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Retrospectiva 2015: 5 ações de marketing digital que merecem destaque

Relembre essas boas sacadas

A cada ano, as marcas mostram um domínio maior dos canais digitais e conseguem bolar ações de marketing que conquistam o público e causam grande impacto.

Criatividade e um bom planejamento podem fazer com que até o mais banal dos comunicados tenha grande repercussão e caia na graça de milhões de usuários conectados, promovendo a marca, atraindo novos clientes e mantendo o interesse do público.

Empresas grandes e pequenas têm a oportunidade de brilhar no universo digital – o segredo é caprichar no conteúdo, criar ações inovadoras, tratar de assuntos relevantes e aproveitar as chances que o próprio ambiente da internet proporciona.

Relembre algumas empresas que tiveram grandes sacadas e protagonizaram boas ações de marketing digital em 2015.

1. Halls admite erro e retoma fórmula antiga

Em 2015, a Halls reformulou um de seus produtos, o Halls Mini, lançando uma nova versão da bala com açúcar. A reação dos consumidores à nova fórmula não foi muito positiva, e a marca começou a receber reclamações e pedidos para que o produto antigo voltasse a ser vendido.

Diante das críticas, a marca decidiu atender aos pedidos e voltar à fórmula original da bala, e o comunicado foi feito ao público de forma bastante criativa. A Halls divulgou um vídeo bem-humorado em sua página no Facebook no qual um personagem que representa o gerente do SAC explica o acontecido e revela que o produto antigo voltará a ser vendido.

Com a ação, a marca mostrou-se transparente, admitiu um erro e voltou atrás de uma forma que conquistou o público: o vídeo tem mais de 4 milhões de visualizações e foi compartilhado por mais de 5 mil usuários.

2. Quem disse, Berenice? apoiando o empoderamento feminino

A Quem disse, Berenice? lançou, nos canais digitais da marca, uma campanha que buscava levar as consumidoras da marca às lojas. A campanha, que partia do ponto de que a vida das mulheres é cheia de “nãos”, apoia a liberdade feminina em vários aspectos e convida a uma visita a uma loja para a retirada de um brinde: um produto da marca, escolhido pela pessoa em um cadastro disponibilizado no hotsite da campanha. 

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No total, a marca ofereceu mais de 265 mil brindes que podiam ser retirados em lojas de vários estados do Brasil, mas a campanha impactou um número muito maior de pessoas: o vídeo de divulgação, postado na página da Quem disse, Berenice? no Facebook já contabilizou mais de 39 milhões de visualizações. Já no YouTube, o mesmo vídeo ultrapassou a marca dos 6 milhões de plays.

Além de levar seus produtos para pessoas novas e incentivar a visita às lojas, a marca recebeu muitas respostas positivas e elogios pelo conteúdo da campanha – o vídeo traz mulheres de várias idades e tipos de corpo e apoia o empoderamento feminino, tema que esteve bastante em voga durante o ano.

3. Bis contorna erro e aproveita as críticas para interagir com o público

A Bis pensou em uma maneira criativa de responder aos comentários negativos de um de seus posts na página da marca no Facebook.

A marca postou uma imagem para falar do Bis Xtra e os usuários da rede foram rápidos em notar alguns erros na montagem – a diferença entre as mãos do modelo e a desproporção no tamanho das figuras.

Em reação às críticas, a posição da marca não foi ignorar os comentários nem tirar a imagem do ar: as respostas adotaram um tom de brincadeira e vieram com várias novas montagens e variações da postagem original.

O resultado da interação foi uma visibilidade ainda maior para a marca, que conseguiu conquistar milhares de curtidas em cada uma das repostas. A repercussão foi tamanha que há quem acredite que os erros da primeira imagem foram propositais. Mas, proposital ou não, a ação mostrou-se uma boa tática para gerar engajamento e interação com o público.

4. Netflix estimula estudantes a trocar as séries pelos livros

Datas tradicionais, como Natal, Dia das Mães e Carnaval, não são as únicas que podem render ótimas ações de marketing digital para uma marca – e, para aproveitar outros acontecimentos relevantes, nem é preciso que o evento tenha uma ligação direta com a empresa.

A Netflix, plataforma de streaming de filmes e séries, aproveitou a proximidade do Enem para lançar uma ação bem interessante. Diferentemente da maior parte das campanhas, que tem como objetivo estimular o consumo da marca, a Netflix passava a mensagem de que os assinantes que fariam a prova deviam parar de assistir aos conteúdos da plataforma para estudar.

O vídeo foi divulgado na página da Netflix, no Facebook, dois dias antes do início das provas. Com mais de 2 milhões de visualizações e quase 50 mil compartilhamentos, a campanha recebeu elogios dos seguidores da empresa.

5. Reserva convida clientes para lançar nova coleção no Instagram

A marca de moda masculina Reserva apostou em uma campanha totalmente baseada no Instagram para lançar sua Coleção de Verão 2016. Intitulada “Que seja”, a campanha selecionou alguns usuários da rede para atuar como criadores do material de divulgação.

A proposta era dar o poder de produção a oito clientes da marca que tivessem o perfil considerado influente no Instagram.

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Cada um teria total liberdade para publicar imagens divulgando a coleção, usando a #quesejareserva. O resultado foi uma campanha cheia de fotos de estilos, olhares e conceitos diferentes, conforme a personalidade de cada um.

A ideia é uma boa forma de envolver e aproximar ainda mais o consumidor da marca, além de atingir o público-alvo e mostrar que a empresa valoriza sua opinião.

Inspire-se nesses cases e comece já a planejar as ações de marketing da sua empresa em 2016!