LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

6 maneiras de ganhar dinheiro com o mundo pet

Negócios não convencionais podem ser opção para quem quer empreender no segmento

Mesmo com a instabilidade da economia brasileira, uma das coisas das quais não abrimos mão é cuidar dos nossos animais de estimação. Não é à toa que o mercado pet é um dos que mais crescem atualmente.

Estima-se que existam cerca de 27,9 milhões de cachorros, 12 milhões de gatos e 4 milhões de outros animais no Brasil. O nicho gerou um faturamento de mais 18 bilhões de reais em 2016. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).

Entre os serviços mais contratados estão os relacionados a comida para animais (67%), serviços (16,7%), cuidados com os pets (8,1%) e veterinários (7,8%).

>> Leia também 4 dicas para montar um pet shop virtual

Apesar de o mercado ser promissor, fazer mais do mesmo pode não ser uma boa alternativa, e, por isso, muitas marcas estão investindo em negócios voltados para o mercado pet, mas com conceitos diferentes.

Conheça alguns deles e se inspire para montar seu próprio negócio!

Padaria pet

Cada vez mais, os donos de animais de estimação querem estar em lugares que aceitem os seus pets e os tratem bem. Estabelecimentos deste tipo são chamados de pet friendly e têm se popularizado bastante nos últimos anos.

Quem quer surfar nessa onda pode investir em modelos de lojas que tenham produtos para humanos e bichos, como as padarias pet. Nelas, tanto os donos quanto os animais de estimação têm cardápios com comidas, bebidas e podem aproveitar o tempo juntos.

Pet sitter

Os hotéis para cachorros e gatos já são bem comuns nas grandes cidades, e geralmente recebem animais quando os donos estão viajando ou ficam fora de casa por algum motivo.

O conceito de pet sitter nasce da premissa de que o animal fica ainda mais confortável e feliz em sua própria casa. Para que ele não tenha de se deslocar, o pet sitter é contratado para ir até a residência e alimentar, brincar e cuidar da limpeza do pet.

>> Pronto para criar sua empresa? Primeiro faça um Plano de Negócio!

Cemitérios e crematórios para animais

Normalmente, os animais de estimação se tornam verdadeiros membros da família, e quando chega a hora de eles partirem, muitos donos não sabem o que fazer.

Os crematórios e cemitérios surgiram como uma forma de dar aos animais um adeus mais apropriado e confortar o coração dos donos. É interessante que quem empreenda nesse segmento tenha equipamentos, pessoal e um bom espaço para velório e enterro.

Seguro e planos de saúde para animais

Assim como os humanos, os bichos também estão sujeitos a doenças e acidentes e precisam de assistência médica como nós.

Os planos e seguros de saúde cuidam deste aspecto oferecendo exames, consultas, check-ups e até cirurgias, quando forem necessárias.

Serviços de encontro para pet

Os animais que ficam dentro de casa geralmente não têm muito contato com outros de suas espécies, o que torna a procriação bastante complicada.

Para ajudar os pets a encontrar seus pares, já existem serviços de encontro, normalmente online, em que os clientes combinam hora e local para os bichos se conhecerem e, eventualmente, perpetuarem sua espécie.

Loja de ração integral

Os animais também merecem se alimentar de forma saudável! As rações integrais são uma novidade para quem quer oferecer um alimento com mais fibras e vitaminas e menos processado para o seu pet.

Hoje, é possível encontrar alguns estabelecimentos dedicados exclusivamente à venda de rações saudáveis, mas este ainda é um mercado não muito explorado e que pode representar uma boa oportunidade de empreendimento.

Precisa de mais ideias? Sem problemas! Veja essa e outras ideias inovadoras de negócio no e-book gratuito 100 Ideias de Negócio para Ganhar Dinheiro em 2017, inspire-se e comece a empreender ainda neste ano!