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Publieditorial: aprenda o passo a passo para divulgar sua loja em blogs

Anuncie sua marca e seus produtos em blogs de grande audiência

Você só investe em anúncios comuns e tradicionais, como jornais, sites e revistas, e, quando muito, arrisca uma campanha no Facebook ou em links patrocinados? Que tal ampliar um pouco seu leque. Você já ouviu falar em publieditorial ou artigo patrocinado?

Trata-se de uma ação para divulgar sua marca, produtos ou promoções de sua loja em um blog.

São artigos patrocinados em forma de conteúdo editorial, ou seja, ele tem o mesmo formato de um post do blog, geralmente um artigo, ou mesmo uma imagem no texto, que é inserido como uma conversa natural com o leitor daquele blog, que, geralmente, já tem um laço de confiança com o blogueiro.

→ Leia também: Como criar um blog de sucesso

O publieditorial é uma ótima forma de fugir do modelo tradicional de banners publicitários e outros tipos de anúncio saturados. Quando feito corretamente, garante exposição para um público altamente segmentado, aumento da notoriedade da marca, do número de visitas, conversões e leads. Ufa!

Quer saber como produzir publieditoriais para divulgar sua loja? Confira os passos a seguir:

Passo 1: Trace o perfil do seu cliente

Você conhece o seu cliente? Sabe quais são seus blogs favoritos? O tipo de conteúdo que ele consome? Por quais assuntos ele se interessa? Conhecer o seu público-alvo é o primeiro e mais importante passo no planejamento estratégico de um publieditorial.

Analise suas métricas e trace o perfil do seu consumidor, com informações geográficas, interesses e blogs preferidos. Assim, você poderá encontrar o blogueiro ideal para o seu negócio alcançar uma boa parcela do seu público-alvo.

Passo 2: Defina um objetivo

É hora de definir o objetivo da sua ação e quanto você quer gastar. Você espera mais acessos para a sua loja? Prefira blogs com uma audiência mais ampla e menos segmentada. Tráfego qualificado e conversões são seus objetivos? Um blog bem direcionado pode ser uma opção melhor.

Para ilustrar, imaginemos que você tenha uma loja online de moda feminina. No primeiro caso, um blog com conteúdo feminino geral, como beleza, comportamento e relacionamentos, é uma boa escolha. Já no segundo objetivo, um blog que fale exclusivamente de moda feminina pode ser a escolha ideal.

Passo 3: Entre em contato com o blog

Depois de definir o objetivo, o público-alvo e o orçamento, entre em contato com os blogs desejados e solicite o mídia kit, ou seja, uma tabela de valores e espaços que podem servir para anúncios no blog.

Lembre-se que blogs maiores e mais acessados costumam ser mais caros e ter maiores restrições editoriais. Converse com o blogueiro ou assessor de comunicação e deixe bem claro quais são seus objetivos e o que você espera da publicação. Não deixe nada de fora!

→ Leia também: Como se relacionar com blogs que fazem a cabeça do consumidor

Passo 4: Respeite a legislação

Como regra geral, todas as publicações pagas precisam ser devidamente sinalizadas como tal. A “propaganda subliminar”, que confunde o consumidor e não se distingue das outras postagens do blog, é uma forma ilegítima e indevida de publicidade, condenada pelo Código Brasileiro de Publicidade.

Não precisa, necessariamente, sinalizar como um publi ou um anúncio, mas fazer referências que deixem claro isso para o consumidor, como citar que foi convidado pela marca a falar sobre o assunto. Criar tags para marcar esses posts também é uma alternativa bem usada.

https://imguol.com/bb/2015/10/08/publieditorial-aprenda-o-passo-a-passo-para-divulgar-sua-loja-em-blogsprint-1444332665292_526x467.png

Fique de olho e garanta que o blogueiro sinalize apropriadamente a publicidade.

Call-to-action

Mesmo que seja semelhante a um artigo editorial, o publieditorial ainda é um anúncio. Garanta que o blogueiro crie um senso de urgência e abuse das call-to-action, chamadas que incitam o usuário a realizar uma ação.

Um post patrocinado efetivo deve levar o leitor a realizar exatamente o que se pretende, como direcioná-lo a uma landing page, por exemplo.

Seguindo nosso passo a passo e dicas, você criará um publieditorial de sucesso e impulsionará suas vendas. Quer conhecer outras formas de divulgar suas ações? Acesse agora o Superguia Academia UOL HOST – Como planejar uma promoção de sucesso.