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10 coisas que, provavelmente, você não sabia sobre Google Adwords

Desvende os mistérios dos links patrocinados

Já deve ter acontecido com você: queria comprar algum produto pela internet, mas não sabia ao certo em qual loja procurar, então, recorreu à “santa” ajuda da pesquisa no Google, que lhe trouxe diversas opções.

Aquele anúncio que tinha as palavras que você pesquisou parecia entender completamente a sua necessidade. Então, você não resistiu, clicou, gostou do que viu e comprou.

Identificou-se? Esse é o caminho mais comum realizado pelos consumidores online quando vão fazer pesquisas de preços ou produtos. Um estudo da Serasa Experian Marketing descobriu que as ferramentas de buscas geram, em média, 2,08% de conversões para um e-commerce.

E é por isso que ter campanhas certeiras de Google Adwords pode ajudar a alavancar suas vendas.

⇒ Leia também: Links patrocinados: perca o medo de usá-los

Nós sabemos que você já deve ter deparado com diversos conteúdos relevantes sobre o assunto, inclusive por aqui, mas tem alguns truques e verdades que, provavelmente, ninguém ainda te contou e que vamos revelar agora! Confira:

1 – Você pode escolher quando seus anúncios serão mostrados

Você não precisa divulgar seu anúncio 24 horas por dia. O Google Adwords permite que você defina quando gostaria que suas campanhas sejam exibidas aos usuários.

Não determinar esse prazo pode torrar seu orçamento mais rápido e impedir que seu anúncio seja apresentado em horários mais interessantes para o seu público-alvo. O Google Adwords disponibiliza relatórios com os quais você pode acompanhar os horários do dia em que suas campanhas têm melhor desempenho.

Assim, fica mais fácil para você escolher qual o melhor momento para seus anúncios serem apresentados. Não se esqueça de monitorar constantemente para se certificar de que os momentos que você determinou ainda continuam ideais. Caso não estejam, faça as alterações necessárias.

Acompanhar o tempo, ainda, pode ajudar você a ajustar seus lances de acordo com a melhor hora do dia. Você pode escolher aumentar o valor que está disposto a pagar em um horário de pico ou diminuí-lo quando o tráfego desacelerar, maximizando seu investimento.

2 – O Google te dá uma “mãozinha” para criar banners na rede display

O Adwords oferece duas opções de divulgação das suas campanhas: a rede de pesquisa e a rede display.Elas não são a mesma coisa e podem trazer resultados diferentes.

Para recapitular, ao escolher a rede de pesquisa seus anúncios serão apresentados apenas em texto: os famosos links patrocinados no topo e na barra direita que aparecem junto ao resultado de busca. Já com a rede display, você pode trabalhar imagem, vídeos e textos, e eles serão mostrados em sites, blogs ou no Gmail.

Muitas vezes, as pequenas empresas acabam optando pela rede de pesquisas porque não querem ou não podem investir em um design para ajudar a criar um banner ou vídeo.

Mas a boa notícia é que o Google Adwords tem uma ferramenta que ajuda você a criar um banner com rapidez a um custo baixo. Ela vai gerar a imagem com base nos seus anúncios de texto já existentes. É possível, ainda, customizar o seu banner para deixá-lo mais com a “cara” do seu site.

Para acessar, clique na aba Campanhas, em seguida em Anúncios, depois Anúncio gráfico e então Criar um anúncio.

3 – A posição do seu anúncio pode não afetar o CTR

Um termo bastante comum, quando o assunto é Google Adwords, é CTR (click-through rate), que em português seria a taxa de cliques que seu anúncio recebe.

Com isso em mente, responda: você já ficou preocupado ao ver que sua publicidade não está no topo da página, portanto, não terá um bom resultado de CTR, porque você imagina que os primeiros anúncios são os que mais recebem cliques e possuem melhor qualidade?

Então, temos uma boa notícia. Apesar dos anúncios no topo serem mais acessados, os cliques obtidos nas posições inferiores não são o que chamamos de “cliques por impulso”. Assim, geralmente, eles são mais qualificados, resultando em mais conversões.

Além disso, o Google coloca em negrito a palavra-chave que o usuário procurou, então, ele pode facilmente identificar quais publicidades possuem o termo buscado.

Sendo assim, mais importante que a posição é nunca deixar de incluir palavras-chave certas em seu anúncio, principalmente no título, para garantir uma boa CTR.

4 – Você não precisa usar todos os recursos do Adwords para ter sucesso

O Google disponibiliza inúmeras funções dentro do Adwords, como remarketing dinâmico, rede display, opções de extensão de anúncio, correspondência ampla, entre outras, que podem ajudar a potencializar qualquer campanha.

Mas a verdade é que você não precisa (nem deve) usar todas elas para conseguir os melhores resultados.

O ideal é ter um objetivo claro sobre o que você pretende conquistar com seus anúncios. Pode ser, por exemplo, gerar leads ou tornar sua marca conhecida para determinado público.

Sendo assim, analise quais opções dentro do Adwords vão ajudá-lo a conquistar seus objetivos de fato, e só invista seu esforço naquelas que fazem sentido para o seu negócio.

5 - Usar o relatório de termos de pesquisa vai ajudá-lo a economizar

Quando você está trabalhando com a rede de pesquisa, pode usar o relatório de termos para saber o desempenho dos seus anúncios quando eles forem acionados em uma busca.

Essa função fornece dados completos sobre os termos que mais trouxeram CTR para sua publicidade. A diferença entre um termo de pesquisa e uma palavra-chave é que o primeiro é a palavra exata ou um conjunto de palavras que o usuário utilizou para fazer sua busca. Já as famosas palavras-chave são palavras ou termos que você adicionou em um grupo de anúncios para segmentar seu público.

Com as informações em mãos, você pode adicionar os termos que trouxeram maior número de cliques para o seu anúncio às suas palavras-chave, pode ser para um anúncio específico ou para um grupo de anúncios.

Outra vantagem do relatório de termos de pesquisa é que, com ele, você pode identificar algum termo que está gerando grande taxa de rejeição ao seu anúncio e colocá-lo na lista de palavras negativas. Com isso você não desperdiça impressões e não paga por cliques irrelevantes. 

Para encontrar o relatório de termos de pesquisa, você deve clicar em Campanhas, em seguida em Palavras-chave e então selecionar a guia Termos de pesquisa.

6 – Usar inserção de palavra-chave pode aumentar a relevância dos seus anúncios

Ao usar esse recurso do Google Adwords, ele vai atualizar dinamicamente o texto do seu anúncio para incluira palavra-chave que o usuário pesquisou. Essa tática funciona da seguinte maneira:

Por exemplo, você está anunciando sua loja virtual de vinhos, então poderia colocar um código de inserção de palavra-chave no título do seu anúncio.

Ficaria assim:

Título: Compre {KeyWord: vinho}

Sendo assim, o Google Adwords vai substituir esse código {KeyWord: vinho} por uma das palavras-chave do seu grupo de anúncios, como vinho branco, vinho tinto, vinho rosé. Se o usuário pesquisar por “Garrafa de vinho tinto”, então o Adwords mostrará o seu anúncio com o título “Compre vinho tinto”.

Essa estratégia é ótima para quem tem uma loja virtual com diversos produtos e quer deixar seus anúncios mais relevantes e com alta taxa de cliques, pois ela destaca o produto exato que o usuário pesquisou. Analise e veja se faz sentido para o seu negócio.

7 – É possível usar o Google Hangouts para fazer vendas

Sabe aquelas propagandas que vemos na televisão, em que o apresentador mostra o item e convida o consumidor a ligar na mesma hora para comprar? Você pode adaptar essa tática ao seu e-commerce usando o Google Hangouts.

→ Leia também: Google Plus: você conhece suas funções mais interessantes?

A vantagem é que estar ao vivo com os consumidores passa mais segurança, já que eles podem interagir com você e tirar dúvidas em tempo real. Além disso, os participantes conseguem ter uma ideia melhor de como é o produto.

E como você faz para divulgar o seu Hangout além do site? Use o Google Adwords! O que você precisa saber é que não é possível criar Hangouts diretamente no Adwords, como funciona no Gmail, por exemplo.

Então, você precisa criar primeiro o Hangout e, quando ele estiver ativo, utilize sua URL para divulgar nos anúncios e trazer participantes. Você pode criar anúncios informando a data e o horário que será o seu bate-papo e depois alterá-los para chamar espectadores ainda durante o evento.

8 – Usar extensões de anúncios ajuda a aumentar a taxa de cliques

Mais uma funcionalidade do Google Adwords para ajudá-lo a obter o melhor resultado do seu investimento. As extensões de anúncio podem ajudá-lo a aumentar o seu alcance e as taxas de cliques.

O recurso é fácil de implantar e tem opções como:

Extensão de sitelink – permite adicionar mais links ao seu anúncio. Uma boa forma de chamar a atenção do usuário, já que você pode incluir opções de produtos ou serviços que oferece.

Um cliente que está buscando no Google determinado produto estará mais propenso a clicar em seu anúncio ao ver que você tem o link do que ele está procurando do que em outro link genérico.

Extensão de chamada – para quem tem o telefone como um forte meio de contato com o consumidor, esta é uma boa opção. Assim o seu número será apresentado com o seu anúncio.

Extensão social – essa opção vai vincular sua página no Google Plus aos seus anúncios no Adwords e mostrar a quantidade de seguidores que você possui na rede. Mas, para ativá-la, você precisa ter, no mínimo, 100 fãs na página.

Extensão de avaliação – Combina informações e comentários ao lado de seus anúncios e reflete a experiência geral que os consumidores tiveram com sua loja virtual. Para gerar essa avaliação, o Google busca comentários deixados no Google Shopping e em websites parceiros.

Faça o teste e veja qual opção está ajudando nas suas conversões. No site do AdWords, você encontra todas as extensões disponíveis.

9 - Não é possível criar uma campanha apenas para mobile

Embora você possa ter suas campanhas vinculadas em diferentes dispositivos, a má notícia é que não terá a opção de divulgá-las apenas para usuários de tablets e celulares.

Isso quer dizer que não há forma de evitar que seus anúncios sejam apresentados para os usuários de desktop e, se essa não for sua intenção, eles poderão clicar e consumir o seu orçamento à toa.

10 – Usar o Adwords não é tão fácil como parece

Muitas pessoas ainda acham que o Google Adwords se resume à escolha de palavras-chave e lances de anúncios. Mas não é tão simples assim.

Temos de dizer a verdade, o Adwords é complexo e tem ficado cada vez mais. Há diversos truques e funcionalidades sempre sendo implantados e, com isso, pode levar um bom tempo para você entender como tudo funciona e obter os resultados sonhados.

Por isso, é aconselhável contratar especialistas para ajudá-lo a criar e otimizar suas campanhas. O UOL HOST tem uma equipe certificada pelo Google para fazer isso por sua empresa. Saiba mais sobre essa parceria no vídeo abaixo:

É importante lembrar que para ter sucesso em suas campanhas não existe fórmula mágica. Só o tempo vai ajudá-lo a identificar quais estratégias e funcionalidades dão melhor resultado para o seu negócio.

Por isso, seja paciente, não desista e tenha os testes como seus melhores amigos.