LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

Site ou loja virtual: qual o melhor para o meu negócio?

Saiba a melhor maneira de trazer sua marca para o ambiente virtual

Que a sua empresa deve marcar presença online para conquistar e fidelizar clientes e, assim, continuar crescendo, você já está cansado de saber. Mas, provavelmente, ainda tem uma dúvida: criar um site ou uma loja virtual? Ao ler este texto, suas dúvidas vão acabar. Vamos lá!

Em primeiro lugar, é importante frisar que existe uma grande variedade de sites. Se, antes, a maioria das páginas na web eram estáticas e com poucas funcionalidades, hoje em dia elas recebem atualizações frequentes e são capazes de proporcionar uma ótima experiência aos usuários.

 Baixe e-book grátis: Como criar um site para sua empresa

Em meio a tantas transformações e novas funcionalidades, o melhor de tudo é que mesmo uma pessoa sem nenhum conhecimento avançado em informática consegue construir uma página web e colocá-la no ar, graças a ferramentas como Site Pronto e Loja Virtual do UOL HOST. Tudo isso com um custo bem acessível.

Agora que você já sabe que é capaz de construir um site, descubra, abaixo, qual é o tipo mais adequado para a sua empresa: uma loja virtual ou uma página institucional.

Site institucional

Você tem um escritório de advocacia, uma academia, um restaurante ou uma imobiliária? Enfim, você trabalha em um espaço físico que recebe clientes para atendimento? Então, construir um site institucional para a sua empresa é indispensável. No fundo, ele é o cartão de visita da sua empresa na internet.

De modo geral, os usuários fazem pesquisas pela internet antes de entrar em contato com alguma empresa. Nesse sentido, as empresas têm a obrigação de marcar presença online.

Então, lá no site institucional, as pessoas que buscam pelos seus serviços acessam as informações mais relevantes sobre a sua marca, como história, contatos, endereço, valores e detalhes dos serviços prestados. Por sinal, é mais um (ótimo) canal para atrair clientes.

Com o Site Pronto do UOL HOST, você consegue colocar um site profissional no ar em menos de 24 horas. São mais de 500 opções de modelos de site para você escolher o mais apropriado ao seu tipo de negócio. Não há mais desculpas para a sua empresa não ter um site.

 Baixe e-book grátis: Passo a passo para criar seu primeiro site no UOL HOST

Loja virtual

Em linhas gerais, uma loja virtual é uma página na internet que vende produtos 24 horas por dia, 7 dias por semana. Assim, sem sair de casa, os usuários acessam a página, escolhem os produtos que querem comprar e efetuam o pagamento de forma online em questões de minutos.

 Baixe e-book grátis: Como montar sua primeira loja virtual

Não é exagero dizer que o comércio eletrônico já está consolidado no Brasil. De acordo com a consultoria E-bit, esse mercado movimentou 41,3 bilhões de reais em 2015. Para este ano, a empresa estima um crescimento de 8% para 44,6 bilhões de reais.

Portanto, se você vende algum tipo de produto, construir uma loja virtual é a melhor opção, inclusive para fugir do aluguel de espaços físicos. No e-commerce, além de ter as mesmas preocupações de uma loja física, como estoque, precificação e concorrência, você também precisa ficar atento à logística de entrega e à estrutura do site.

Para proporcionar uma boa experiência de compra aos usuários, é fundamental que o seu site inclua atendimento online, descrições de produtos, um sistema de pagamento seguro, inserir contatos de telefone e e-mail e por aí vai.

Para não perder tempo (e dinheiro) fazendo o passo a passo para deixar seu e-commerce completo, contrate a Loja Virtual do UOL HOST, que já oferece uma plataforma pronta, e coloque sua loja virtual no ar em menos de 15 minutos. O seu único trabalho será cadastrar os produtos e divulgá-los.

 Baixe e-book grátis: Passo a passo para criar sua loja virtual no UOL HOST

 Agora que você já sabe a diferença entre os dois, escolha a melhor opção e coloque já sua empresa na internet!