LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

7 ideias de negócios de consultoria para montar ainda neste ano

Confira as ideias de consultoria mais inovadoras para criar antes que 2017 acabe!

Um dos segmentos que mais tem crescido, nos últimos anos, é a consultoria. O consultor é um profissional que sabe muito sobre um assunto e, por isso, é capaz de aconselhar e conduzir pessoas e empresas a alcançar seus objetivos.

A carreira de consultor é bastante interessante para quem gosta de estar constantemente ligado a projetos, pessoas e desafios diferentes, e até para quem quer apostar no home office, já que muitos tipos de consulta podem ser feitos pela internet. Veja, na sequência, algumas áreas em que você pode atuar como consultor e empreenda ainda em 2017!

>> Aproveite para ler, também, 8 ideias de negócios que você gostaria que tivessem sido suas

Consultoria de amamentação

Amamentar é coisa séria e fundamental para o desenvolvimento de uma criança, mas muitas mulheres encontram dificuldades para amamentar, sobretudo as mães de primeira viagem. Para atender a essa necessidade, os serviços de consultoria de amamentação estão se tornando cada vez mais populares e lucrativos enquanto negócio.

“Amamentar é um ato fisiológico, mas que precisa ser aprendido. Não existe uma chavinha em nós que ligue a função ‘mãe’ assim que o bebê nasce e nos faz atender com maestria todas as novas demandas do nosso bebê”, explica Maria Claudia Calonassi, consultora de amamentação e shantala.

Consultoria ecológica e sustentável

Hoje é cada vez mais natural e necessário rever nossos comportamentos em prol do meio ambiente. Mas nem sempre é fácil encontrar medidas para diminuir o impacto ecológico, principalmente quando falamos de empresas.

O papel de um consultor de ecologia e sustentabilidade é justamente orientar pessoas e negócios a criar estratégias para poluir menos e utilizar os recursos naturais com mais sabedoria. Utilizar energia solar, aproveitar água da chuva e criar hortas urbanas são algumas das possibilidades que podem ser sugeridas por um consultor desta área.

Consultor de business plan

Com a crise econômica, que culminou em um grande número de profissionais fora do regime CLT, o número de novos negócios cresceu exponencialmente. No entanto, boa parte deles nunca teve a experiência de criar um negócio do zero e nunca ouviram falar em plano de negócios, ou business plan.

Esta ferramenta importantíssima para a validação de um modelo de negócio é a especialidade dos consultores de business plan, que têm como tarefa ajudar empresários e empreendedores a colocar suas ideias no papel e estruturar o negócio de forma que ele funcione na prática.

“Para atender este segmento precisamos ser observadores, bons ouvintes e pensar rápido para ajudar o empreendedor a entender o real cenário para que possamos desenhar o melhor modelo para ele olhando para as metas futuras”, conta Heide Vieira, consultora de desenvolvimento organizacional e fundadora da Evolvers Consultoria.

>> Leia, também, 11 dicas valiosas de planejamento para sua empresa fazer sucesso em 2017

Consultor de compras para maternidade

Junte a falta de tempo dos pais com a grande oferta de produtos para maternidade e fazer compras para um bebê que está prestes a chegar à família pode ser uma grande dor de cabeça. Para ajudar na compra de itens que realmente vão ser úteis e caibam no orçamento dos pais surgiram os consultores de compras para maternidade.

Entre as atribuições destes profissionais estão: estudar as necessidades, desejos, valores, orçamento e até mesmo a localização do quarto da criança para ajudar os pais a fazer boas compras. Muitos deles têm parcerias com lojas infantis e acompanham os clientes na compra dos produtos, ajudando-os a entender e testar o funcionamento de cada artigo.

Consultoria de economia para pequenas empresas

Se você é apaixonado pelas áreas administrativa e financeira e gostaria de trabalhar com novos negócios, este pode ser o empreendimento perfeito para você.

Um consultor de economia para pequenas empresas auxilia os seus clientes tanto a reduzir gastos e criar planos de reserva para emergências, quanto a desafogar negócios que estejam afundando em dívidas.

BÔNUS!

Existem outros tipos de negócios que, apesar de não serem consultorias, propriamente ditas, também oferecem a possibilidade de se estabelecer como um profissional que usa sua experiência e conhecimento para ajudar pessoas e empresas. Aqui tem dois exemplos deles de bônus para você:

Coach espiritual

O trabalho deste profissional é auxiliar o cliente a encontrar o equilíbrio entre mente e espírito, de forma a resgatar sua essência, desenvolver a autovalorização, o autoperdão e compreender melhor suas emoções de forma geral.

É bem comum que os coaches atendam de forma virtual, em escritório próprio ou home office, o que aumenta o leque de clientes que podem atender.

Mentor de concursos

É bom em concursos e adora ensinar pessoas? Então esse pode ser o negócio para você. “O mentor vai passar informações, compartilhar experiências, planejamento de estudos, entre outros, para fazer com que o estudante consiga ter mais ferramentas de estudo, e também trabalha o emocional em menor grau”, explica Laura Mattos, coach e mentora de concursos.

Gostou dessas dicas? Confira essas e outras ideias de negócios inovadores no e-book 100 ideias de negócios inovadores para ganhar dinheiro em 2017.