pessoas pensam, gostariam e odiariam, você precisa ter uma comunicação muito precisa.

3 – Corte, corte e corte.

O maior erro disparado no início das startups é começar amplo demais. Nada chega nem perto disso. Normalmente, as pessoas pensam em resolver o problema de uma forma e criam diversas coisinhas extras para ajudar. Quando você vai começar a empreender em startups, já está promovendo uma solução diferente para um problema. A sua única busca deve ser, inicialmente, se aquela solução é boa ou não.

Cada coisinha extra que você pode achar que ajudaria os usuários a se manter mais tempo ou dar mais valor a sua empresa pode confundi-los. E entre oferecer mais valor e confundi-los, opte pelo SIMPLES, SEMPRE!

Você precisa saber se esse jeito vai ou não ser útil, foque seus esforços nisso. Depois que for ajustando e conseguir ver que faz sentido a forma como está resolvendo, você vai implementando as coisas. Imagine, sempre, uma pessoa buscando sua startup. Quanto menos opções ela tiver, mais fácil será para ela entender como funciona e se aquilo é bom ou não é. Se colocar algo mais, pode confundir. Ela não vai fazer nem experimentar o que deveria e você acaba não sabendo se é adequado aquilo que está fazendo ou não.

O Uri Levine, fundador do Waze, me disse: “O mais importante, no início do meu negócio, é saber o que não fazer”.

Quase todo dia estou ajudando alguém a modelar um negócio, e essas são as três coisas que vejo ser fundamentais para você prestar atenção quando estiver fazendo isso. Do fundo do coração, espero que auxilie você a deixar ainda mais lapidada sua ideia, e você fazê-la acontecer... E faça com diversão Free LifeStyle