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Saiba como descobrir os produtos mais relevantes para o faturamento do seu negócio

Confira 3 técnicas para montar um mix de produtos vencedor!

Todos os produtos que você vende foram escolhidos com cuidado e os preços foram definidos de forma que seja possível pagar todos os custos de operação e ainda lucrar, certo?

Mas você sabia que, mesmo assim, ainda existem produtos que são mais importantes para o seu faturamento do que outros? E, ainda, eles nem sempre são os mais vendidos!

E saber quais são esses itens é a melhor forma de tomar decisões assertivas, mudando o seu portfólio de produtos, adequando seus estoques e investindo mais ou menos na divulgação de certos produtos para garantir que os artigos com maior margem de contribuição estejam sempre em destaque.

>> Leia também: Preço x Valor: Seu produto tem os dois?

Ficou curioso para saber quais são os produtos que mais ajudam a trazer dinheiro para o caixa da sua empresa? Então veja, a seguir, as melhores táticas para descobrir quais são os produtos mais relevantes para sua loja.

Controle o estoque

O primeiro passo para saber quais são as mercadorias mais importantes é fazer um bom controle do estoque da sua loja.

Sabendo o que vende mais e o que costuma ficar encalhado no estoque, você consegue entender melhor as preferências do seu consumidor, e esse pode ser um dos parâmetros para você fazer as próximas compras com os seus fornecedores.

É muito importante que haja um controle bem-feito do que entra e sai do estoque, e mesmo daquilo que é devolvido e reintegrado. Uma boa opção para fazer esse registro é usar essa Planilha de Controle de Estoque que desenvolvemos para você e sua loja.

Use a Curva ABC

A Curva ABC é um instrumento que os varejistas usam para saber qual é a real participação de cada produto no seu faturamento mensal.

A Curva ABC classifica os produtos em três categorias. As mercadorias nível A são aquelas que mais contribuem com o seu faturamento, e por isso são as mais importantes para seu negócio. As de nível B também são importantes, mas não contribuem tanto quanto as de nível A. Por fim, os itens de tipo C são os que menos colaboram com o faturamento da sua loja.

Se você também quer calcular o quanto seus produtos realmente valem para a sobrevivência do negócio, baixe gratuitamente a Planilha de Curva ABC que montamos para você.

>> Aproveite para descobrir Como calcular minha margem de lucro

Qualifique os produtos com a Matriz BCG

A Matriz BCG é outro instrumento excelente para te ajudar a avaliar o quanto cada produto vendido é importante nos resultados finais da sua loja e na evolução do seu negócio.

A ferramenta foi criada nos anos 1980 com o objetivo de categorizar artigos de venda de acordo com dois parâmetros: a importância do produto para o mercado e a participação que tem nas vendas. Considerando essas duas características, é possível encaixar todos os itens em 4 níveis.

O primeiro deles são os produtos abacaxi, mercadorias que não são tendência no mercado nem sucesso de vendas com os consumidores e, por isso, não fazem muita diferença no faturamento final do seu negócio. A segunda categoria são os produtos interrogação, que, normalmente, estão em alta no mercado, mas você ainda não sabe como seu público reagirá a eles. A terceira são os itens estrela, que estão na moda e têm tido ótima aceitação por parte da clientela. E, por último, temos os produtos vaca leiteira, mercadorias que, muitas vezes, são básicas e por isso não estão em alta no mercado, mas continuam vendendo muito e têm uma ótima margem.

Com essa qualificação fica muito mais fácil entender a importância de cada produto para sua loja! Para te ajudar a categorizá-lo, temos para download gratuito essa Planilha para Elaboração da Matriz BCG. Basta preenchê-la e a ferramenta vai dizer quais produtos são abacaxis, interrogações, estrelas ou vaca leiteiras.

Agora você já conhece as principais técnicas para descobrir quais são os melhores produtos da sua loja e montar um mix mais coerente e vendedor! Adéque seu estoque e se prepare para vender como nunca!