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Confira o que rolou no webinar Os 4Ps do e-Mail Marketing e veja algumas respostas inéditas!

Saiba como otimizar o uso dessa poderosa ferramenta

Uma das estratégias mais utilizadas por empresas de diferentes portes e segmentos, o e-mail marketing pode trazer excelentes resultados se for utilizado da maneira correta. E como otimizar essa ferramenta?

A resposta para essa pergunta você encontra no webinar Os 4Ps do e-Mail Marketing, apresentado por Rodrigo Almeida, diretor comercial da Dinamize. O especialista traz dicas para os empreendedores que estão em busca de melhorar suas vendas e aumentar a clientela com a ajuda do e-mail.

Durante a apresentação, o especialista mostra dados surpreendentes, como: 95% das pessoas se cadastram em uma newsletter para receber descontos e promoções. E 76% das pessoas esperam receber um e-mail de boas-vindas quando se cadastram para receber uma newsletter.

Rodrigo conta que para uma campanha ser efetiva ela precisa ter os 4Ps: proposta, pertinência, permissão e permanência. Quer saber mais sobre esses tópicos? Confira a gravação do webinar no vídeo abaixo:

Muitas pessoas participaram do webinar ao vivo, enviando suas perguntas. Como o tempo foi insuficiente para o Rodrigo responder a todas, selecionamos algumas questões para que o especialista respondesse exclusivamente aos leitores da Academia UOL HOST. Confira!

Qual é o número ideal de envios para não saturar o cliente?  

Não há um número fixo ideal. O que determina a frequência dos envios é a relevância do conteúdo. Mas uma dica que dou é começar com um envio por semana e olhar o relatório de descadastro (opt out). Aumenta para duas vezes, três etc. No momento em que o número de descadastros aumentar significativamente (acima de 15%, 20%), volte para a frequência anterior.

Com relação ao botão de “cadastre-se”, no rodapé, nós fazemos, mas o resultado é muito baixo. Nosso retorno de cadastros é o mesmo do boca a boca. Alguma dica em especial? No que estaríamos errando?              

Deve-se pedir o e-mail do cliente/prospect em todos os pontos de contato e deixar claro ao cliente que é uma relação de troca: você me dá seu e-mail e eu lhe dou, por exemplo, um conteúdo exclusivo por e-mail, descontos especiais, ofertas exclusivas.

E se o e-mail tiver bloqueio de imagens, tipo e-mails corporativos?

Por isso é que recomendo que se use mais texto sempre que possível. E, sempre, links baseados em texto, mesmo que exista uma versão do link baseada em imagens.

E-mail marketing deve ser curto ou podemos incluir informações e fotos, tornando-os maiores?

Depende do conteúdo. Um fã de uma marca não se importa se o e-mail for longo, porque ele será pertinente e relevante.

Qual é a métrica aceitável de abertura, entrega e clique para newsletter de conteúdo e cliques em banner?

Não sei sobre banner. Mas minha experiência de quase uma década com este mercado me mostra que uma taxa de abertura aceitável para B2C fica entre 10% e 25%. E para B2B, entre 15% e 35%. Abaixo disso, há espaço para melhorar. Acima, está ótimo. E, quanto mais de nicho for o negócio, maior é a tendência de taxas altas de abertura.

Qual é o melhor formato do e-mail marketing, tanto no que se diz respeito ao tamanho em si como em relação a html/imagem?

O tamanho está relacionado ao conteúdo. Mostrei peças horizontais e verticais enormes, mas cujas ideias as sustentavam. O importante é que, se possível, sejam bem apresentadas em smartphones. E, sempre que possível, utilizar texto puro em tudo o que puder.

Tenho um food truck e gostaria de saber qual é a melhor forma de fazer um e-mail marketing e conquistar um mailing list local.    

Que tal oferecer um desconto exclusivo ou promoção semanal apenas por e-mail? E, além de colocar um banner no seu food truck, fazer sempre o atendente falar sobre isso ao cliente e pedir o e-mail dele?

Tenho uma MEI. Como posso acessar todos esses recursos de e-mail marketing?

Contrate a ferramenta de e-mail do UOL HOST.  ;-)

Tenho o cadastro de uma loja virtual pronto, mas até agora não sei como fazer para divulgar a loja. Poderia me ajudar?

Qual é seu perfil de público? Onde ele está (sites, locais físicos). Ações com outras empresas com as quais seu público se relaciona são uma alternativa de captura de cadastro. Campanhas de cadastro (cadastre-se e concorra) divulgadas no seu site e em sites/portais que são acessados pelo seu perfil de público também. Ações de indique um amigo e concorra, idem. Esqueça o e-mail. Pense em marketing. E tenho certeza de que surgirão ideias.

Animado para começar suas campanhas de e-mail marketing? Conheça a ferramenta de e-mail do UOL HOST. Temos diferentes planos, de acordo com seu bolso e seus objetivos!