LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

O que é e como criar uma Buyer Persona para sua loja virtual

Esse processo irá ajudar a aumentar suas vendas

É bem verdade que estratégias de marketing digital, desde que bem planejadas, podem fazer toda a diferença e alavancar as vendas do seu negócio. Mas será que você está se comunicando com o público certo?

Para acertar na organização das campanhas e direcionar suas ações para as pessoas que realmente estão interessadas em sua empresa é necessário mais do que delinear um público-alvo. Afinal, as descrições de público-alvo são generalizadas e dão apenas uma ideia de qual é o grupo ao qual você se dirige.

⇒ Leia também: Saiba como conhecer melhor seu cliente e aumentar suas vendas

É possível ir além dessa definição, encontrando um perfil mais personalizado de cliente e que vai ajudá-lo a enxergar com mais clareza quem é esse cliente e como se comunicar com ele. O melhor caminho para fazer isso é criando uma Buyer Persona.

O que é uma Buyer Persona?

Buyer Persona é um personagem que representa seu cliente ideal. Extrapolando a descrição geral de público-alvo, uma persona tem características específicas, compondo um perfil detalhado e completo.

Embora seja um personagem, a persona não é totalmente fictícia: ela não é descrita de maneira aleatória, nem considerando apenas aquilo que você imagina ser o perfil do seu consumidor.

Para que seja eficiente nas estratégias, a Buyer Persona deve ser criada com base em pesquisas, cruzando informações de clientes e de potenciais compradores.

Como isso pode ajudar na sua loja virtual?

A Buyer Persona vai ajudar a aprimorar todas as suas estratégias de marketing e vendas, uma vez que, com ela, fica mais fácil entender exatamente o que terá efeito e trará resultados.

É uma boa forma de escolher quais as melhores mídias para anunciar suas promoções, como deve ser configurado o e-mail marketing, quais redes sociais são importantes, que tipos de ações chamam a atenção, qual conteúdo é interessante para ser publicado nos seus canais e que linguagem deve ser adotada.

Além disso, é possível melhorar o visual da empresa, descobrir em quais produtos vale a pena apostar, enxergar possibilidades de expansão e até estabelecer os preços de forma mais acertada.

Como criar uma Buyer Persona?

Não tem como “adivinhar” uma Buyer Persona: para criar um perfil realmente útil e adequado é preciso apoiar-se em dados reais. A criação de personas exige muita pesquisa e pede que muitas perguntas sejam feitas.

Ou seja, para criar uma Buyer Persona para a sua loja virtual você terá de entrevistar clientes e potenciais, compilando o maior número de informações possível.

Você pode começar observando os dados dos consumidores que já constam da sua base de cadastros, mas também precisa apostar em outros meios para traçar um personagem mais detalhado.

Formule as perguntas pertinentes aos seus objetivos e monte um questionário para começar a pesquisa. Uma boa forma de fazer essas perguntas chegar a quem te interessa é compartilhando o questionário nas redes sociais da marca ou por e-mail, disparando para suas bases de contato.

Para chegar ao perfil final, cruze as informações obtidas na pesquisa com os dados dos clientes. Vale acrescentar que um mesmo negócio pode ter mais de uma Buyer Persona – você pode perceber a necessidade de criar mais de um personagem analisando seus resultados.

Quais informações incluir na criação de uma persona?

As informações importantes para a Buyer Persona variam de acordo com o que é importante para cada tipo de negócio. Por exemplo, se você tem uma loja virtual de camisetas com referências pop é importante definir filmes e séries favoritos da sua persona.

Já se o seu negócio vende produtos naturais, saber em que dietas a persona está interessada é mais relevante.

Analisando seus clientes e as necessidades da sua empresa, é possível chegar ao que é realmente essencial para você. Pensando assim, procure fazer perguntas que contemplem pontos como:

  • Idade;

  • Gênero;

  • Estado civil, filhos, com quem vive;

  • Profissão e faixa salarial;

  • Onde mora;

  • Hábitos sociais: se tem muitos amigos, que tipos de lugares frequenta;

  • Comportamento na internet: que sites visita, que redes sociais usa, com que frequência está online;

  • Áreas de interesse;

  • Traços psicológicos.

Para trazer a persona ainda mais próxima de um comprador real, crie um nome e escolha uma imagem que combine com o perfil descrito. Quanto mais completo e verossímil for o personagem, mais fácil é pensar nele como um modelo para seus planejamentos!

Não perca tempo: comece suas pesquisas e encontre a Buyer Persona perfeita para a sua loja virtual!