LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

5 ideias para empreender no ramo de eventos

Mercado oferece diferentes possibilidades e nichos para desenvolvimento de negócios

O mercado de eventos é um dos poucos que continuam a crescer mesmo em cenários econômicos desafiadores, quando os brasileiros são obrigados a reduzir os gastos.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta), em conjunto com o Instituto Locomotiva, em 2016 o setor de eventos faturou mais de R$ 17 bilhões, e a previsão é de que a receita de 2017 seja superior a R$ 17,2 bilhões.

Existem diversos segmentos que podem trabalhar direta ou indiretamente com eventos e surfar na onda deste mercado que está em constante expansão. A seguir, separamos algumas das principais ideias para empreender no setor de eventos para inspirar você a atuar neste ramo.

>> Leia também Apostar em um negócio da moda: boa ideia ou furada?

Cerimonial ou assessor de eventos

Em eventos grandes, como um casamento ou festa de 15 anos, por exemplo, a organização é essencial para que tudo saia como o planejado.

E, dificilmente, os noivos, aniversariante, ou quem esteja dando a festa tem tempo ou condições de conferir se tudo está andando corretamente. Nesse momento um profissional que possa coordenar o evento se torna indispensável.

O assessor, ou cerimonial para casamentos, é a figura que vai garantir que o buffet sirva os pratos no momento certo, que a equipe de decoração faça tudo conforme o combinado, que o DJ toque as músicas pedidas pelo cliente, e tudo o que for necessário para que os donos da festa possam aproveitar a comemoração sem se preocupar.

Serviço de buffet e coffee break

Quem trabalha ou tem interesse em gastronomia tem chances de se dar muito bem no ramo de eventos, principalmente se investir em um nicho específico e se dedicar muito a ele.

Qualquer tipo de evento, seja um encontro de empresários ou uma festa de aniversário, normalmente conta com algum tipo de refeição que, em geral, é contratada separadamente.

Os serviços de buffet, normalmente, oferecem opções mais elaboradas, como petiscos de entrada, aperitivos, pratos principais e sobremesas, e costumam ser destinados para eventos maiores, nos quais a comida será servida durante praticamente todo o tempo da festa.

Mas existem, também, empresas especializadas em produzir coffee breaks, ou seja, elementos que podem ser consumidos em uma pausa para um café. Lanchinhos, bolos, doces e bebidas cabem muito bem nesses momentos.

Recreação infantil

Em muitos eventos, sobretudo nos eventos sociais, como casamentos e aniversários, enquanto os pais querem aproveitar a festa, as crianças acabam ficando bastante entediadas.

Para ajudar a manter as crianças entretidas durante as festas surgiram as empresas de recreação infantil, que montam espaços no próprio ambiente do evento com brinquedos, livros e atividades que possam mantê-las ocupadas.

Quem pretende trabalhar com esse tipo de atividade precisa contar com monitores capacitados e adequar o serviço à infraestrutura e espaço do local onde será realizado o evento.

>> Confira, também, nossa lista com 7 negócios de consultoria para montar ainda esse ano

Locação de louças para festas

A decoração e o serviço são alguns dos pontos-chave de uma festa e, cada vez mais, tem havido um grande investimento em objetos que enalteçam a decoração.

No entanto, nem sempre temos em casa itens para servir suficientes ou adequados para uma festa. E é por isso que algumas empresas estão fazendo bastante sucesso alugando suportes para bolo, bandejas, vasos, pratos, jarras, bowls, centros de mesa, taças, xícaras e tudo o que ajude a deixar uma festa mais bonita.

Quem quiser apostar nesse segmento deve ter um bom mix de produtos e uma quantidade considerável, de forma a atender eventos de pequeno e grande portes. Também é essencial que haja um bom sistema de transporte para a casa do cliente, limpeza e armazenamento, para reduzir ao máximo o risco de danificar os artigos.

Organização de eventos de carbono neutro

Produzir um evento gera um grande gasto de energia, recursos e outros elementos que podem ser extremamente prejudiciais à natureza e ao próprio ser humano.

As empresas de organização de eventos carbono neutro fazem tudo o que um organizador de festas faz, mas cuidando para que, em todos os serviços, a emissão de gás carbônico e de outros gases de efeito estufa seja reduzida ao máximo.

Esse processo é feito, primeiramente, realizando um inventário de todas as atividades que podem gerar os gases, depois criando processos e estruturas que consigam reduzir e conter esses elementos (como coleta seletiva, reúso de recursos e energia) e, por fim, fazendo a compensação dos gases que não puderam ser neutralizados.

Gostou dessas ideias? Então comece agora mesmo a planejar o seu negócio e empreenda em 2018!