LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

Google Apps for Work x Microsoft Office 365: qual é melhor para seu negócio?

Tire suas dúvidas sobre cada serviço e descubra qual faz mais sentido à sua empresa

Quando falamos de ferramentas em nuvem capazes de aumentar a produtividade de pequenas, médias e grandes empresas, Google Apps for Work e Microsoft Office 365 logo chegam à mente. Como as duas apresentam pontos fortes, a tarefa de escolher entre elas fica ainda mais complicada.

Para ajudá-lo nessa difícil missão, vamos detalhar todos os recursos que cada uma das ferramentas oferece, além, é claro, de apresentar os planos que elas cobram de acordo com o tamanho da empresa.

Basicamente, Google Apps for Work e Microsoft Office 365 são soluções em nuvem (SaaS – sigla em inglês para Software como Serviço) que reúnem aplicativos que toda empresa precisa para se manter produtiva, como ferramentas de videoconferência para reuniões online, de edição de textos e planilhas, entre outros.

 Leia também: SaaS x IaaS x PaaS: qual é o melhor modelo de cloud computing para suas necessidades?

Isso significa, na prática, que todos os documentos ficam armazenados online, e você pode acessá-los e atualizá-los em qualquer dispositivo: computador, tablet ou smartphone. Em resumo, você ganha tempo, segurança e mobilidade.

Para se ter uma ideia, segundo pesquisa da Forrester Research, empresas de grande porte que investem nesse tipo de serviço chegam a ter um retorno sobre o investimento (ROI) de 329%.

Mas o mais legal de tudo é que você pode contratar essas duas soluções pelo UOL HOST. A vantagem, aqui, está em fechar o pacote pagando uma cobrança fixa em reais, uma vez que essas ferramentas são estrangeiras. Assim, você não fica refém da variação cambial. Quer mais? O UOL HOST oferece suporte técnico 24 horas por dia, 7 dias por semana.

 Leia também: Cuidado: serviços em nuvens estrangeiras podem se tornar uma grande dor de cabeça

Agora, vamos ao que interessa. Abaixo, confira os pontos positivos das duas ferramentas e decida qual é o melhor investimento para o seu negócio:

Google Apps for Work

Para utilizar todos os recursos do Google Apps for Work, basta acessar qualquer navegador. Afinal de contas, tudo está na nuvem, 100% online. Ao todo, são mais de dez produtos disponíveis, como Gmail Profissional, Google Drive, Hangout, Planilhas e Documentos.

Em resumo, você consegue personalizar seu endereço de e-mail com sua marca (exemplo: contato@suaempresa.com.br), compartilhar e acessar arquivos de onde você estiver, editar documentos, planilhas e apresentações, além de realizar reuniões online com até 25 participantes. Para completar, dependendo dos planos, você tem armazenamento de 30 GB, 1 TB ou ilimitado.

 Conheça os planos do UOL HOST para o Google Apps for Work.

Desde 2006 no mercado, já são mais de 5 milhões de empresas utilizando os aplicativos do Google. Podemos destacar o gigante de tecnologia HP, que criou 650 mil documentos e compartilhou 100 mil arquivos com parceiros e clientes em apenas dois meses.

 Baixe e-book grátis: Tudo sobre o Google Apps for Work

Microsoft Office 365

Lançado em 2011, o Office 365 já possui uma base de mais de 20,6 milhões de usuários, de acordo com a própria empresa. O serviço funciona perfeitamente em: PC com Windows 7 ou versões posteriores; MAC OS X 10.10 ou versões posteriores; tablets e smartphones Android KitKat 4.4 ou versões posteriores; iPhone com iOS 6.0 ou posterior; iPad 7.0 ou posterior; smartphone Windows Phone 10; e tablet Windows Phone 8 ou posterior.

De modo geral, o pacote Office 365 oferece aplicativos semelhantes aos do Google Apps. Para realizar videoconferências, por exemplo, usa-se o Skype for Business. Por sua vez, o Word e o PowerPoint são os aplicativos de criação e edição de textos e apresentações, respectivamente. Por fim, o One Drive é similar ao Google Drive.

Vale lembrar que alguns planos oferecem a opção de instalação dos aplicativos para usá-los off-line. Mas como todos os planos disponibilizam o acesso online de recursos, a instalação dos produtos é opcional.

O grande diferencial do serviço da Microsoft é o Excel. Com uma capacidade muito maior de gerar fórmulas e macros, a ferramenta de planilhas do Office 365 consegue usar 17 bilhões de células, enquanto o Sheets (editor de planilhas do Google Apps) tem um limite de apenas 40 mil células. Nesse ponto, o Office 365 sobressai em relação ao Google Apps for Work.

Portanto, se a sua empresa faz muito uso de planilhas complexas, a melhor opção é o Microsoft Office 365.

Veja os planos que o UOL HOST oferece para o Microsoft Office 365.

No fundo, trata-se de duas soluções em nuvem que, comprovadamente, melhoram a produtividade das empresas. Depois de conhecer as vantagens de cada uma delas, contrate aquela que oferece aplicativos e planos mais compatíveis com seu negócio.