LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

Passo a passo para montar o planejamento de marketing digital de sua empresa

Aprenda a programar suas ações digitais

Assim como qualquer outra estratégia da empresa, as ações de marketing digital precisam passar por um bom planejamento para alcançar o sucesso.

Esse deve ser o primeiro passo para quem deseja começar a investir em ações, organizado antes de qualquer tomada de decisão. Além de esclarecer o que será necessário, o plano inicial funciona como um mapa a ser seguido no desenvolvimento das campanhas.

Veja quais são as etapas para montar esse plano:

Traçando metas e objetivos

O que você espera que o marketing digital faça por sua empresa? Esta é a primeira pergunta que deve ser feita. Afinal, não há como começar um planejamento sem definir o motivo da sua existência, e só é possível traçar soluções com base em problemas.

Estabeleça seus objetivos e enumere, de forma clara, as metas que deseja alcançar. Quanto mais clareza você tiver de onde pretende chegar, maiores serão as chances de conceber estratégias e escolher ferramentas que o ajudarão a chegar lá.

→ Baixe grátis a Planilha para Planejamento de Marketing do UOL HOST para te ajudar a organizar suas metas e ações.

 

Definindo o público-alvo

Com os objetivos acertados, é hora de definir quem é seu público. A escolha das mídias, do conteúdo e da maneira pela qual, em geral, você vai atingir o público só faz sentido e só funciona quando se sabe com quem se está falando.

Procure compreender qual é o perfil do seu cliente potencial e mapeie seus dados, interesses e comportamentos característicos.

O perfil de público vai ajudá-lo a segmentar as ações e a configurar melhor seu conteúdo para uma comunicação personalizada. Além disso, é fundamental na escolha da mídia. Por exemplo, enquanto as redes sociais têm melhor desempenho entre o público jovem, o e-mail marketing consegue cobrir bem até o público mais velho.

Em que mídia investir?

Com objetivos e público-alvo delimitados, você pode selecionar as mídias em que vai investir. É importante ressaltar que a estratégia deve, antes de qualquer coisa, estar alinhada às metas estabelecidas e precisa ser construída em uma plataforma que faça parte do comportamento do seu público.

Depois disso, analise o orçamento disponível para investir. Se ainda tem dúvidas quanto à qual mídia escolher e não quer correr riscos, prefira as que oferecem serviços gratuitos ou orçamentos flexíveis para testar o desempenho, como os links patrocinados e as redes sociais.

Lembre-se, também, que não é obrigatório estar presente em todos os canais disponíveis. É claro que quanto mais canais são trabalhados, maiores as chances de retorno e visibilidade. Entretanto, algumas opções podem não fazer sentido para o seu público ou seus objetivos.

Além disso, é mais válido concentrar os esforços em uma mídia só com publicações consistentes e de qualidade do que tentar lidar com vários canais e acabar não dando conta de usá-los como se deve.

Com esse planejamento em mãos, você já pode partir para a prática. Para saber como fazer suas campanhas, acesse: Superguia Academia UOL HOST Tudo sobre Marketing Digital para micro e pequenas empresas.