LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

Quanto custa investir em marketing digital?

O cálculo dos gastos precisa ser previamente planejado

Para muitas pequenas e médias empresas, o que mais pesa na hora de pensar em estratégias de marketing digital é o orçamento disponível para investir.

Ainda que o custo de estratégias digitais seja menor em comparação às do marketing tradicional, contratar serviços personalizados e especializados pode não sair tão barato quanto o esperado. É fundamental preparar-se e entender as prioridades da empresa para decidir como aplicar o orçamento disponível em ações que tragam bons resultados.

A seguir, você conseguirá compreender e estimar melhor o quanto separar para o orçamento das estratégias:

Quais serão os custos do projeto?

O primeiro passo na organização do orçamento é saber o que precisará ser custeado no desenrolar das campanhas. Afinal, distribuir o orçamento só é possível quando se mapeiam todos os pontos que requerem investimento. No geral, será preciso custear o seguinte:

• Profissionais e serviços

Pagamento para os contratados, para colocar as atividades em prática: agências, freelancers, salário do funcionário da empresa.

• Mídias e ferramentas

Várias formas de marketing e comunicação digital têm acesso gratuito, mas outras exigem investimento: links patrocinados, anúncios no Facebook, banners e ferramentas de disparo de e-mail, por exemplo.

⇒ Leia também: Conheça 8 canais para investir no Marketing Digital de sua empresa

• Infraestrutura

Gastos com computadores, instalação de softwares, câmeras, estações de trabalho; enfim, todo o equipamento necessário para desenvolver o planejamento dentro da empresa.

Quanto custa: mídias pagas

Para utilizar estratégias como links patrocinados e anúncios no Facebook é necessário desembolsar uma quantia. Os orçamentos são flexíveis e não há uma regra preestabelecida de quanto você deve pagar em cada caso.

As ferramentas permitem valores bastante acessíveis, mas, é claro, quanto mais for investido, maior será a visibilidade e o alcance da sua campanha.

 Para otimizar suas campanhas, conte com a equipe especializada do UOL HOST e certificada pelo Google.

Quanto custa: agência especializada

Contratar uma agência especializada em marketing digital exige um orçamento um pouco mais alto que outras opções, mas é uma garantia de produção completa e aporte profissional para atender às demandas.

Os preços cobrados por serviço variam muito. Tudo depende da região, das necessidades de cada cliente e, é claro, da própria agência. As formas de pagamento também variam conforme o serviço.

Quanto custa: profissional freelancer

O primeiro passo na contratação de um freelancer é acertar todos os detalhes do serviço: atividades, prazos e entregas. Na negociação, procure entender se o profissional pode atender todas as suas demandas ou não – é comum encontrar pessoas especializadas em funções específicas e, diferentemente das agências, o freelancer não terá o apoio de uma equipe completa.

Em comum com as agências, os preços dos freelancers também apresentam grande variação de faixas, dependendo do tempo, do profissional e do tipo de trabalho a ser desenvolvido.

Neste caso, as formas mais comuns de pagamento são por unidade ou por pacote – por exemplo, a produção de cinco posts para o blog ou o desenvolvimento de um layout para o site.

Interessado em descobrir média de valores? No capítulo 7 do Superguia Tudo sobre Marketing Digital para micro e pequenas empresas, você encontra tabela de valores e aprende a calcular os custos reais. Confira!