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Conheça 8 canais para investir no Marketing Digital de sua empresa

Confira diferentes maneiras de trabalhar a sua marca na internet

Dentro do marketing digital há uma gama bem ampla de canais que podem ser trabalhados por sua marca. A escolha certa vai depender de seus objetivos e orçamento. Abaixo, você conhece os oito principais caminhos. Confira:

• Banners

Banners são peças de anúncios visuais inseridos em um site e são, também, uma das mais populares formas de mídia paga.

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Esta é uma boa opção para divulgar ações promocionais e produtos específicos quando usada dentro do seu próprio site, além de também poder ser usada para promover sua marca em sites parceiros que já atingem o público que você deseja alcançar.

• Links patrocinados

Os links patrocinados são os resultados pagos que aparecem nas páginas de busca. Quando alguém digita uma palavra no Google, por exemplo, os resultados que são mostrados no topo e à direita em destaque são os pagos.

Resumidamente funciona assim: você escolhe as palavras-chave às quais quer vincular sua publicidade. Depois, cria os anúncios que serão exibidos. Cada vez que alguém faz uma busca e clica no anúncio, chegando até o seu site, um valor é descontado da verba da campanha.

⇒ Confira o infográfico: 5 motivos para você começar a anunciar no google AdWords

O processo de leilão é um pouco complexo, por isso, nem sempre o seu resultado vai aparecer quando a palavra-chave for digitada. Tudo vai depender dos valores que cada anunciante disponibiliza para os cliques. Por isso, é aconselhável contar com a ajuda de especialistas para realizar campanhas mais eficazes.

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• Publieditorial

Publieditorial é o post pago, ou seja, acontece quando a empresa paga para que sua marca apareça no post de um blog.

Os valores variam muito conforme cada blog. Antes de escolher, é preciso avaliar dados como o número de visitantes que o blog recebe e qual é o perfil desse público, além de conferir se o estilo de publieditorial do autor tem a ver com a forma pela qual você quer que a marca seja divulgada.

É comum que os leitores de um blog valorizem e levem em conta a opinião do blogueiro, fazendo desta uma boa estratégia para divulgar um novo produto ou ideia, tornar a empresa conhecida e humanizar a marca, uma vez que o público tende a estar mais receptivo ao discurso de alguém já “conhecido”.

As marcas que aparecem nos publieditoriais podem atingir um público que estará mais aberto a saber sobre ela, uma vez que quem fala é uma blogueira já reconhecida como autoridade no assunto por seus leitores.

• Blog

Usados como plataforma para tratar de assuntos específicos, ideias e estilos de vida, existem blogs especializados em segmentos determinados com grande alcance de audiência.

Para as empresas, este é um canal que ajuda a aproximar a marca do cliente. É um espaço para oferecer conteúdo relevante e aprofundado ao público, extrapolando a simples ideia de servir como anúncio.

O blog corporativo pode surgir sem investimento inicial: dentro do próprio site da empresa é possível instalar gratuitamente uma ferramenta de blogging, como o WordPress, e iniciar as postagens. A maior exigência do blog é a dedicação na criação de conteúdo de qualidade e uma boa frequência de alimentação da página.

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• Facebook

Criar uma página é a maneira mais profissional de posicionar sua marca no Facebook, e, para isso, basta ter um perfil cadastrado no site – ambas as atividades gratuitas.

As publicações podem incluir, junto ao texto, fotos ou vídeos, e os usuários podem interagir com elas comentando, curtindo ou compartilhando. O Facebook também oferece o Insights, uma ferramenta de acompanhamento que mostra o alcance dos seus posts e permite que a performance da página seja analisada.

Há, ainda, a possibilidade de impulsionar o alcance de publicações e da página por meio de alternativas pagas de implementação.

• Twitter

A rede permite uma comunicação rápida e a construção de um relacionamento próximo com o público de seguidores da marca. A criação de perfil é gratuita, e você fica conhecido na rede pelo nome de usuário escolhido.

Em razão do limite de caracteres, o conteúdo das publicações precisa ser conciso, podendo conter links e anexar imagens. Por meio do botão de retweet, os usuários podem compartilhar publicações ou interagir mandando mensagens, mencionando o nome de usuário.

• Instagram

Assim como no Facebook e no Twitter, criar um perfil no Instagram é gratuito. A produção do conteúdo é prioritariamente visual, complementando as publicações com textos e links nas legendas.

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Esta é uma ótima mídia para humanizar a sua marca. Além de veicular imagens de produtos e peças de divulgação de propagandas, um perfil corporativo no Instagram pode, ainda, republicar fotos dos clientes usando os produtos e publicar imagens do dia a dia do trabalho na empresa.

• E-mail marketing

Esta é uma estratégia básica de comunicação, uma vez que, ainda que seu público não esteja presente em uma mídia social, ele provavelmente tem um endereço de e-mail.

As mensagens podem incluir texto, imagens e links, e são altamente personalizáveis e adaptáveis para melhor atingir o público. Público este que, aliás, optou por receber as mensagens da empresa – a base de contatos do e-mail marketing é formada por endereços que se cadastraram nela, e a opção de cancelamento de assinatura está disponível a qualquer instante.

O e-mail marketing pode ser usado para a divulgação de ações promocionais, apresentação de novos produtos, canal de repasse de novidades e informações e compartilhamento de conteúdo relevante para o público.

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É uma mídia bastante acessível: existem ferramentas de disparo gratuitas, e mesmo as pagas não exigem um investimento elevado, como a do UOL HOST. Além disso, é disponibilizado um bom número de métricas para acompanhar a performance das mensagens, como taxa de abertura, de conversão, de cliques e de rejeição, por exemplo.

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