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Horário ideal para postar nas redes sociais: isso existe?

Saiba quando você deve publicar nas mídias sociais para conseguir os melhores resultados

Quem usa as redes sociais de forma comercial sabe que é muito importante criar estratégias para que suas publicações alcancem o maior número de pessoas e, consequentemente, possam atrair mais compradores para o seu negócio.

E um dos elementos que impactam diretamente no volume de pessoas que estão visualizando seus posts é o horário em que você publica.

Vez ou outra circulam pela rede textos com títulos como “O melhor horário para postar nas redes sociais”, mas será que isso realmente existe? Será que há um “horário nobre” que vale para todas as fanpages e o que você posta nesse período realmente consegue obter melhores resultados?

Algumas pesquisas garantem que, de forma geral, os usuários do Facebook, por exemplo, estão mais ativos entre 13 e 17 horas. Mas nem todo mundo que usa a rede de Mark Zuckerberg é seu cliente em potencial, certo?

Será que o público de uma empresa de moda juvenil tem os mesmos hábitos de acesso às redes sociais do que as pessoas que curtiram a fanpage “eu amo ser enfermeiro”? Provavelmente, não.

Essas projeções até podem ajudá-lo a programar o conteúdo das redes sociais, mas o fato é que cada público tem seus próprios hábitos e comportamentos, e o que funciona para um perfil pode não ser o ideal para outro.

A seguir, vamos te dar dicas para que você encontre os dias e horários mais apropriados para suas publicações, de acordo com o seu próprio público, e consiga um melhor desempenho! Veja só.

>> Leia também O que você deve e não deve fazer para suas redes sociais alcançarem o sucesso

Defina a melhor frequência

Para começar, é importante que você saiba quantos posts vai publicar por dia e qual é a frequência padrão de publicações.

Se o seu negócio é um portal de notícias, certamente, você terá muitos conteúdos para divulgar todos os dias. Se tem uma loja de sapatos, talvez não mais do que uma ou duas publicações para fazer.

Aqui não existe certo e errado. O ideal é que você encontre um número de publicações que não seja nem de mais e nem de menos para o seu público e evite ficar mais de um dia sem fazer um post.

A melhor estratégia, aqui, é produzir o conteúdo com certa antecedência e programar as publicações. Com um bom planejamento, nunca vai faltar material para publicar nas suas redes sociais.

Estude as estatísticas

As redes sociais que têm suporte para empresas e anunciantes costumam oferecer alguns dados que são preciosos para criar suas estratégias, entre eles os horários em que os seus seguidores (e não todos os usuários) estão mais ativos e engajados com a página.

No Facebook, por exemplo, você pode ter acesso à essa informação consultando sua fanpage, clicando na aba “Informações” e depois no menu “Publicações”. Lá, você encontra um gráfico com os picos de dias e horários de acesso. Sabendo disso, você pode programar suas publicações mais importantes para esses momentos!

Saiba que cada rede é uma rede

Muitas vezes, o público que te segue no YouTube não é o mesmo que te acompanha no Instagram e nem o que vê suas atualizações no LinkedIn, mesmo que o conteúdo seja o mesmo.

Por conta disso, o ideal é fazer esse estudo de perfil de público e de horário em todas as redes das quais você participa e se programar para publicar nos melhores momentos de cada rede.

>> Veja também Como escolher as redes sociais certas para o seu negócio

Não deixe de testar e analisar

Pode ser que em seu estudo sobre o comportamento do usuário você detecte que existem três ótimos horários para postar, mas só tenha se programado para publicar um conteúdo por dia.

Nesse caso, pode ser interessante alternar os horários de publicação e acompanhar os resultados para perceber se, realmente, todos os picos oferecem o mesmo desempenho.

Continue focado no conteúdo

Apenas publicar em um horário em que seus seguidores estão ativos não é garantia de sucesso de engajamento e vendas.

Um bom resultado está, sim, relacionado ao momento em que sua marca aparece para o consumidor, mas depende, ainda mais, da qualidade de conteúdo que você está oferecendo.

Por isso nunca deixe de investir em posts que agradam, divertem e levam informação aos seus seguidores. Unindo qualidade com estratégia, suas redes sociais, com certeza, serão sucesso!