LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

Planilha ajuda a escolher o melhor regime tributário para o seu negócio

Com cálculo automático o empreendedor consegue comparar os principais regimes vigentes

Quem inicia um novo negócio precisa tomar várias decisões e realizar alguns processos para manter a empresa dentro da legalidade. E um dos primeiros passos na  formalização é a definição do regime tributário.

Escolher o melhor enquadramento é a garantia de que você vai pagar apenas os impostos devidos, nem mais e nem menos, e estará em plena conformidade com a lei. Optar pelo regime errado pode descapitalizar o seu negócio logo nos primeiros anos e colocar em risco a sua saúde financeira. Ou seja, é um passo muito importante!

>> Leia também MEI X Super Simples: qual a escolha certa para o meu negócio

Para pequenas e médias empresas essa pode ser uma escolha um pouco complicada, que envolve uma projeção de faturamento e particularidades do tipo de atividade que será realizada, já que existem tipos de negócio que podem ou não se enquadrar em determinado tipo de regime.

Por isso, o ideal é que você consulte o seu contador ou até mesmo um advogado especialista em Direito Tributário, que poderá analisar cuidadosamente o seu negócio e sugerir a melhor opção.

No entanto, para que você possa ter uma ideia de qual regime seria mais interessante, analisando pelo aspecto financeiro, criamos uma ferramenta para que consiga simular e comparar os resultados de cada um dos principais regimes tributários existentes atualmente: o Simples Nacional, o Lucro Presumido e o Lucro Real.

>> Aproveite para conferir, também, essas 6 dicas para se preparar para um novo ano fiscal

Depois de baixar a planilha, tudo o que você tem a fazer é preencher os dados solicitados na aba “Informações”.

Com base nos valores de Receita Bruta, Custo de Mercadorias, Folha de Pagamentos, Encargos Sociais e Outras Despesas, e na média das alíquotas segundo o faturamento dentro de um período, a ferramenta vai dar uma estimativa dos resultados que sua empresa teria caso optasse por um dos três regimes!

Quer fazer essa comparação? Então baixe gratuitamente a Planilha de Simulação de Enquadramento Tributário e confira agora mesmo!